1. Objetivos
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos
1.1. Objetivos principais:
- Estimular a imaginação e criatividade das crianças por meio da contação de histórias.
- Desenvolver a linguagem oral e a capacidade de escuta das crianças.
- Promover valores educativos, como solidariedade, amizade, respeito e tolerância.
1.2. Objetivos secundários:
- Desenvolver habilidades motoras das crianças através de atividades de movimento durante a contação de história.
- Estimular a interação social entre as crianças, promovendo o trabalho em equipe e a empatia.
- Promover a apreciação pela leitura e pela literatura desde a infância.
2. Introdução
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos
Para iniciar a aula, o professor pode introduzir o tema da contação de história, explicando a importância de ouvir e contar histórias na infância. O professor pode também questionar as crianças sobre quais histórias elas mais gostam de ouvir e por quê.
Em seguida, o professor pode escolher uma história adequada para a faixa etária das crianças, destacando os personagens, cenários e desenvolvimento da narrativa. Pode ainda criar uma atmosfera lúdica e acolhedora para a contação da história, utilizando recursos visuais e sonoros, se necessário.
3. Desenvolvimento
Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos
3.1. Contação de história
O professor deve iniciar a contação da história escolhida, utilizando entonação de voz, expressões faciais e gestos para envolver as crianças na narrativa. Pode também incentivar a participação das crianças fazendo perguntas sobre a história e os personagens.
3.2. Atividades complementares
- Após a contação da história, o professor pode propor atividades relacionadas, como desenhos dos personagens, dramatização de partes da história ou criação de finais alternativos.
- Também pode ser interessante promover uma roda de conversa sobre os temas abordados na história, incentivando as crianças a compartilharem suas reflexões e opiniões.
4. Retorno
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos
4.1. Feedback das crianças
O professor deve permitir que as crianças expressem o que mais gostaram na contação da história, o que acharam mais engraçado, triste ou interessante. Pode também questioná-las sobre o que aprenderam com a história e se conseguem fazer alguma conexão com suas próprias experiências.
4.2. Avaliação da atividade
O professor pode avaliar o engajamento e a participação das crianças durante a contação de história e nas atividades complementares. Pode também observar a criatividade, a capacidade de expressão e a interação social das crianças durante a aula.
5. Tarefa de casa
Estimativa de tempo: 5 minutos
O professor pode sugerir que as crianças peçam aos seus familiares para contarem histórias antes de dormir ou que escolham uma história para lerem juntos em casa. Pode também sugerir atividades de desenho ou escrita inspiradas na história contada em sala de aula.