Plano de Aula: Minhas Férias na Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

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  1. Objetivos

    Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Objetivos principais:

Possibilitar que as crianças compartilhem suas experiências de férias, promovendo a linguagem oral e a expressão emocional.

Estimular a criatividade e a imaginação ao recontar histórias e vivências de férias de forma lúdica.

Desenvolver a socialização e o trabalho em grupo, permitindo que as crianças aprendam a ouvir e respeitar as opiniões dos colegas.

1.2. Objetivos secundários:

Incentivar a utilização de diferentes formas de comunicação, como desenho e dramatização, para expressar experiências pessoais.

Fomentar a apreciação da diversidade cultural e das diferentes formas de lazer e recreação que as crianças podem ter em suas férias.

Promover o desenvolvimento da empatia e do respeito ao ouvir e contar experiências de outros.

  1. Introdução

    Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor deve fazer uma roda de conversa, onde cada aluno terá a oportunidade de compartilhar brevemente o que fez nas férias. O objetivo é relembrar as experiências de cada um e preparar o ambiente para a prática de contar histórias.

Em seguida, o professor pode contextualizar a atividade, explicando que, além de divertir, as férias são momentos de aprendizado e vivências importantes que podemos compartilhar. O professor também pode apresentar um exemplo pessoal, contando uma vivência marcante durante suas férias.

Para gerar curiosidade, o professor pode apresentar uma atividade lúdica ou um vídeo curto que mostre diferentes formas de desfrutar as férias, como viagens, passeios, visitas a familiares ou prática de esportes.

  1. Desenvolvimento

    Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor deve revisar, de forma interativa, o aprendizado anterior sobre a importância da comunicação e da escuta ativa. Essa revisão pode ser realizada através de uma dinâmica em que os alunos, em duplas, compartilham uma breve história e, em seguida, um aluno conta a história do colega para a turma.

3.2. Apresentação da teoria

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Nesta etapa, o professor deve apresentar a teoria relacionada à contação de histórias, enfatizando a importância de ouvir e se expressar em um ambiente seguro e acolhedor. Pode-se abordar como as histórias ajudam a construir a identidade e a memória, além de oferecer um espaço para a expressão das emoções.

O professor também deve destacar a relevância da linguagem oral e suas diversas formas, como narrativas, rimas e até mesmo a dramatização. Durante essa apresentação, a participação dos alunos deve ser incentivada por meio de perguntas instigantes.

3.3. Atividades práticas

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Contação de histórias

Os alunos serão divididos em grupos pequenos e cada grupo contará uma experiência de férias usando diferentes recursos, como desenhos, fantoches ou dramatizações. O objetivo é que cada grupo escolha a melhor forma de contar sua história, estimulando a criatividade e a colaboração.

Atividade 2: Mural das Férias

Depois de contar suas experiências, os alunos poderão criar um mural coletivo, onde cada um desenha ou escreve algo sobre as férias. Os alunos podem ilustrar suas histórias em papel kraft, que depois será exposto na sala de aula.

Essas atividades permitem que as crianças expressem suas vivências de forma lúdica, desenvolvendo habilidades de comunicação e convivência.

  1. Retorno

    Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor deve fazer uma roda de conversa para que cada grupo compartilhe uma breve reflexão sobre o que aprenderam ao contar suas histórias. Perguntas como "O que você sentiu ao ouvir as histórias dos colegas?" e "O que mais gostou de contar sobre suas férias?" podem ajudar nessa reflexão.

4.2. Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

O professor deve solicitar que os alunos escrevam ou desenhem algo sobre a aula em um papel, usando perguntas como: "Qual parte foi mais divertida?" ou "O que você aprendeu sobre as histórias dos outros?". Isso permitirá entender a percepção de cada aluno sobre a aula.

  1. Tarefa de casa

    Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor deve sugerir que os alunos desenhem uma cena favorita de suas férias em casa. Além disso, eles devem trazer uma pequena história escrita ou contada para compartilhar com a turma na próxima aula, reforçando o tema da comunicação e expressão.

  1. Conclusão

    Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para concluir a aula, o professor deve recapitular os principais aprendizados sobre a importância de contar e ouvir histórias, ressaltando como isso contribui para o desenvolvimento pessoal e social das crianças. A conexão entre as experiências de férias e as culturas diferentes também deve ser destacada, valorizando a diversidade de relatos.

O professor pode incentivar os alunos a continuarem compartilhando suas experiências de forma criativa e a respeitar os relatos dos colegas como uma forma de aprendizado mútuo. Por fim, é importante reforçar que a comunicação vai além das palavras e que cada um tem uma história especial a contar.

Destacando a BNCC, esta aula se conecta com as competências gerais, especialmente na promoção da convivência e respeito às diferenças (Competência 3) e no desenvolvimento da comunicação eficaz (Competência 5).

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