Plano de Aula sobre Cores Primárias para Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

Introdução

Hoje gostaria de compartilhar com vocês um plano de aula super dinâmico e divertido que desenvolvi para ensinar as cores primárias às nossas crianças da educação infantil. Sabemos o quanto é importante introduzir conceitos como esses de forma lúdica e envolvente, e é exatamente isso que esse plano proporciona. Nossa aula tem duas atividades práticas, onde as crianças vão poder colocar a mão na massa (ou melhor, na tinta!) para entender na prática como funcionam as cores primárias.

Enfim, vamos ao plano e não esquece: se gostou, comenta!

Objetivos

Objetivo Principal:

  • Introduzir e explorar os conceitos de cores primárias (vermelho, azul e amarelo) para crianças, permitindo-lhes compreender a base das cores e sua importância na arte e na vida cotidiana.

Objetivos Secundários:

  • Estimular a criatividade das crianças através de atividades práticas relacionadas à mistura de cores.
  • Desenvolver habilidades de observação e discriminação visual, ajudando as crianças a reconhecerem as cores primárias em seu ambiente.
  • Promover a colaboração e a interação entre as crianças durante as atividades em grupo.
  • Incentivar a expressão artística das crianças, permitindo-lhes explorar as cores de forma livre e criativa.

Introdução

Duração Estimada: 10 – 15 minutos

  • Iniciar a aula com uma conversa sobre cores, perguntando às crianças quais cores elas conhecem e quais são suas favoritas.
  • Introduzir as cores primárias, explicando que são cores especiais que não podem ser criadas pela mistura de outras cores.
  • Mostrar exemplos visuais das cores primárias (vermelho, azul e amarelo) através de cartões ou objetos coloridos.

Desenvolvimento

Revisão dos Conhecimentos Anteriores

Duração Estimada: 5 – 10 minutos

  • Revisar rapidamente as cores que foram discutidas na aula anterior, incentivando as crianças a identificá-las em objetos ao redor da sala de aula.

Apresentação da Teoria

Duração Estimada: 10 – 15 minutos

  • Explicar o conceito de cores primárias, destacando que são cores puras que não podem ser obtidas pela mistura de outras cores.
  • Mostrar exemplos de objetos ou imagens que contenham as cores primárias para reforçar o aprendizado visual.
  • Realizar atividades simples de classificação de cores, pedindo às crianças para separarem objetos por cor primária.

Atividades Práticas

Duração Estimada: 20 – 25 minutos

Atividade 1: Mistura de Cores

  • Distribuir tintas nas cores primárias (vermelho, azul e amarelo) para cada criança ou grupo.
  • Instruir as crianças a experimentarem a mistura das cores primárias para criar novas cores.
  • Observar e discutir os resultados da mistura, destacando como as cores primárias são essenciais para criar todas as outras cores.

Atividade 2: Arte com Cores Primárias

  • Fornecer papel branco e materiais de arte (pincéis, lápis de cor, giz de cera) para as crianças.
  • Encorajar as crianças a criarem uma obra de arte usando apenas as cores primárias.
  • Permitir que as crianças expressem sua criatividade e experimentem diferentes técnicas de pintura e desenho.

Retorno

Verificação do Aprendizado

Duração Estimada: 5 – 10 minutos

  • Reunir as crianças em círculo e revisar o que aprenderam sobre as cores primárias.
  • Fazer perguntas como “Quais são as cores primárias?” e “O que acontece quando misturamos as cores primárias?” para avaliar o entendimento das crianças.

Feedback dos Alunos

Duração Estimada: 5 minutos

  • Dar oportunidade para as crianças compartilharem suas experiências e sentimentos sobre as atividades realizadas.
  • Encorajar as crianças a expressarem o que mais gostaram e se tiveram alguma dificuldade durante a aula.

Conclusão

Duração Estimada: 5 – 10 minutos

  • Recapitular os conceitos aprendidos sobre as cores primárias, enfatizando sua importância na arte e na vida cotidiana.
  • Elogiar o esforço e a criatividade das crianças durante as atividades.
  • Destacar que as cores primárias são a base de todas as outras cores e incentivá-las a continuar explorando e criando com cores.
Avalie esse post

Deixe um comentário