Plano de Aula: Educação Infantil BNCC Como Elaborar

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Plano de aula de Sustentabilidade e Meio Ambiente

1. Objetivos

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

1.1. Objetivos principais:

  • Proporcionar uma compreensão clara e abrangente dos conceitos de sustentabilidade e meio ambiente, bem como a relação intrínseca entre eles. (Habilidade 1)
  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e sistêmico nos alunos, permitindo que eles analisem como as ações humanas afetam o meio ambiente e como essas ações podem ser modificadas para resultados mais sustentáveis. (Habilidades 2, 3)
  • Incutir nos alunos a importância da tomada de decisões éticas e responsáveis em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade, considerando as necessidades e direitos das gerações futuras. (Habilidade 5)

1.2. Objetivos secundários:

  • Estimular a criatividade e inovação dos alunos no desenvolvimento de soluções para desafios ambientais e de sustentabilidade. (Habilidade 4)
  • Promover a colaboração entre os alunos, valorizando a diversidade de perspectivas e incentivando o trabalho em equipe para alcançar metas sustentáveis. (Habilidade 6)
  • Fomentar habilidades de comunicação eficientes nos alunos, capacitando-os para expressar ideias sobre sustentabilidade e meio ambiente de maneira clara e convincente. (Habilidade 7)
  • Realçar a relevância da sustentabilidade em todos os aspectos da vida, incentivando os alunos a incorporá-la em diferentes disciplinas e práticas. (Habilidade 8)
  • Incentivar os alunos a avaliar o impacto das políticas e práticas ambientais, utilizando métodos de pesquisa adequados. (Habilidade 9)
  • Cultivar a capacidade dos alunos para se envolverem em ações e advocacia, promovendo a sustentabilidade no nível local, nacional e global. (Habilidade 10)

2. Introdução

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Para iniciar a aula, o professor deve relembrar os conceitos debatidos na aula anterior sobre “Princípios da Sustentabilidade”. O objetivo é garantir que os alunos estejam todos na mesma página e tenham a base necessária para entender a aula atual.

Em seguida, o professor deve apresentar duas situações-problema que servirão como gatilhos para o desenvolvimento da teoria.

6. Conclusão

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Para concluir a aula, o professor deve fazer um resumo dos principais pontos discutidos, reforçando a compreensão dos conceitos de sustentabilidade e meio ambiente e a conexão intrínseca entre eles.

Em seguida, o professor deve destacar como a aula conectou a teoria à prática através das atividades do jogo de simulação de impacto ambiental e do projeto de soluções sustentáveis.

Por fim, o professor deve reforçar a importância do assunto apresentado para a vida cotidiana dos alunos e como cada um deles pode contribuir para um futuro mais sustentável.

Avalie esse post

Deixe um comentário