Plano de Aula sobre a Letra B Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Objetivos

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Objetivos principais:

  • Reconhecer a letra B e seu som na formação de palavras.
  • Identificar palavras do cotidiano que iniciam com a letra B.
  • Desenvolver a coordenação motora fina ao traçar a letra B.

Objetivos secundários:

  • Estimular a criatividade dos alunos ao pensar em palavras com a letra B.
  • Promover a interação e colaboração entre os alunos na identificação de palavras.
  • Despertar o interesse pela linguagem escrita e pela formação de palavras.

Introdução

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Para começar a aula, o professor irá apresentar a letra B de forma lúdica e interativa. Serão mostradas imagens de objetos cujos nomes iniciam com a letra B, como bola, bicicleta e banana, para familiarizar os alunos com seu som. Além disso, será destacada a importância da letra B na formação de palavras.

Os alunos serão convidados a repetir o som da letra B e a buscar objetos na sala que comecem com essa letra, incentivando a participação e a interação.

Desenvolvimento

Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos

Atividades práticas

Atividade 1: Traçando a letra B

Os alunos serão fornecidos com folhas de papel e lápis de cor. Eles serão guiados pelo professor a traçar a letra B em diferentes tamanhos e estilos, desenvolvendo a coordenação motora fina.

Atividade 2: Busca de palavras com a letra B

Os alunos serão divididos em grupos e receberão revistas ou livros infantis. Eles terão que encontrar e recortar palavras que comecem com a letra B. Ao final, cada grupo irá compartilhar suas descobertas com a turma.

Retorno

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Verificação do aprendizado

O professor irá revisar com os alunos as palavras identificadas com a letra B e verificar se conseguem reconhecer e pronunciar corretamente. Será feita uma revisão do traçado da letra B, observando a evolução da coordenação motora dos alunos.

Feedback dos alunos

Será aberto um espaço para que os alunos expressem o que mais gostaram na aula e se sentiram confortáveis ao identificar palavras com a letra B. O professor poderá fazer perguntas como: “O que mais chamou sua atenção na letra B?” e “Você se sentiu desafiado ao traçar a letra B?”.

Tarefa de casa

Estimativa de tempo: 5 minutos

Os alunos serão orientados a praticar a escrita da letra B em casa, traçando a letra em folhas de papel. Eles também deverão buscar mais palavras com a letra B em livros ou revistas e montar uma pequena lista para trazer e compartilhar na próxima aula.

Conclusão

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

O professor fará um resumo das atividades realizadas, destacando a importância da letra B na linguagem escrita e na formação de palavras. Será enfatizado o progresso dos alunos na identificação e escrita da letra B, incentivando a prática contínua em casa.

Para finalizar, o professor poderá cantar uma música ou recitar uma poesia com palavras que contenham a letra B, de forma a fixar o aprendizado e tornar a aula mais divertida.

Avalie esse post

Deixe um comentário