Objetivos
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos
Objetivos principais:
- Reconhecer a letra B e seu som na formação de palavras.
- Identificar palavras do cotidiano que iniciam com a letra B.
- Desenvolver a coordenação motora fina ao traçar a letra B.
Objetivos secundários:
- Estimular a criatividade dos alunos ao pensar em palavras com a letra B.
- Promover a interação e colaboração entre os alunos na identificação de palavras.
- Despertar o interesse pela linguagem escrita e pela formação de palavras.
Introdução
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos
Para começar a aula, o professor irá apresentar a letra B de forma lúdica e interativa. Serão mostradas imagens de objetos cujos nomes iniciam com a letra B, como bola, bicicleta e banana, para familiarizar os alunos com seu som. Além disso, será destacada a importância da letra B na formação de palavras.
Os alunos serão convidados a repetir o som da letra B e a buscar objetos na sala que comecem com essa letra, incentivando a participação e a interação.
Desenvolvimento
Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos
Atividades práticas
Atividade 1: Traçando a letra B
Os alunos serão fornecidos com folhas de papel e lápis de cor. Eles serão guiados pelo professor a traçar a letra B em diferentes tamanhos e estilos, desenvolvendo a coordenação motora fina.
Atividade 2: Busca de palavras com a letra B
Os alunos serão divididos em grupos e receberão revistas ou livros infantis. Eles terão que encontrar e recortar palavras que comecem com a letra B. Ao final, cada grupo irá compartilhar suas descobertas com a turma.
Retorno
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos
Verificação do aprendizado
O professor irá revisar com os alunos as palavras identificadas com a letra B e verificar se conseguem reconhecer e pronunciar corretamente. Será feita uma revisão do traçado da letra B, observando a evolução da coordenação motora dos alunos.
Feedback dos alunos
Será aberto um espaço para que os alunos expressem o que mais gostaram na aula e se sentiram confortáveis ao identificar palavras com a letra B. O professor poderá fazer perguntas como: “O que mais chamou sua atenção na letra B?” e “Você se sentiu desafiado ao traçar a letra B?”.
Tarefa de casa
Estimativa de tempo: 5 minutos
Os alunos serão orientados a praticar a escrita da letra B em casa, traçando a letra em folhas de papel. Eles também deverão buscar mais palavras com a letra B em livros ou revistas e montar uma pequena lista para trazer e compartilhar na próxima aula.
Conclusão
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos
O professor fará um resumo das atividades realizadas, destacando a importância da letra B na linguagem escrita e na formação de palavras. Será enfatizado o progresso dos alunos na identificação e escrita da letra B, incentivando a prática contínua em casa.
Para finalizar, o professor poderá cantar uma música ou recitar uma poesia com palavras que contenham a letra B, de forma a fixar o aprendizado e tornar a aula mais divertida.