Plano de Aula: Coordenação Motora para Educação Infantil BNCC

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

1. Objetivos

– Proporcionar o desenvolvimento da coordenação motora das crianças, visando melhorar suas habilidades motoras finas e grossas.
– Estimular o equilíbrio, a agilidade e a precisão dos movimentos das crianças por meio de atividades lúdicas e divertidas.
– Promover a interação social e a colaboração entre as crianças durante as atividades, incentivando o trabalho em equipe e a comunicação.
– Estimular a habilidade EI02CG02 que consiste em: Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.

2. Introdução

– Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre a importância da coordenação motora para o desenvolvimento das crianças. Explique como a coordenação motora está presente em atividades cotidianas, como escrever, desenhar, brincar e se vestir.
– Apresente o objetivo da aula, destacando que as atividades serão focadas em estimular diferentes aspectos da coordenação motora das crianças, de forma divertida e educativa.

3. Desenvolvimento

Atividade 1: Circuito de obstáculos
– Monte um circuito com obstáculos simples, como cones, arcos, cadeiras e almofadas, que as crianças devem atravessar pulando, correndo, rastejando, etc. Essa atividade visa estimular a coordenação motora grossa das crianças, trabalhando equilíbrio e agilidade.
Atividade 2: Pintura com os pés e mãos
– Proporcione tintas atóxicas e papel craft para que as crianças possam explorar sua coordenação motora fina pintando com os pés e mãos. Essa atividade ajuda a melhorar a precisão dos movimentos das crianças.
Atividade 3: Jogo da memória motor
– Crie um jogo da memória com pares de cartas que tenham imagens de movimentos corporais, como pular, girar, imitar animais, etc. As crianças devem encontrar os pares e imitar os movimentos correspondentes, estimulando a memória e a coordenação motora.

4. Retorno

Verificação do aprendizado:
– Peça para as crianças compartilharem o que mais gostaram nas atividades e como se sentiram ao realizá-las. Destaque a importância da prática de exercícios para o fortalecimento da coordenação motora.
Feedback dos alunos:
– Abra um espaço para que as crianças expressem suas opiniões, dúvidas ou sugestões sobre a aula, incentivando a participação de todos.

5. Tarefa de Casa

– Sugira uma atividade simples para ser realizada em casa, como desenhar, recortar ou brincar de equilibrar objetos, de forma a continuar estimulando a coordenação motora das crianças no ambiente familiar.

6. Conclusão

– Faça um breve resumo das atividades realizadas e dos objetivos alcançados durante a aula, enfatizando a importância da coordenação motora para o desenvolvimento global das crianças.
– Destaque a relevância de praticar atividades físicas e lúdicas regularmente para melhorar a coordenação motora e promover um estilo de vida saudável desde a infância.

Avalie esse post

Deixe um comentário