Plano de Aula: Calendário na Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

  1. Objetivos
    Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Objetivos principais:

Familiarizar as crianças com os conceitos de calendário e a importância de suas funções na organização do tempo e na rotina diária.

Estimular o desenvolvimento da noção de tempo, incluindo dias, meses e estações do ano, através de atividades lúdicas que tornem a aprendizagem mais significativa.

Promover o reconhecimento das datas importantes e comemorações, ajudando as crianças a entenderem o significado desses momentos em suas vidas e em sua cultura.

1.2. Objetivos secundários:

Estimular a expressão criativa dos alunos ao criar seu próprio calendário, promovendo a personalização e a ligação com suas experiências diárias.

Desenvolver a habilidade de observação, permitindo que os alunos identifiquem e falem sobre mudanças nas estações e seu impacto no meio ambiente ao seu redor.

Incentivar a socialização e cooperação entre os alunos por meio de atividades em grupo, reforçando laços de amizade e aprendizado coletivo.

Valorizar a diversidade cultural, abordando diferentes formas de marcar o tempo e datas festivas em diversas culturas.

Despertar a curiosidade das crianças sobre o mundo, promovendo investigações simples que ajudem na formação do conceito de tempo e suas dimensões.

  1. Introdução
    Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor poderá perguntar às crianças se elas sabem o que é um calendário e como ele é útil no dia a dia. A intenção é que todos os alunos participem e compartilhem suas ideias sobre o assunto.

Depois, o professor pode apresentar um calendário ilustrado, destacando suas partes principais, como dias, meses, e as estações do ano. É importante que o professor explique que o calendário ajuda a organizar nosso tempo e nos avisa sobre datas especiais, como aniversários e feriados.

Além disso, o professor pode trazer exemplos de como diferentes culturas celebram o tempo e suas festividades. Isso ajuda as crianças a ampliarem seus horizontes e a perceberem que existem várias maneiras de entender e vivenciar o tempo.

Para despertar ainda mais o interesse, o professor pode contar uma pequena história sobre um personagem que perdeu o controle do tempo e as trapalhadas que isso causou em sua vida diária. Este momento deve ser leve e divertido, engajando os alunos com risadas e atenção.

  1. Desenvolvimento
    Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores
Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor pode iniciar revisando brevemente o que já foi aprendido em aulas anteriores sobre os dias da semana e as estações do ano. Esse momento pode ser interativo, usando recursos visuais, como ilustrações de cada estação, e perguntas direcionadas para que as crianças compartilhem suas experiências pessoais.

3.2. Apresentação da teoria
Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Aqui, o professor pode ensinar sobre a construção do calendário de forma lúdica. Utilizando um quadro, o professor pode desenhar um calendário do mês atual, ensinando sobre a disposição dos dias e dos meses, criando uma dinâmica que envolva o reconhecimento visual.

Durante a apresentação, o professor pode explicar a relação entre os meses do ano e as estações, mostrando como a natureza muda com a passagem do tempo. A narrativa deve incluir exemplos de festividades que acontecem em cada estação, como festas de São João no verão ou o Dia das Crianças no outono.

A participação das crianças deve ser incentivada, fazendo perguntas como: “Qual o seu mês favorito e por quê?” ou “Que festas você já celebrou em um determinado mês?” Essas interações ajudam a conectar o aprendizado com a experiência pessoal de cada uma.

3.3. Atividades práticas
Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Criando um calendário personalizado
Para essa atividade, as crianças receberão folhas em branco, canetinhas, adesivos e outros materiais de artesanato. Cada aluno terá a oportunidade de criar seu próprio calendário ilustrado, onde podem incluir datas importantes para eles, como aniversários, datas de festas escolares, entre outros. Essa atividade possibilita a expressão individual e estimula a criatividade.

Atividade 2: Jogo das estações
O professor deverá preparar cartões ilustrativos que representem as quatro estações do ano, além de imagens de eventos que ocorrem em cada estação (ex: Carnaval, Natal, Festa Junina, etc.).

As crianças serão divididas em grupos e receberão os cartões para classificar corretamente em qual estação cada evento ocorre. Essa atividade reforça a conexão entre o calendário e a natureza, mostrando como diferentes épocas do ano são marcadas por celebrações específicas.

  1. Retorno
    Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Verificação do aprendizado
Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor deve promover uma roda de conversa onde os alunos compartilham o que aprenderam e o que mais gostaram de fazer. Perguntas como “Qual data você colocou no seu calendário e por que ela é importante?” podem ajudar a conduzir a discussão.

4.2. Feedback dos alunos
Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

O professor pode pedir que as crianças desenhem ou escrevam (para as que já têm habilidades de escrita) sobre o que mais gostaram na aula de hoje. Esse exercício vai permitir ao professor entender melhor o que capta a atenção dos alunos e onde podem haver dúvidas.

  1. Tarefa de casa
    Estimativa de tempo: <5 minutos>

A tarefa de casa será a criação de um diário do tempo, onde os alunos deverão registrar as atividades que fazem em cada dia da semana por uma semana. Eles podem desenhar ou escrever o que aconteceu, fazendo conexões com o que aprenderam sobre o calendário e o tempo.

  1. Conclusão
    Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para encerrar a aula, o professor deve fazer um resumo dos principais conceitos discutidos, reforçando a importância do calendário e como ele nos ajuda a organizar as atividades e a vivenciar os momentos especiais.

O professor pode explicar como os diferentes meses e estações têm influência nas celebrações e na natureza, e como cada pessoa é parte dessa experiência única.

Finalmente, o professor deve incentivar os alunos a observar o calendário em casa, marcando datas importantes e explorando como o tempo passa no seu dia a dia. Ele pode sugerir que falem sobre isso com suas famílias, promovendo a continuidade do aprendizado fora da sala de aula.

Além disso, pode ser ressaltado como essas atividades estão alinhadas à BNCC, especialmente nas competências relacionadas ao conhecimento de si e do outro, ao conviver e à entender a diversidade cultural, promovendo uma aprendizagem mais significativa e contextualizada.

Avalie esse post

Deixe um comentário