Plano de Aula: Brincadeiras no Parque na Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

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1. Objetivos

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Objetivos principais:

  • Proporcionar aos alunos experiências lúdicas que estimulem a socialização, a cooperação e o desenvolvimento motor por meio de brincadeiras em grupo.
  • Desenvolver a percepção ambiental das crianças, conectando-as com a natureza e promovendo a importância dos espaços verdes.
  • Estimular a criatividade e a imaginação por meio de atividades que envolvam simbolização e dramatização.

1.2. Objetivos secundários:

  • Fomentar o respeito e o cuidado com o espaço público, incentivando práticas de preservação e valorização do parque.
  • Promover a autonomia das crianças em suas escolhas de brincadeiras, incentivando a tomada de decisões.
  • Integrar os conteúdos de educação física e ciências, permitindo que as crianças aprendam sobre os movimentos corporais e os elementos naturais.

2. Introdução

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor deve apresentar o tema “Brincadeiras no Parque” e discutir as experiências prévias das crianças em parques, estimulando uma conversa sobre os diferentes tipos de brincadeiras que podem ser feitas ao ar livre. O professor pode perguntar: “Qual é a sua brincadeira favorita no parque?” e “Por que vocês acham que é importante brincar ao ar livre?”.

Em seguida, o professor pode contextualizar a importância do contato com a natureza e a prática de atividades físicas, mencionando que brincar no parque promove saúde e bem-estar. O professor pode usar exemplos do dia a dia, como como brincadeiras ajudam a fazer novas amizades e exercitar o corpo.

Por fim, para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar histórias divertidas ou curiosidades sobre brincadeiras populares e o significado de brincar na infância, como o jogo da amarelinha ou o esconde-esconde, e como estas brincadeiras estão presentes em diversas culturas.

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor inicia a aula relembrando brincadeiras e jogos que os alunos já praticaram, promovendo um espaço para que compartilhem suas experiências. Esta revisão pode ser feita por meio de perguntas ou através de um pequeno jogo de memória sobre atividades feitas em aula anterior.

3.2. Apresentação da teoria

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor deve explicar os benefícios da brincadeira ao ar livre, como o desenvolvimento da motricidade, a interação social e a compreensão do meio ambiente. É importante destacar que brincar em contato com a natureza estimula a curiosidade das crianças e proporciona aprendizado em várias áreas do conhecimento.

Além disso, o professor pode abordar a importância de respeitar o espaço do parque, não apenas em relação ao meio ambiente, mas também ao convívio com os demais, ensinando sobre a partilha e o respeito.

3.3. Atividades práticas

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Caça ao Tesouro

Nesta atividade, o professor organiza uma caça ao tesouro no parque, onde as crianças precisam encontrar itens naturais, como folhas de diferentes formatos, pedras de cor variada, ou insetos. A atividade promove a observação da natureza e estimula o trabalho em equipe.

Atividade 2: Brincadeiras Tradicionais

Os alunos são divididos em grupos para brincar de jogos tradicionais, como “Pique-esconde”, “Amarelinha” e “Rinha de Pipas”. O professor deve rodar entre os grupos, orientando e reforçando a importância da diversão e do respeito durante as brincadeiras.

4. Retorno

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor deve conduzir uma roda de conversa para que as crianças possam compartilhar o que mais gostaram na experiência de brincar no parque e o que aprenderam sobre a natureza e o respeito ao espaço público.

4.2. Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

O professor pode pedir que as crianças desenhem sua atividade favorita do dia e escrevam uma palavra ou frase sobre o que aprenderam. Essa atividade dá espaço para que as crianças expressem suas opiniões e ajudem o professor a entender o impacto da aula.

5. Tarefa de casa

Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor sugere que as crianças façam um passeio com a família ao parque e observem como o espaço é utilizado. Elas devem trazer para a próxima aula uma ideia de nova brincadeira que pode ser feita naquele local, para compartilhar com os colegas.

6. Conclusão

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para concluir a aula, o professor faz um resumo das principais brincadeiras praticadas e destaca a importância de brincar no parque em relação ao aprendizado, ao respeito pelo meio ambiente e à interação social. O professor pode relembrar que cada um é responsável pelo espaço e que o cuidado com a natureza é fundamental.

O professor sugere que as crianças continuem explorando as brincadeiras ao ar livre e observem a natureza à sua volta, sempre valorizando os momentos de diversão em grupo e a convivência harmoniosa com o ambiente.

Por fim, o professor incentiva a utilização dos espaços públicos de forma consciente e respeitosa, reforçando que o aprendizado deve ser constante, seja brincando ou explorando o mundo ao nosso redor.

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