Objetivos
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos
Objetivos principais:
- Proporcionar uma compreensão clara e abrangente do processo de montagem de um sanduíche, envolvendo etapas simples e seguras.
- Desenvolver habilidades motoras e de coordenação dos alunos ao participarem ativamente da montagem do sanduíche.
- Incentivar hábitos saudáveis de alimentação, destacando a importância de consumir alimentos variados e nutritivos.
Objetivos secundários:
- Promover a interação social entre os alunos, estimulando a colaboração e o trabalho em equipe.
- Explorar os sentidos através da manipulação de diferentes ingredientes e texturas durante a preparação do sanduíche.
- Estimular a criatividade dos alunos, permitindo que personalizem seus sanduíches com ingredientes de sua preferência.
Introdução
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos
Para introduzir a aula, o professor pode iniciar contando a história do livro “O Sanduíche da Maricota”, destacando a importância de alimentação saudável e equilibrada. Em seguida, apresentar os ingredientes necessários para a montagem do sanduíche e explicar brevemente cada um deles.
Desenvolvimento
Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos
Preparação dos ingredientes
Dividir os alunos em grupos e distribuir os ingredientes para cada grupo. Explicar as etapas de preparação, como lavar as mãos, cortar os alimentos (com supervisão do professor) e montar o sanduíche.
Montagem do sanduíche
Cada grupo deve montar seu sanduíche, seguindo as orientações do professor. Durante essa atividade, o professor pode incentivar a interação entre os alunos e destacar a importância de uma alimentação equilibrada.
Atividade prática
Após a montagem dos sanduíches, os alunos podem degustar e compartilhar suas criações. O professor pode promover uma roda de conversa sobre a importância de escolhas alimentares saudáveis e os benefícios de uma alimentação equilibrada.
Retorno
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos
Verificação do aprendizado
O professor pode fazer perguntas simples sobre os ingredientes utilizados, as etapas de preparação e a importância de uma alimentação saudável. Os alunos podem compartilhar o que aprenderam durante a atividade.
Feedback dos alunos
O professor pode pedir aos alunos que descrevam o que mais gostaram na aula e se aprenderam algo novo sobre alimentação saudável. Os alunos podem expressar suas opiniões e experiências de forma livre.
Tarefa de casa
Estimativa de tempo: 5 minutos
O professor pode sugerir aos alunos que criem um desenho ou uma redação sobre a importância de uma alimentação saudável, destacando os benefícios de consumir alimentos nutritivos.
Conclusão
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos
Para encerrar a aula, o professor pode reforçar a importância de escolhas alimentares saudáveis e incentivar os alunos a adotarem hábitos saudáveis em seu dia a dia. Pode ainda destacar a diversidade de alimentos e a importância de uma alimentação balanceada.