Plano de Aula sobre Sequência Numérica para Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

1. Objetivos

  • Proporcionar às crianças o desenvolvimento da habilidade de identificar e completar sequências numéricas de forma lúdica e interativa.
  • Estimular o raciocínio lógico e a percepção numérica das crianças.
  • Promover a socialização e a colaboração entre os alunos durante as atividades propostas.

2. Introdução

  • Iniciar a aula com uma breve explicação sobre o que são sequências numéricas, utilizando materiais visuais simples e atrativos para chamar a atenção das crianças.
  • Apresentar uma música ou história relacionada ao tema para envolver e motivar os alunos desde o início.
  • Realizar uma atividade inicial de aquecimento, como um jogo de reconhecimento numérico, para preparar as crianças para as atividades principais.

3. Desenvolvimento

3.1. Atividade de Reconhecimento Numérico

  • As crianças serão convidadas a identificar e dizer em voz alta os números apresentados em cartões ou imagens, de forma aleatória.

3.2. Montagem de Sequências Numéricas

  • Dividir os alunos em grupos e fornecer materiais como cartões com números ou ímãs de geladeira para que eles possam montar sequências numéricas de forma colaborativa.

3.3. Jogo da Sequência Numérica

  • Propor um jogo em que as crianças devem completar sequências numéricas, seja por ordem crescente ou decrescente, de acordo com a proposta apresentada.

4. Retorno

4.1. Verificação do Aprendizado

  • Promover uma revisão das atividades realizadas, incentivando os alunos a compartilharem suas descobertas e aprendizados durante as atividades.

4.2. Feedback das Crianças

  • Dar espaço para que as crianças expressem o que mais gostaram na aula e se sentiram desafiadas ou confortáveis com as atividades propostas.

5. Tarefa de Casa

  • Propor uma atividade simples para que as crianças pratiquem a continuidade do aprendizado em casa, como identificar sequências numéricas em revistas, livros ou objetos do cotidiano.

6. Conclusão

  • Revisar os principais conceitos trabalhados durante a aula e reforçar a importância do reconhecimento e compreensão das sequências numéricas no dia a dia.
  • Destacar a colaboração e a importância de ajudar e incentivar os colegas durante as atividades, promovendo um ambiente de aprendizado positivo e inclusivo.
  • Encorajar as crianças a praticarem o reconhecimento de sequências numéricas em diferentes situações, mostrando que a matemática está presente em diversas atividades do cotidiano.
Avalie esse post

Deixe um comentário