Plano de Aula: Adição e Subtração para o 1o Ano

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

Objetivos

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Objetivos principais:

  • Introduzir os conceitos de adição e subtração de forma clara e abrangente para os alunos do 1º ano. (Habilidade 1)
  • Desenvolver o raciocínio lógico e as habilidades matemáticas dos alunos, permitindo que eles pratiquem operações básicas de adição e subtração. (Habilidades 2, 3)
  • Incentivar a aplicação dos conceitos de adição e subtração em situações do cotidiano, promovendo a prática e a consolidação do aprendizado. (Habilidade 5)

Objetivos secundários:

  • Estimular o interesse dos alunos pela matemática, tornando o aprendizado divertido e envolvente. (Habilidade 4)
  • Promover a colaboração entre os alunos, incentivando a troca de ideias e o trabalho em equipe na resolução de problemas matemáticos. (Habilidade 6)
  • Despertar a curiosidade dos alunos em relação aos números e operações matemáticas, motivando-os a explorar novos desafios. (Habilidade 7)

Introdução

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Para iniciar a aula, o professor deve recapitular brevemente o conceito de números e contar com os alunos, relembrando o que já foi aprendido sobre numeração no início do ano letivo.

Em seguida, o professor deve introduzir de forma simples e acessível os conceitos de adição e subtração, utilizando materiais concretos, como blocos de montar, para facilitar a compreensão dos alunos.

É importante contextualizar as operações de adição e subtração, mostrando situações do cotidiano em que elas são úteis e necessárias, como contar objetos, somar chocolates, ou tirar peças de um quebra-cabeça.

Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode propor desafios simples de adição e subtração, envolvendo situações do dia a dia dos estudantes.

Desenvolvimento

Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos

Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

O professor deve revisar os conceitos de adição e subtração apresentados na aula anterior, reforçando a importância dessas operações matemáticas para a resolução de problemas simples.

Apresentação da teoria

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

O professor deve explicar de forma clara e didática como realizar as operações de adição e subtração, utilizando exemplos práticos e ilustrativos.

É importante destacar as diferenças entre adição (juntar objetos) e subtração (retirar objetos), mostrando aos alunos que as operações são inversas uma da outra.

Atividades práticas

Estimativa de tempo: 20 – 25 minutos

Atividade 1: Jogo de adição e subtração

Os alunos serão divididos em grupos e participarão de um jogo de tabuleiro que envolve resolver problemas simples de adição e subtração. Cada grupo deve trabalhar em equipe para encontrar as respostas corretas e avançar no jogo.

Atividade 2: Resolvendo problemas do cotidiano

Os alunos serão desafiados a resolver problemas práticos que envolvam situações reais de adição e subtração, como calcular o troco em uma compra ou somar o número de lápis em uma caixa.

Retorno

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos

Após as atividades práticas, o professor deve revisar com os alunos as soluções dos problemas de adição e subtração, verificando o aprendizado e esclarecendo dúvidas.

Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos

O professor deve solicitar feedback dos alunos sobre as atividades realizadas, perguntando o que mais gostaram e se sentiram dificuldade em algum momento. Isso ajudará a avaliar a eficácia da aula e identificar pontos a melhorar.

Tarefa de casa

Estimativa de tempo: 5 minutos

Como tarefa de casa, os alunos devem resolver alguns exercícios de adição e subtração propostos pelo professor, praticando o que foi aprendido em sala de aula.

Conclusão

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Para concluir a aula, o professor deve reforçar os conceitos de adição e subtração apresentados, destacando a importância dessas operações matemáticas no dia a dia dos alunos.

O professor também pode sugerir outras atividades e jogos que os alunos possam realizar para praticar mais adição e subtração fora da sala de aula, incentivando a autonomia e o interesse pela matemática.

Avalie esse post

Deixe um comentário