1. Objetivos
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>
1.1. Objetivos principais:
- Compreender os direitos e deveres das crianças no ambiente escolar e em casa, promovendo uma cultura de respeito e responsabilidade.
- Desenvolver a autonomia dos alunos para que possam expressar suas necessidades e opiniões de forma adequada e respeitosa.
- Incentivar a empatia entre os alunos, ajudando-os a entender a importância dos direitos dos outros dentro de um ambiente comunitário.
1.2. Objetivos secundários:
- Estimular a criatividade das crianças ao expressarem, através das artes, como veem seus direitos e deveres.
- Promover o trabalho em grupo e a colaboração ao discutir situações em que direitos e deveres se cruzam.
- Fomentar a expressão verbal e a comunicação, permitindo que os alunos compartilhem suas histórias e perspectivas sobre o tema.
2. Introdução
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>
Para iniciar a aula, o professor pode perguntar aos alunos: “O que vocês acham que é um direito?” e “Quais são os deveres de uma criança?”. Isso ajudará a sensibilizar os alunos para a temática.
Em sequência, será apresentada a importância dos direitos e deveres tanto na escola quanto em casa, destacando como essas normas ajudam a criar um ambiente harmonioso e seguro. O professor pode mencionar que a compreensão desses conceitos e a aplicação deles no cotidiano colaboram para que todos se sintam respeitados e importantes.
Por fim, para prender a atenção dos alunos, o professor pode contar uma história curta sobre uma criança que soube usar seus direitos corretamente e também cumpriu seus deveres, mostrando o impacto positivo de suas ações na comunidade escolar.
3. Desenvolvimento
Estimativa de tempo: <50 - 60 minutos>
3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>
O professor pode rever os conceitos básicos de direitos e deveres com a turma, perguntando o que já discutiram em aulas anteriores e fazendo um quiz leve. Isso pode incluir perguntas como: “Qual direito você acha mais importante?” e “Como podemos cumprir nossos deveres na escola?”.
3.2. Apresentação da teoria
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>
O professor explicará o que são direitos (como o direito à educação, ao lazer e à opinião) e como eles se relacionam com os deveres (como respeitar os colegas, ouvir os professores e cuidar do ambiente escolar). Será importante conectar esses pontos com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especificamente com os direitos da criança, apontados nos direitos da criança e do adolescente.
O professor deve estimular a participação ao fazer perguntas abertas, pedindo exemplos da vida diária dos alunos sobre como usufruem de seus direitos e como cumprem seus deveres.
3.3. Atividades práticas
Estimativa de tempo: <20 - 25 minutos>
Atividade 1: Criação de um cartaz dos direitos e deveres
Os alunos serão divididos em grupos e receberão papel colorido, canetinhas e outros materiais de arte. Cada grupo deve criar um cartaz que represente os direitos e deveres das crianças na escola. Os alunos devem pensar em imagens, palavras e frases que expressem esses conceitos.
Atividade 2: Dramatização
Os alunos participarão de uma dramatização onde encenarão situações do cotidiano escolar que envolvem direitos e deveres. Exemplo: “O que fazer se alguém desrespeitar seu direito de falar?” ou “Como cumprir o dever de ajudar os colegas?”. Isso permitirá que eles vivenciem as situações e entendam a importância de cada um de seus papéis.
4. Retorno
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>
4.1. Verificação do aprendizado
Estimativa de tempo: <5 - 10 minutos>
O professor pedirá que cada grupo compartilhe suas ideias e cartazes com a turma. Perguntas como: “Qual direito vocês acharam mais difícil de explicar?” ou “Como todos podem cumprir os deveres que listaram?” vão ajudar na reflexão em grupo.
4.2. Feedback dos alunos
Estimativa de tempo: <5 - 10 minutos>
Os alunos devem escrever em um papel suas respostas para as seguintes perguntas:
- Qual direito você acha mais importante e por quê?
- Como você pode ajudar a cumprir os deveres na sala de aula?
Isso auxiliará o professor a entender se houve o entendimento do tema e como foi a experiência da aula.
5. Tarefa de casa
Estimativa de tempo: <5 minutos>
O professor sugerirá que, em casa, as crianças façam um desenho sobre um direito ou dever que consideram importante e que será compartilhado na próxima aula. Assim, todos podem trazer suas ideias e visões sobre o tema.
6. Conclusão
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>
Para encerrar a aula, o professor fará um resumo dos principais pontos discutidos, reforçando a importância dos direitos e deveres na convivência escolar.
O professor também destacará como a compreensão e a aplicação desses conceitos são fundamentais para o desenvolvimento de uma comunidade escolar saudável e respeitosa. Além disso, pode especificar na BNCC a importância da educação para a cidadania e a formação de valores.
Por fim, o professor poderá recomendar alguns livros infantojuvenis que tratam sobre direitos e deveres, reforçando que a educação sobre esses temas é contínua e pode ser explorada de diversas maneiras.