Plano de Aula: Boliche na Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

1. Objetivos

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Objetivos principais:

  • Oferecer uma experiência lúdica que permita às crianças compreenderem conceitos básicos de física, como força e movimento, por meio da prática do boliche.
  • Desenvolver a coordenação motora e habilidades motoras grossas, promovendo o movimento físico e a atividade na educação infantil.
  • Fomentar valores de espírito esportivo e trabalho em equipe, incentivando as crianças a respeitar e apoiar os colegas durante as atividades.

1.2. Objetivos secundários:

  • Estimular a criatividade dos alunos ao criar desafios relacionados ao boliche, como estabelecer regras diferentes ou desenhar seus próprios pinos.
  • Promover a socialização entre os alunos, permitindo que eles compartilhem experiências e se conectem através da prática do jogo.
  • Facilitar o aprendizado sobre conceitos matemáticos simples, como contagem e adição de pontos, através do acompanhamento das pontuações durante o jogo.
  • Incentivar a expressão verbal e a comunicação entre os alunos, permitindo que eles expliquem suas estratégias e compartilhem observações sobre o jogo.

Introdução

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor pode apresentar o tema do boliche, mostrando a importância do jogo como atividade recreativa. O professor deve explicar que a aula envolverá jogar boliche, e discutir rapidamente como o jogo é jogado e quais são as regras.

Em seguida, o professor deve formular perguntas que despertem a curiosidade das crianças, como: “Quem já jogou boliche antes?” ou “Qual é a parte que vocês mais gostam do jogo?”. Isso ajudará a identificar o conhecimento prévio dos alunos e a criar um ambiente de engajamento.

O professor pode também introduzir uma breve explicação sobre como a força e a direção da bola influenciam o movimento, utilizando exemplos do cotidiano, como a forma como empurramos um brinquedo para que ele se mova, ajudando a contextualizar a atividade de forma divertida.

Para finalizar a introdução, o professor pode compartilhar uma curiosidade sobre o boliche, como sua origem ou como ele é jogado em diferentes partes do mundo, despertando ainda mais o interesse das crianças.

Desenvolvimento

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor deve iniciar relembrando as habilidades motoras que as crianças já aprenderam em aulas anteriores e como essas habilidades estarão em prática durante o boliche. Uma breve discussão ou demonstração de como acertar os pinos com a bola pode ajudar a unir teoria e prática.

3.2. Apresentação da teoria

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor pode explicar a dinâmica do boliche, discutindo como a força e a direção da bola são essenciais para derrubar os pinos. É importante fazer essa apresentação de forma lúdica, utilizando recursos visuais, como desenhos ou objetos que representem os elementos do jogo.

Durante a explicação, o professor deve encorajar as crianças a participarem, fazendo perguntas e sugerindo que pensem em maneiras de melhorar suas jogadas. Isso ajuda a promover o aprendizado ativo e engaja os alunos.

3.3. Atividades práticas

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Jogo de Boliche

Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo terá a chance de jogar boliche com pinos feitos de garrafas plásticas e uma bola de tamanho apropriado. O professor deve supervisionar a atividade, garantindo que todos tenham a oportunidade de jogar e entender as regras.

Atividade 2: Criando desafios

Após algumas rodadas, o professor pode incentivar os alunos a pensar em regras diferentes ou em variações do jogo – como competir por equipes ou criar “desafios” onde terão que derrubar pinos de uma certa forma. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo.

Essas atividades práticas permitem que os alunos experimentem os conceitos teóricos em um contexto divertido, desenvolvendo habilidades motoras, criatividade e socialização.

Retorno

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor deve reunir as crianças para compartilhar o que aprenderam. Pode-se fazer uma roda de conversa onde três ou quatro alunos compartilhem como se sentiram jogando e o que descobriram sobre como derrubar os pinos de forma eficaz.

O professor deve fazer perguntas simples, como: “O que acontece quando empurramos a bola mais forte?” ou “Qual estratégia foi mais eficaz para derrubar os pinos?”. Isso ajudará a reforçar a compreensão dos alunos sobre os conceitos de força e movimento.

4.2. Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

O professor pode solicitar um breve feedback das crianças, pedindo que compartilhem algo que aprenderam ou algo que gostaram muito. Essa troca de experiências permite que os alunos verbalizem suas impressões sobre a atividade.

Tarefa de casa

Estimativa de tempo: <5 minutos>

Para finalizar, o professor pode sugerir que os alunos desenhem uma cena do jogo de boliche em casa ou que contem a seus familiares sobre a atividade e o que aprenderam. Essa tarefa ajuda a fortalecer os conceitos abordados e envolve a família.

Conclusão

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para encerrar a aula, o professor deve recapitular os principais pontos discutidos, como a força e o movimento envolvidos no boliche, e a importância do jogo como uma forma de socializar e se divertir em grupo.

O professor pode destacar a relevância de atividades físicas e recreativas para a saúde e o desenvolvimento, incentivando os alunos a praticar jogos e esportes regularmente.

Por fim, pode-se sugerir que os alunos pensem em outras atividades em que possam aplicar o que aprenderam sobre força e movimento, reforçando que a aprendizagem continua fora da sala de aula. O professor deve criar um ambiente acolhedor e motivador, para que os alunos saiam da aula animados para a prática de esportes e atividades físicas.

Avalie esse post

Deixe um comentário

Pedir material no Grupo