1. Objetivos
Estimativa de tempo: 10-15 minutos
1.1 Objetivos principais:
– Introduzir o Dia do Livro e a importância da leitura para as crianças.
– Estimular o interesse das crianças pela leitura e pelos livros.
– Explorar diferentes tipos de livros e histórias.
– Desenvolver a criatividade e imaginação das crianças através de atividades relacionadas aos livros.
1.2 Objetivos secundários:
– Incentivar a expressão verbal e artística das crianças.
– Promover a interação e colaboração entre os alunos.
– Valorizar a diversidade de histórias e personagens presentes nos livros.
– Reforçar a importância da leitura como fonte de aprendizado e entretenimento.
2. Introdução
Estimativa de tempo: 15-20 minutos
Para iniciar a aula, o professor apresentará o Dia do Livro e explicará brevemente sua importância, principalmente dos livros infantis. Serão mostrados diferentes livros e capas, incentivando as crianças a compartilharem suas experiências com a leitura. Serão feitas perguntas como: “Qual é o seu livro favorito?” e “Por que você gosta desse livro?”.
Serão contadas duas histórias curtas para introduzir o tema. Em seguida, as crianças serão convidadas a falar sobre como se sentiram ao ouvir as histórias e o que mais gostaram nelas.
3. Desenvolvimento
Estimativa de tempo: 50-60 minutos
3.1 Atividades práticas:
– Leitura em grupo de um livro infantil escolhido previamente.
– Discussão sobre a história lida, incentivando as crianças a compartilharem suas opiniões e pensamentos.
– Atividade de pintura de um personagem do livro lido. Cada criança deve escolher o seu.
– Dramatização de uma cena da história, com cada criança representando um personagem.
3.2 Atividades lúdicas:
– Caça ao tesouro com pistas que levam a diferentes livros escondidos na sala.
– Jogo da memória com cartas temáticas de livros conhecidos.
– Montagem de um mural com desenhos das crianças sobre seus livros favoritos.
4. Retorno
Estimativa de tempo: 15-20 minutos
4.1 Verificação do aprendizado:
Após as atividades, cada criança terá a oportunidade de compartilhar o que mais gostou do Dia do Livro e contar o que aprendeu. Serão feitas perguntas simples sobre a história lida e as atividades realizadas.
4.2 Feedback dos alunos:
As crianças serão encorajadas a falar sobre o que mais gostaram e o que gostariam de fazer em futuras aulas sobre livros. Serão incentivadas a dar sugestões de novas histórias para lerem juntos.
5. Encerramento
Estimativa de tempo: 10-15 minutos
Para encerrar a aula, o professor recapitulará os pontos principais abordados e a importância da leitura e dos livros na vida das crianças. As crianças serão convidadas a expressar o que aprenderam e a compartilhar suas experiências preferidas do Dia do Livro.
Será sugerido que as crianças continuem lendo em casa e explorem novas histórias e personagens. O professor poderá recomendar livros infantis populares e atividades relacionadas à leitura para os pais.
—
Com esse plano de aula, pretende-se estimular o gosto pela leitura desde a infância, promovendo a interação entre as crianças e o mundo dos livros. Espera-se que as atividades propostas despertem a criatividade, imaginação e expressão das crianças, contribuindo para seu desenvolvimento cognitivo e emocional e para o amor à leitura!