Plano de Aula: Recorte e Colagem Educação Infantil BNCC

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

1. Objetivos

1.1. Objetivos principais:

  • Estimular a coordenação motora fina das crianças através do recorte de diferentes materiais.
  • Desenvolver a criatividade e imaginação das crianças ao realizarem colagens com os recortes.
  • Promover a socialização entre os alunos, compartilhando materiais e ideias durante a atividade.

1.2. Objetivos secundários:

  • Incentivar a atenção e concentração das crianças durante a realização das atividades.
  • Estimular a expressão artística e o autoconhecimento através das criações feitas com os recortes.
  • Introduzir conceitos de formas, cores e texturas de maneira lúdica e divertida.

2. Introdução

  • Iniciar a aula falando sobre a importância da arte na infância, estimulando a criatividade e a expressão das emoções.
  • Apresentar os materiais que serão utilizados: papéis coloridos, tesouras sem ponta, cola, revistas para recortes.
  • Mostrar exemplos de colagens simples para inspirar as crianças.

3. Desenvolvimento

3.1. Atividade prática:

  • Pedir para as crianças escolherem imagens nas revistas e recortarem.
  • Em seguida, sugerir que criem uma cena ou imagem única colando os recortes em uma folha de papel.
  • Estimular a exploração de diferentes texturas e tamanhos de recortes para criar composições interessantes.

3.2. Atividade complementar:

  • Propor que as crianças façam um autorretrato recortando e colando partes do rosto, como olhos, boca e nariz.
  • Incentivar a criatividade ao permitir que as crianças usem os recortes de formas não convencionais, como cabelos feitos com folhas ou nuvens.

4. Retorno

4.1. Verificação do aprendizado:

  • Realizar uma roda de conversa para que as crianças mostrem e expliquem suas colagens para os colegas.
  • Elogiar e valorizar o esforço e criatividade de cada criança, incentivando a expressão de ideias.

4.2. Feedback dos alunos:

  • Perguntar às crianças o que mais gostaram na atividade e se gostariam de repeti-la no futuro.
  • Identificar quais dificuldades encontraram durante o recorte e colagem para auxiliar no desenvolvimento das habilidades motoras.

5. Tarefa de casa

  • Solicitar que as crianças tragam de casa materiais como revistas, papéis coloridos ou outros itens para utilizarem em novas colagens.
  • Incentivar a continuidade da prática de recorte e colagem em casa, estimulando a criatividade e o desenvolvimento motor.

6. Conclusão

  • Resumir os conceitos de recorte e colagem abordados na aula, destacando a importância da arte no desenvolvimento infantil.
  • Reforçar a ideia de que cada criança é única e suas criações também o são, promovendo a autoestima e valorização individual.
  • Encorajar as crianças a explorar novas formas de expressão artística e a continuarem desenvolvendo suas habilidades criativas.
Avalie esse post

Deixe um comentário