Plano de Aula: para Trabalhar as Palavras Mágicas Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

1. Objetivos

1.1. Objetivos principais:

– Proporcionar às crianças uma introdução clara e lúdica às palavras mágicas: “por favor”, “obrigado”, “com licença” e “desculpe”.
– Incentivar o uso dessas palavras no dia a dia das crianças, promovendo a gentileza, o respeito e a empatia.
– Desenvolver a habilidade de comunicação oral das crianças, ao praticar a utilização das palavras mágicas em diferentes situações.
– Reforçar a importância do bom comportamento e da cortesia nas interações sociais.

1.2. Objetivos secundários:

– Estimular a criatividade das crianças na criação de situações onde as palavras mágicas podem ser utilizadas.
– Promover a colaboração entre as crianças, incentivando-as a incentivarem umas às outras no uso das palavras mágicas.
– Desenvolver a consciência das crianças sobre a importância da empatia e do respeito mútuo.
– Incentivar as crianças a internalizarem os conceitos de gratidão e cordialidade desde cedo.

2. Introdução

Para iniciar a aula, vamos começar com uma roda de conversa sobre o que são palavras mágicas e por que elas são tão importantes em nosso dia a dia. Vamos relembrar juntos algumas situações em que podemos usar as palavras “por favor”, “obrigado”, “com licença” e “desculpe”.

Vamos também falar sobre como essas palavras ajudam a tornar nossas interações mais agradáveis, respeitosas e harmoniosas.

Para deixar a introdução mais dinâmica, vamos contar uma historinha sobre um personagem que descobre o poder das palavras mágicas e como elas transformam sua vida.

3. Desenvolvimento

3.1. Atividades

Dramatização das palavras mágicas: As crianças serão divididas em grupos e terão que criar pequenas dramatizações utilizando as palavras mágicas em diferentes contextos. Cada grupo apresentará sua dramatização para a turma.

Jogo das palavras mágicas: Será preparado um jogo de memória com cartas contendo as palavras “por favor”, “obrigado”, “com licença” e “desculpe”. As crianças, em duplas, terão que encontrar as cartas correspondentes e falar em que situação utilizariam aquela palavra.

4. Retorno

4.1. Verificação do aprendizado

Após as atividades, vamos reunir as crianças para uma conversa sobre o que aprenderam com as palavras mágicas durante a aula. Vamos fazer perguntas como: “Em que momentos vocês se sentiram bem ao usar as palavras mágicas?” e “Como vocês acham que as palavras mágicas podem tornar o dia a dia mais leve e feliz?”.

4.2. Feedback das crianças

As crianças serão convidadas a compartilhar o que mais gostaram na aula de hoje e se têm alguma sugestão de outras situações em que poderiam utilizar as palavras mágicas.

5. Tarefa de casa

Como tarefa de casa, as crianças deverão criar uma pequena história em quadrinhos onde os personagens utilizam as palavras mágicas em diferentes situações do cotidiano. Eles poderão colorir e decorar as histórias para compartilhar com a turma na próxima aula.

6. Conclusão

Para encerrar a aula, vamos relembrar juntos a importância das palavras mágicas e o quanto elas podem fazer a diferença em nossas vidas e nas relações com os outros. Vamos enfatizar a gentileza, a gratidão e o respeito como valores essenciais que esperamos que as crianças levem consigo para sempre.

Vamos incentivar as crianças a praticarem diariamente o uso das palavras mágicas e a perceberem a diferença positiva que isso pode fazer em seu convívio com familiares, amigos e colegas.

Ao final, vamos agradecer a participação de todos e reforçar o quanto é importante sermos amáveis e educados em todas as situações do nosso dia a dia.

Compartilhe com a gente como foi essa aula para você. Divirta-se e fortaleça os nossos valores mágicos! 🌟

Avalie esse post

1 comentário em “Plano de Aula: para Trabalhar as Palavras Mágicas Educação Infantil”

Deixe um comentário