Plano de Aula: Mercadinho

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

1. Objetivos

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Objetivos principais:

  • Compreender a dinâmica do comércio local e a importância do mercadinho na economia comunitária.
  • Desenvolver habilidades de análise crítica sobre o consumo consciente e a valorização de produtos locais.
  • Promover um entendimento sobre a relação entre alimentação saudável e comércio local, enfatizando a importância de escolhas alimentares sustentáveis.

1.2. Objetivos secundários:

  • Estimular a criatividade dos alunos na elaboração de uma mini-feira de mercadinho, promovendo o empreendedorismo.
  • Proporcionar a oportunidade de trabalho em equipe, onde os alunos possam compartilhar ideias e desenvolver um projeto conjunto.
  • Fomentar habilidades de comunicação, incentivando os alunos a apresentarem suas ideias sobre o mercadinho e seus benefícios à comunidade.
  • Incentivar a reflexão sobre a importância do comércio local para a economia e a sustentabilidade.
  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e análise sobre práticas de venda e consumo em diferentes contextos culturais e sociais.

2. Introdução

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor deve revisar com os alunos os conhecimentos sobre o comércio local discutidos em aulas anteriores, como a função do comércio e os impactos do consumo na economia.

O professor deve apresentar questões instigantes, como: “Qual é a importância dos mercadinhos na nossa rotina?” e “Como as escolhas de compra influenciam a comunidade?”.

É fundamental contextualizar a relevância do tema, abordando como os mercadinhos podem promover a economia local, fornecer produtos frescos e saudáveis, além de criar laços na comunidade.

Para engajar os alunos, o professor pode compartilhar histórias de pequenos mercadinhos que tiveram impacto positivo na vida das famílias ou comunidades. Além disso, pode citar a diferença entre consumir produtos locais e importados, trazendo à tona temas como a sustentabilidade e a pegada de carbono dos alimentos.

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor deve reviver os conceitos de comércio, economia e consumo consciente abordados previamente, utilizando uma breve discussão ou quiz para instigar a participação dos alunos.

3.2. Apresentação da teoria

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Neste momento, o professor deve discutir a importância dos mercadinhos em contraposição aos grandes supermercados, explorando temas como a sustentabilidade, a economia local e as vantagens de consumir alimentos na estação. Deve-se abordar como o mercadinho pode promover o acesso a produtos mais frescos e saudáveis.

É crucial promover o envolvimento dos alunos, incentivando perguntas e discussões sobre essas dinâmicas. A apresentação pode incluir dados sobre como a valorização do comércio local pode impactar positivamente a economia da região.

3.3. Atividades práticas

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Criação de um Mercadinho Virtual

Os alunos serão organizados em grupos e desafiados a criar um “mercadinho virtual”. Para isso, precisarão desenvolver uma proposta que inclua produtos locais, estratégias de marketing e o impacto na comunidade. Eles podem usar cartolina ou ferramentas digitais para apresentar sua ideia.

Atividade 2: Debate sobre Consumo e Sustentabilidade

Após as apresentações, será realizado um debate onde cada grupo apresentará sua visão sobre a importância do mercadinho, abordando temas como a saúde, a economia e a sustentabilidade. Os alunos devem ser incentivados a fazer perguntas e sugerir melhorias nas propostas apresentadas.

4. Retorno

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor deve pedir que cada grupo compartilhe um ponto chave que aprenderam com a atividade, proporcionando um retorno rico sobre o conteúdo explorado.

4.2. Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Os alunos deverão escrever uma frase sobre como podem contribuir para a economia local em seu dia a dia. Esta atividade permitirá ao professor avaliar a compreensão do tema e o envolvimento dos alunos.

5. Tarefa de casa

Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor deve sugerir uma pesquisa sobre um mercadinho local, analisando os produtos oferecidos, o impacto na comunidade e as práticas sustentáveis que observarem. Os alunos devem trazer suas pesquisas para discutir na próxima aula.

6. Conclusão

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para encerrar a aula, o professor deve fazer uma recapitulação dos principais pontos abordados, reforçando a importância dos mercadinhos, o papel do comércio local e como isso afeta nosso dia a dia e a saúde da comunidade.

O professor pode sugerir leitura adicional, como artigos sobre consumo sustentável e a importância dos produtos locais, convidando os alunos a aprofundarem seus conhecimentos. Exemplos de leitura incluem publicações sobre a economia solidária e a promoção do comércio justo.

Por fim, é fundamental lembrar aos alunos que suas escolhas de consumo têm um impacto direto em sua comunidade. O incentivo à compra local não só contribui para a economia, como também fortalece laços sociais e culturais dentro da comunidade que habitam.

Avalie esse post

Deixe um comentário