Plano de aula: O Patinho Colorido para o Maternal BNCC
Objetivos
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos
Objetivos Principais:
– Introduzir as cores de maneira lúdica e interativa para os alunos.
– Desenvolver a percepção visual e a coordenação motora dos alunos.
– Estimular a criatividade e a expressão artística por meio da pintura.
Objetivos Secundários:
– Promover a integração e a socialização entre os alunos.
– Incentivar a autonomia e a independência na realização das atividades.
– Estimular o interesse pelas artes visuais e pela expressão individual.
Introdução
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos
Nesta aula, vamos explorar as cores de uma maneira divertida com a história do “Patinho Colorido”. Vamos falar sobre as cores e como cada uma delas pode tornar nossas vidas mais alegres e vibrantes. Antes de começar a história, vamos rever juntos as cores que já conhecemos e descobrir novas cores interessantes.
Desenvolvimento
Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos
Revisão das Cores
Vamos começar revisando as cores que já aprendemos anteriormente. Utilizando cartazes coloridos, vamos relembrar o nome de cada cor e praticar identificando-as.
Contação da História
Agora, vamos ouvir a história do “Patinho Colorido”. Durante a leitura, vamos prestar atenção nas cores que aparecem na história e como elas podem nos fazer sentir.
Atividade de Pintura
Após a contação da história, cada aluno receberá uma folha em branco e tintas coloridas. Eles serão encorajados a pintar um patinho colorido da forma que desejarem, explorando sua criatividade e expressão individual.
Retorno
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos
Verificação da Aprendizagem
Ao final da atividade de pintura, vamos reunir todos os trabalhos dos alunos e compartilhar em grupo. Cada aluno terá a oportunidade de falar sobre as cores que escolheu e por que o seu patinho ficou daquela maneira.
Feedback dos Alunos
Para encerrar a aula, vamos perguntar aos alunos o que eles mais gostaram na atividade de pintura e se aprenderam algo novo sobre as cores. Eles também poderão compartilhar sugestões para futuras atividades relacionadas às cores e à arte.
Tarefa de Casa
Estimativa de tempo: 5 minutos
Como tarefa de casa, os alunos serão incentivados a observar as cores ao seu redor e tentar identificar diferentes tons em objetos comuns. Eles podem fazer um desenho ou uma lista das cores que encontrarem.
Conclusão
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos
Para encerrar a aula, vamos relembrar as cores da história do “Patinho Colorido” e como elas foram importantes para a jornada do patinho. Vamos destacar a importância das cores em nosso mundo e como elas podem influenciar nossas emoções e percepções.
Ao final, os alunos serão incentivados a continuar explorando as cores e a arte em seu dia a dia, trazendo mais criatividade e alegria para suas vidas.