Plano de Aula: Vogais Maternal 2 Como Elaborar e Aplicar o Plano

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Plano de Aula: Vogais Maternal 2

Objetivos

Objetivos principais:
– Proporcionar o reconhecimento e identificação das vogais (A, E, I, O, U) de forma lúdica e interativa.
– Estimular a pronúncia correta das vogais através de atividades práticas.
– Despertar o interesse das crianças para o aprendizado das vogais de maneira divertida.

Objetivos secundários:
– Promover a interação entre os alunos, incentivando a colaboração e o trabalho em equipe.
– Desenvolver habilidades motoras através de atividades práticas de recorte e colagem.
– Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.

Introdução

Para iniciar a aula, iremos relembrar as vogais por meio de músicas e vídeos educativos, de forma dinâmica e envolvente para as crianças. Além disso, faremos uso de cartazes e materiais visuais para garantir a fixação das vogais na memória dos alunos.

Desenvolvimento

Revisão dos conhecimentos anteriores

  • Revisar as vogais aprendidas anteriormente, através de jogos de memória e atividades de associação.

Apresentação da teoria

  • Apresentar de forma visual e auditiva as novas vogais a serem trabalhadas na aula.
  • Realizar exercícios de ditado e identificação das vogais no ambiente ao redor.

Atividades práticas

  • Atividade 1: Recorte e colagem das vogais
    • As crianças irão recortar e colar imagens de objetos que começam com cada vogal.
  • Atividade 2: Caça às vogais
    • Esconder cartões com vogais pela sala e incentivar os alunos a encontrar e identificar cada uma.

Retorno

Verificação do aprendizado

  • Realizar uma brincadeira de adivinhação, onde as crianças deverão identificar a vogal referente a objetos ou animais apresentados.

Feedback dos alunos

  • Permitir que os alunos expressem o que mais gostaram na aula e se sentiram dificuldades em algum momento, incentivando a comunicação e a participação.

Tarefa de casa

  • Propor aos alunos uma atividade de colorir desenhos de objetos relacionados às vogais, para estimular a associação visual.

Conclusão

  • Fazer uma revisão rápida das vogais aprendidas na aula e encorajar os alunos a praticarem em casa.
  • Ressaltar a importância da identificação das vogais para o processo de alfabetização e comunicação.
  • Incentivar os alunos a continuar explorando o universo das vogais no dia a dia.

    Dessa forma, pretendemos promover um ambiente de aprendizado interativo e divertido, incentivando o interesse das crianças pelas vogais e fortalecendo suas habilidades de leitura e escrita.

Avalie esse post

Deixe um comentário