Plano de Aula: Alfabetização 1 Ano BNCC

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Objetivos

Objetivos principais:

  • Introduzir de forma eficaz o processo de alfabetização, concentrando-se no reconhecimento das letras, associação de sons e formação de sílabas. (Habilidade 1)
  • Desenvolver o interesse e a curiosidade das crianças em relação à leitura e escrita, estimulando sua imaginação e criatividade. (Habilidade 4)
  • Iniciar o desenvolvimento da consciência fonológica, fundamental para o aprendizado da leitura e escrita. (Habilidades 2, 5)

Objetivos secundários:

  • Fomentar a interação e colaboração entre os alunos, incentivando a troca de experiências e o trabalho em equipe. (Habilidade 6)
  • Estimular a expressão oral e a comunicação, por meio de atividades que encorajem os alunos a compartilhar suas ideias e experiências. (Habilidade 7)
  • Desenvolver habilidades motoras finas, através de atividades práticas que envolvam a escrita e a manipulação de letras e palavras. (Habilidade 8)

Introdução

Para começar a aula, faremos uma revisão rápida dos sons das letras já aprendidas anteriormente, utilizando flashcards ou jogos interativos. Em seguida, introduziremos novas letras e seus respectivos sons por meio de atividades lúdicas e interativas.

Destacaremos a importância de reconhecer as letras e associá-las aos sons correspondentes, preparando os alunos para a formação de sílabas e palavras simples.

Desenvolvimento

Revisão dos conhecimentos anteriores

Realizaremos uma breve revisão das letras e sons já aprendidos, através de jogos de associação, músicas ou dinâmicas em grupo.

Apresentação da teoria

Apresentaremos novas letras e sons, focando na pronúncia correta e na associação com objetos do cotidiano que iniciem com essas letras. Utilizaremos materiais visuais e auditivos para facilitar a aprendizagem.

Em seguida, teremos atividades práticas de escrita das novas letras, com orientação individualizada para garantir a correta formação das letras.

Atividades práticas

  • Jogo de associação de letras e sons, onde os alunos devem identificar a letra correta correspondente ao som apresentado.
  • Atividade de formação de sílabas simples, com recortes de letras e orientação para que os alunos montem palavras de forma interativa.
  • Ditado de palavras simples, onde os alunos deverão escrever as palavras conforme forem ditadas pelo professor.

Retorno

Verificação do aprendizado

Realizaremos uma discussão em grupo sobre as novas letras aprendidas e os sons correspondentes, com perguntas para avaliar a compreensão dos alunos. Os alunos poderão demonstrar seu aprendizado por meio de atividades práticas.

Feedback dos alunos

Convidaremos os alunos a compartilhar o que mais gostaram na aula e se tiveram alguma dificuldade, para que o professor possa auxiliá-los nas próximas aulas.

Tarefa de casa

Orientaremos os alunos a praticarem a escrita das letras e a formação de sílabas em casa, utilizando materiais simples como lápis e papel. Também sugeriremos atividades de leitura com os familiares.

Conclusão

Para encerrar a aula, faremos um resumo dos conceitos aprendidos e reforçaremos a importância da prática contínua para o desenvolvimento da alfabetização.

Enfatizaremos o progresso alcançado pelos alunos e a importância da leitura e escrita em diferentes contextos do dia a dia.

A aula terminará com uma atividade de relaxamento e reflexão, para que os alunos saiam da aula motivados e confiantes em seu processo de aprendizagem.

Avalie esse post

Deixe um comentário