Plano de Aula para o 4º Ano do Ensino Fundamental

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

Plano de Aula sobre Multiplicação e Divisão

1. Objetivos
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>

1.1. Objetivos principais:

– Promover a compreensão dos conceitos de multiplicação e divisão, destacando suas relações e aplicações práticas em situações do cotidiano.

– Desenvolver habilidades de resolução de problemas e raciocínio lógico, permitindo que os alunos identifiquem estratégias eficientes para resolver operações matemáticas.

– Estimular o uso de diferentes representações matemáticas, como tabelas e diagramas, para facilitar o entendimento dos conceitos.

1.2. Objetivos secundários:

– Fomentar a colaboração entre os alunos através de atividades em grupo, incentivando a troca de ideias e diferentes abordagens para a resolução de problemas matemáticos.

– Estimular a autoconfiança dos alunos em suas habilidades matemáticas, promovendo um ambiente onde eles se sintam à vontade para explorar e experimentar diferentes métodos.

– Encorajar a prática regular da multiplicação e divisão, integrando jogos e atividades lúdicas que tornem o aprendizado mais envolvente e divertido.

2. Introdução
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>

O professor inicia a aula relembrando os conceitos básicos de adição e subtração abordados anteriormente. Em seguida, apresenta a relação entre multiplicação e adição, utilizando exemplos cotidianos e objetos concretos, como grupos de frutas ou brinquedos.

Para engajar os alunos, o professor propõe um desafio: “Se em uma caixa cabem 5 maçãs, quantas maçãs caberiam em 3 caixas?” Isso introduz a ideia de multiplicação como uma forma de simplificar adições repetidas.

Para contextualizar a importância do tema, o professor pode compartilhar situações da vida real onde a multiplicação e a divisão são essenciais, como na compra de produtos em promoção ou na divisão de tarefas entre amigos.

3. Desenvolvimento
Estimativa de tempo: <50 - 60 minutos>

3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>

O professor revisa os conceitos de adição e subtração, reforçando como esses conhecimentos são fundamentais para entender operações mais complexas, como a multiplicação e a divisão. Os alunos participam de uma breve atividade em duplas, onde devem resolver exemplos simples de adição que poderiam ser transformados em multiplicação.

3.2. Apresentação da teoria
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>

Durante essa etapa, o professor apresenta as tabelas de multiplicação, explicando como elas podem ajudar a simplificar cálculos. Demonstra a relação entre multiplicação e divisão, utilizando exemplos visuais, como círculos ou retângulos que podem ser divididos em partes iguais.

O professor também compartilha dicas para memorizar a tabela de multiplicação, como jogos de repetição, rimas ou músicas. A participação ativa dos alunos é encorajada, com perguntas sobre a utilização da multiplicação e divisão em diferentes contextos.

3.3. Atividades práticas
Estimativa de tempo: <20 - 25 minutos>

Atividade 1: Jogo da Tabela de Multiplicação
Os alunos se organizam em grupos e jogam um jogo de tabuleiro onde cada casa representa um número. Ao cair em uma casa, devem multiplicar esse número por um número sorteado. O objetivo é avançar no tabuleiro e chegar ao final utilizando a maior quantidade de multiplicações corretas.

Atividade 2: Dividindo Comida
Os alunos recebem diferentes quantidades de “doces” (pode ser papel cortado ou objetos pequenos) e são desafiados a dividir esses doces igualmente entre um número de colegas. Após a atividade, discutem como essa prática se relaciona com a divisão e os diferentes métodos que encontraram para realizar a tarefa.

Essas atividades permitem que os alunos pratiquem as operações de forma prática e divertida, reforçando o que foi aprendido na teoria.

4. Retorno
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>

4.1. Verificação do aprendizado
Estimativa de tempo: <5 - 10 minutos>

Após as atividades, o professor solicita que alguns alunos compartilhem suas experiências, tanto do jogo quanto da atividade de dividir alimentos. Perguntas como: “Qual foi a parte mais desafiadora?” ou “Como você usou a multiplicação para resolver seu problema?” podem ser feitas para conectar teoria e prática.

4.2. Feedback dos alunos
Estimativa de tempo: <5 - 10 minutos>

O professor pede que os alunos escrevam em um papel o que aprenderam e qual conceito gostariam de explorar mais. Esse feedback ajuda a identificar áreas que precisam de maior atenção nas próximas aulas.

5. Tarefa de casa
Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor distribui uma lista de exercícios de multiplicação e divisão para casa, garantindo que sejam desafiadores, mas acessíveis. Ele incentiva os alunos a utilizarem os conceitos abordados em suas vidas diárias, como calcular preços ou dividir tarefas em casa.

6. Conclusão
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>

Para finalizar a aula, o professor faz um breve resumo dos principais pontos discutidos, reforçando a relação entre multiplicação e divisão e sua importância em diversas situações do cotidiano.

Sugestões de materiais adicionais, como jogos online ou aplicativos, são oferecidas para que os alunos possam continuar praticando em casa. O professor enfatiza que a habilidade em multiplicação e divisão não só é útil na matemática, mas também em suas vidas diárias, ao lidar com dinheiro, proporções e até mesmo na resolução de conflitos.

O professor encerra a aula motivando os alunos a verem a matemática como uma ferramenta poderosa que pode ser utilizada em diferentes aspectos da vida, e que a prática leva à perfeição.

Avalie esse post

Deixe um comentário