Plano de Aula para o 3º Ano do Ensino Fundamental

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

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1. Objetivos

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Objetivos principais:

  • Compreender os conceitos básicos de frações, incluindo tipos, representação e operações.
  • Desenvolver habilidades de raciocínio lógico e matemático através da resolução de problemas envolvendo frações.
  • Incentivar a curiosidade dos alunos em relação à matemática, mostrando a aplicação prática das frações em situações cotidianas.

1.2. Objetivos secundários:

  • Promover o trabalho em equipe ao realizar atividades em grupos, valorizando diferentes estratégias de resolução.
  • Melhorar a capacidade de comunicação dos alunos, permitindo que expliquem suas ideias e raciocínios sobre frações.
  • Incentivar a autonomia dos alunos, fornecendo ferramentas que os ajudem a resolver problemas de forma independente.

2. Introdução

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor começará a aula relembrando os conceitos discutidos na aula anterior sobre números inteiros. Isso garantirá que todos os alunos tenham uma base sólida para entender o novo tema.

Em seguida, o professor introduzirá o tema das frações, perguntando: “O que vocês acham que é uma fração?” e “Onde podemos ver frações em nosso dia a dia?”. Essas perguntas servirão como ponto de partida para a discussão.

O professor também contextualiza a importância do entendimento de frações, mostrando que elas estão presentes em várias atividades do cotidiano, como na cozinha, ao compartilhar alimentos, ou ao fazer compras. Além disso, pode dar exemplos simples, como dividir uma pizza ou um bolo.

Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode contar uma história divertida sobre uma receita que envolve frações, como a quantidade de ingredientes que precisa ser dividida entre amigos.

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor revisará os números inteiros com os alunos, através de um jogo de adivinhação onde eles devem apresentar situações do dia a dia que envolvem inteiros e números negativos. Isso ajudará a ativar conhecimentos prévios e preparar o terreno para a nova matéria.

3.2. Apresentação da teoria

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor apresentará o conceito de frações, explicando que são partes de um todo e como são formadas (numerador e denominador). Utilizando exemplos visuais, como gráficos e fotos de alimentos, o professor pode ilustrar as diferentes frações e suas representações.

Durante a apresentação, os alunos serão incentivados a participar, perguntando sobre exemplos do dia a dia com frações e fazendo levantamento de situações que eles conhecem.

3.3. Atividades práticas

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Montando Pizzas de Frações

Nesta atividade, os alunos receberão círculos de papel que representarão pizzas. Eles devem colorir partes da pizza de diferentes maneiras para representar frações. Por exemplo, se a pizza for dividida em 4 partes e 3 delas forem coloridas, eles devem indicar a fração 3/4.

Atividade 2: Frações na Cozinha

Divididos em grupos, os alunos devem escolher uma receita simples que use frações, como um bolo ou um suco, e apresentar como as frações são necessárias para a realização da receita. Devem ainda fazer a conversão de medidas, como de 1/2 xícara para ml.

Essas atividades práticas ajudarão os alunos a visualizarem e aplicarem os conceitos de frações, promovendo a aprendizagem colaborativa e ativa.

4. Retorno

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor solicitará aos alunos que compartilhem suas experiências e o que aprenderam com as atividades realizadas. Perguntas como “O que você achou mais fácil ou difícil ao trabalhar com frações?” podem ser levantadas para discussão.

4.2. Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

O professor pedirá que os alunos escrevam rapidamente sobre uma fração que aprenderam hoje e uma dúvida que ainda têm. Isso ajudará o professor a avaliar o entendimento da turma e detectar pontos que ainda precisam ser abordados.

5. Tarefa de casa

Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor poderá enviar uma folha de exercícios que envolvem resolver problemas simples de frações e pedir que os alunos desenhem exemplos de frações que vivenciam no dia a dia.

6. Conclusão

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para encerrar a aula, o professor fará um breve resumo dos conceitos abordados sobre frações, estimulando os alunos a refletirem sobre como as frações estão presentes nas suas vidas. O professor poderá reforçar que o conhecimento de frações não é apenas teórico, mas tem aplicações práticas que eles podem observar todos os dias.

O professor pode ainda indicar recursos adicionais, como vídeos educativos sobre frações, e convidá-los a compartilhar experiências que tenham relacionado ao tema até a próxima aula. Por fim, a importância do entendimento de frações para diversas áreas do conhecimento, como a culinária, será sublinhada.

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