Plano de Aula: Estações do Ano para Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

Plano de Aula: Estações do Ano para Educação Infantil

Objetivos

Estimativa de tempo: 10-15 minutos

Objetivos principais:

  • Explorar e compreender as quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.
  • Identificar as características distintas de cada estação, como clima, flora, fauna e atividades típicas.
  • Promover a apreciação e o respeito pela natureza e suas mudanças ao longo do ano.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver a capacidade de observação e percepção das crianças em relação às mudanças sazonais.
  • Estimular a criatividade por meio de atividades artísticas e lúdicas relacionadas às estações do ano.
  • Incentivar a expressão oral e a comunicação, permitindo que as crianças compartilhem suas experiências e conhecimentos sobre as estações.

Introdução

Estimativa de tempo: 15-20 minutos

Para iniciar a aula, vamos conversar sobre as estações do ano e perguntar às crianças o que elas sabem sobre esse tema. Vamos mostrar imagens e materiais visuais que representem cada estação, como flores para a primavera, sol para o verão, folhas secas para o outono e flocos de neve para o inverno.

Podemos cantar uma música relacionada às estações do ano para envolver as crianças e despertar seu interesse pelo tema. Em seguida, vamos propor uma atividade de observação do tempo e das mudanças na natureza ao redor da escola, para que as crianças identifiquem sinais das diferentes estações.

Desenvolvimento

Estimativa de tempo: 50-60 minutos

Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: 10-15 minutos

Vamos revisar com as crianças o que aprendemos sobre as estações do ano até agora, relembrando as características de cada uma e as atividades típicas associadas a cada estação.

Apresentação da teoria

Estimativa de tempo: 15-20 minutos

Vamos explicar detalhadamente as características de cada estação, destacando as diferenças no clima, na vegetação e na vida animal. Vamos mostrar imagens e exemplos para ilustrar cada estação e facilitar a compreensão das crianças.

Atividades práticas

Estimativa de tempo: 20-25 minutos

Vamos propor atividades artísticas, como desenhos ou colagens, em que as crianças possam representar as diferentes estações do ano. Também podemos criar um mural coletivo com as contribuições de cada criança, organizando as obras de acordo com as estações.

Retorno

Estimativa de tempo: 15-20 minutos

Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: 5-10 minutos

Vamos revisar com as crianças o que aprenderam durante a aula, fazendo perguntas sobre as características de cada estação e incentivando-as a compartilhar suas observações e experiências.

Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: 5-10 minutos

Vamos ouvir o que as crianças acharam da aula, se tiveram alguma dúvida ou se gostariam de aprender mais sobre as estações do ano. Podemos registrar as opiniões e sugestões das crianças para planejar futuras atividades.

Tarefa de casa

Estimativa de tempo: 5 minutos

Vamos propor às crianças que observem as mudanças na natureza ao longo das estações do ano e tragam suas observações na próxima aula. Elas podem fazer desenhos, fotografias ou escrever um pequeno texto sobre o tema.

Conclusão

Estimativa de tempo: 10-15 minutos

Para concluir a aula, vamos relembrar as principais informações sobre as estações do ano e destacar a importância de cuidarmos e respeitarmos a natureza em todas as épocas do ano. Podemos cantar novamente a música das estações e incentivar as crianças a compartilharem o que mais gostaram na aula.

Avalie esse post

Deixe um comentário