Plano de Aula: Natal para Educação Infantil BNCC

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

Plano de aula: Natal para Educação Infantil BNCC

1. Objetivos

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

1.1. Objetivos principais:

  • Explorar a temática do Natal de forma lúdica e educativa, promovendo o desenvolvimento emocional e social das crianças (Habilidade 5).
  • Estimular a criatividade e imaginação dos alunos através de atividades relacionadas ao Natal (Habilidade 4).
  • Promover valores de solidariedade, empatia e cooperação entre os alunos durante a celebração do Natal (Habilidade 6).

2. Introdução

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Para começar a aula, o professor pode iniciar contando uma história relacionada ao Natal, como o nascimento de Jesus, o Papai Noel, entre outros. Isso ajudará a contextualizar a temática e despertar o interesse das crianças.

Em seguida, pode-se promover uma roda de conversa para que os alunos compartilhem suas experiências e tradições de Natal, incentivando a interação e o respeito às diferenças.

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos

3.1. Atividades práticas

Atividade 1: Confecção de enfeites de Natal

Os alunos serão divididos em grupos e terão materiais como papel, tesoura, cola, glitter e purpurina para criar enfeites natalinos. Cada grupo poderá desenvolver sua própria decoração, estimulando a criatividade e colaboração.

Atividade 2: Cantar músicas natalinas

Os alunos aprenderão e ensaiarão músicas tradicionais de Natal, como “Noite Feliz” e “Jingle Bells”. Esta atividade promoverá a integração entre os alunos e estimulará a expressão artística.

4. Retorno

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

4.1. Apresentação dos trabalhos

Cada grupo poderá apresentar seus enfeites de Natal e explicar o processo criativo envolvido na confecção. Os alunos também terão a oportunidade de cantar as músicas natalinas ensaiadas, demonstrando o aprendizado e a integração durante a aula.

4.2. Feedback dos alunos

Os alunos serão convidados a compartilhar o que mais gostaram na aula de Natal, o que aprenderam de novo e se gostariam de realizar outras atividades semelhantes no futuro.

5. Tarefa de casa

Estimativa de tempo: 5 minutos

Como tarefa de casa, os alunos poderão ser incentivados a fazer um desenho sobre o Natal, representando o que a data significa para eles. O desenho poderá ser compartilhado na próxima aula.

6. Conclusão

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Para encerrar a aula, o professor poderá reforçar a importância dos valores de solidariedade, amor e união presentes no Natal, e como esses sentimentos podem ser praticados no dia a dia das crianças.

Avalie esse post

Deixe um comentário