Como fazer um Piquinique Literário na Educação Infantil?

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

O piquenique literário é uma atividade divertida que pode ser facilmente implementada na educação infantil, proporcionando aos alunos uma experiência rica em leitura e interpretação de textos, além de estimular a socialização e o gosto pela literatura. Organizar um piquenique literário é simples e pode ser feito com algumas etapas e o envolvimento da turma.

Planejamento do Piquenique

O primeiro passo é escolher um local adequado para o piquenique, que pode ser o próprio espaço da escola, um parque próximo ou mesmo uma sala de aula decorada com elementos que remetam ao tema literário escolhido. Em seguida, é importante definir a data, as atividades a serem realizadas e os livros que serão explorados durante o encontro.

Seleção de Livros

Escolha livros que sejam apropriados para a faixa etária das crianças, levando em consideração obras com ilustrações coloridas e histórias envolventes. É recomendável incluir uma diversidade de gêneros, como contos de fadas, fábulas e poesias, para apresentar diferentes estilos literários. Essa parte da atividade atende à BNCC, que destaca a importância da leitura e interpretação de textos na Educação Infantil, promovendo o desenvolvimento da linguagem oral e escrita (Competência 2 e Competência 5).

Atividades Durante o Piquenique

Durante o piquenique, as crianças podem participar de várias atividades relacionadas à leitura. Algumas sugestões incluem:

  • Lecturas Dramáticas: As crianças podem encenar trechos dos livros escolhidos, permitindo que expressem suas interpretações e desenvolvam habilidades de comunicação.
  • Desenho e Criação: Após a leitura, os pequenos podem desenhar suas cenas ou personagens favoritos, estimulando a criatividade e a conexão com a narrativa.
  • Caça ao Tesouro Literário: Crie pistas relacionadas às histórias lidas e esconda pequenos livros ou marcadores como ‘tesouros’ para que as crianças encontrem durante o piquenique.

Comida e Ambiente

Não poderia faltar uma seleção de petiscos que as crianças possam comer durante o piquenique. Incentive a participação delas na escolha e preparo das comidas, promovendo uma abordagem de aprendizagem prática. Pode-se incluir frutas, sanduíches e sucos naturais, cuidando para que tudo esteja em conformidade com uma alimentação saudável, aspecto que também está alinhado à BNCC em sua promoção de hábitos de vida saudáveis (Competência 6).

Encerramento

Para finalizar, reserve um momento para que as crianças compartilhem o que mais gostaram durante o piquenique, seja sobre um livro, uma atividade ou mesmo sobre a comida. Essa troca ajuda a desenvolver a escuta ativa e a empatia, fundamentais na formação de uma comunidade escolar inclusiva e colaborativa.

Um piquenique literário é uma ótima maneira de integrar a literatura à vida cotidiana das crianças, instigando sua curiosidade e apetite pela leitura. Dessa forma, além de promover o aprendizado, fortalece o vínculo entre os alunos e o mundo encantado dos livros.

Avalie esse post

Deixe um comentário

Pedir material no Grupo