Plano de Aula: de Adição e Subtração para o 2o Ano

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

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Objetivos

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Objetivos principais:

  • Proporcionar uma compreensão clara e abrangente dos conceitos de adição e subtração para os alunos do 2o ano.
  • Desenvolver habilidades básicas de cálculo e raciocínio matemático relacionadas à adição e subtração.

Objetivos secundários:

  • Estimular a prática de exercícios para a fixação dos conceitos apresentados.
  • Promover a confiança dos alunos em relação às operações matemáticas de adição e subtração.

Introdução

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Para iniciar a aula, o professor irá relembrar aos alunos as operações de adição e subtração, explicando de forma simples e clara como realizar cada uma delas. Serão apresentados exemplos práticos e situações do cotidiano em que essas operações são utilizadas.

O objetivo é garantir que os alunos estejam familiarizados com os conceitos básicos de adição e subtração antes de avançar para exercícios mais complexos.

Desenvolvimento

Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos

Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

O professor irá revisar com os alunos as noções básicas de adição e subtração, com exercícios simples para reforçar o aprendizado.

Apresentação da teoria

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Serão apresentadas as propriedades da adição e subtração, como a comutatividade e associatividade, de forma acessível aos alunos do 2o ano. Exemplos práticos serão utilizados para facilitar a compreensão dos conceitos.

Atividades práticas

Estimativa de tempo: 20 – 25 minutos

Os alunos realizarão exercícios de adição e subtração em sala de aula, com o auxílio do professor para sanar dúvidas e corrigir eventuais erros. Serão propostos desafios de cálculo para estimular o raciocínio matemático dos alunos.

Retorno

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos

O professor irá revisar os exercícios realizados pelos alunos em sala de aula, verificando o entendimento dos conceitos de adição e subtração.

Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos

Os alunos serão convidados a fornecer feedback sobre a aula, apontando o que aprenderam, o que acharam mais difícil e se possuem alguma dúvida remanescente.

Tarefa de casa

Estimativa de tempo: 5 minutos

Serão propostos exercícios de adição e subtração para os alunos resolverem em casa, a fim de praticarem e consolidarem os conceitos aprendidos em sala de aula. O professor orientará sobre a importância de realizar as tarefas para a fixação do conteúdo.

Conclusão

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Para finalizar a aula, o professor fará um resumo dos principais pontos abordados, reforçando a importância de compreender e dominar as operações de adição e subtração para a vida acadêmica e cotidiana dos alunos.

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