Olá, queridos pais e colegas professores! Sejam muito bem-vindos ao meu cantinho virtual, onde compartilho dicas e ideias para tornar a jornada educacional das nossas crianças ainda mais empolgante e significativa. Estou sempre buscando maneiras criativas de envolver os pequenos nas atividades de aprendizagem, e hoje gostaria de falar sobre uma prática muito interessante e benéfica: o uso de dinheiro fictício na sala de aula.
I. Benefícios do Uso de Dinheiro Fictício (o “dinheirinho”) na Sala de Aula
Muitas vezes, os conceitos financeiros podem parecer abstratos demais para crianças pequenas, mas o uso de dinheiro fictício, também conhecido como “dinheirinho”, pode tornar essas noções mais tangíveis e acessíveis. Vamos dar uma olhada nos benefícios que essa prática pode trazer para o desenvolvimento dos nossos alunos:
Desenvolvimento de habilidades financeiras básicas:
- Identificação de moedas e notas: Ao manipular dinheiro fictício, as crianças podem aprender a reconhecer diferentes valores monetários e a contar quantias.
- Conceitos de poupança e gastos: Através de atividades práticas, como simulações de compras e vendas, os pequenos podem entender a importância de economizar e tomar decisões financeiras conscientes.
Estímulo ao pensamento crítico e à tomada de decisão:
- Simulações de orçamento: Ao participar de atividades de planejamento financeiro, as crianças são desafiadas a fazer escolhas e priorizar gastos, desenvolvendo habilidades de tomada de decisão.
- Planejamento financeiro para projetos escolares: Ao envolver os alunos em projetos que exigem a gestão de recursos financeiros, eles aprendem a definir metas, elaborar planos e acompanhar o progresso.
Promoção da colaboração e do trabalho em equipe:
- Atividades de compra e venda em grupos: Ao participar de jogos e simulações de mercado em equipe, as crianças aprendem a negociar, compartilhar e trabalhar em conjunto para alcançar objetivos comuns.
O BNCC e os modelos de dinheiro
Habilidade da BNCC
(EF03MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca;
Objetivos específicos: colocar em prática, compreender o uso das cédulas e moedas no sistema monetário brasileiro.
Objetivos gerais;
- Representar por meio da escrita os valores do sistema monetário;
- Conhecer o sistema monetário;
- Representar e escrever quantias em reais;
- Comparar preços;
- Desenvolver cálculo mental e uso da calculadora, envolvendo real e centavos;
- Resolver situações problema usando o real;
- Reconhecer e utilizar o sistema monetário vigente no país;
- Utilizar o dinheiro para fazer trocas, comparar valores e resolver problemas.
- Desenvolver a linguagem oral;
- Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
II. Modelo de dinheiro para imprimir
Para salvar a imagem, é só clicar no modelo que você deseja, depois clicar com o botão direito e “Salvar como…”