Plano de Aula sobre Diversidade Racial na Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

1. Objetivos

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

1.1. Objetivos principais:
– Promover o respeito e a valorização da diversidade racial na sociedade desde a infância, por meio da sensibilização e da conscientização das crianças.
– Desenvolver a empatia e a tolerância nos alunos, estimulando a convivência harmoniosa e o respeito às diferenças entre as pessoas.
– Incentivar a reflexão sobre estereótipos raciais e a desconstrução de preconceitos por meio de atividades lúdicas e educativas.

1.2. Objetivos secundários:
– Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos na criação de materiais sobre diversidade racial, como desenhos ou colagens.
– Promover a integração entre as crianças de diferentes etnias, incentivando a cooperação e a amizade.
– Fomentar a autoaceitação e o orgulho da própria identidade racial, bem como o respeito pela identidade dos demais colegas.

2. Introdução

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

– O professor iniciará a aula fazendo uma roda de conversa para relembrar o que os alunos já aprenderam sobre o respeito às diferenças e a importância de tratar a todos com igualdade.
– Em seguida, o professor apresentará o tema da diversidade racial, explicando de forma simples e clara o que significa e por que é importante respeitar as diferentes raças e culturas.
– Serão contadas histórias e mostradas imagens que representem a diversidade racial, de forma a estimular a curiosidade e a empatia das crianças.

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos

3.1. Atividades práticas
– Atividade 1: Pintura das mãos
– Cada criança terá a oportunidade de pintar as próprias mãos com tintas de diferentes cores e deixar a marca em um papel. Em seguida, serão incentivadas a observar e comparar as diferenças entre as marcas, destacando a diversidade e a beleza de cada uma.
– Atividade 2: Contação de histórias
– O professor apresentará histórias que abordam a diversidade racial, com personagens de diferentes etnias e culturas. Após a contação, as crianças serão convidadas a expressar o que aprenderam e como se sentiram com as narrativas.

4. Retorno

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

4.1. Verificação do aprendizado
– O professor fará perguntas às crianças sobre o que aprenderam durante a aula e como se sentiram ao participar das atividades práticas. Será aberto um espaço para que expressem seus sentimentos e ideias sobre a diversidade racial.
– Serão encorajados a compartilhar o que acharam mais interessante na aula e como pretendem respeitar e valorizar a diversidade em seu dia a dia.

4.2. Feedback dos alunos
– Os alunos serão convidados a expressar o que mais gostaram na aula e se têm alguma sugestão para atividades futuras sobre o tema. Suas opiniões serão valorizadas e consideradas para o planejamento das próximas aulas.

5. Tarefa de casa

Estimativa de tempo: 5 minutos

– Como tarefa de casa, as crianças serão incentivadas a desenhar ou criar um cartaz que represente a diversidade racial, destacando a importância do respeito e da igualdade entre as pessoas. Podem usar diferentes materiais e cores para expressar sua criatividade.

6. Conclusão

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

– O professor fará um resumo dos principais pontos discutidos durante a aula, reforçando a importância do respeito à diversidade racial e a valorização de cada indivíduo em sua singularidade.
– Será ressaltada a ideia de que a diversidade enriquece a sociedade e que todos devem ser tratados com igualdade e respeito, independentemente de sua origem ou cor de pele.
– Por fim, será destacado que cada criança tem o poder de promover uma sociedade mais justa e inclusiva, respeitando e valorizando a diversidade racial em seu convívio diário.

7. Material de Apoio

Avalie esse post

Deixe um comentário