Plano de Aula Pronto

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

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1. Objetivos

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Objetivos principais:

  • Compreender os principais acontecimentos, transformações sociais, políticas e econômicas durante a Revolução Industrial.
  • Analyser os impactos da Revolução Industrial no mundo contemporâneo e a evolução dos padrões de produção e trabalho.
  • Refletir sobre a importância da Revolução Industrial como um marco na história da humanidade, considerando suas consequências positivas e negativas.

1.2. Objetivos secundários:

  • Estimular a criatividade dos alunos em relacionar a Revolução Industrial com contextos atuais, como a automação e as novas tecnologias.
  • Fomentar a habilidade de trabalho em equipe através de discussão e construção conjunta de conhecimento.
  • Incentivar os alunos a desenvolverem habilidades de pesquisa e apresentação ao explorar temas relacionados à Revolução Industrial.
  • Encorajar a reflexão crítica sobre os direitos dos trabalhadores e as condições de trabalho ao longo da história.
  • Conectar a Revolução Industrial com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico.

2. Introdução

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor inicia a aula convidando os alunos a recordarem o que aprenderam em aulas anteriores sobre “Sociedade e Economia no século XVIII”. Seguindo a linha do tempo histórica, o professor pode perguntar: “Quais mudanças vocês acham que começaram a ocorrer com a Revolução Industrial?”.

Depois, o professor deve explicar a importância da Revolução Industrial, destacando que foi um período de significativas inovações tecnológicas que mudaram a forma como a sociedade produzia bens, assim como as relações de trabalho.

Para atrair a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar curiosidades, como como a invenção da máquina a vapor transformou o transporte e a indústria e o impacto que isso teve no cotidiano das pessoas.

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor revisa os conceitos-chave discutidos anteriormente, como mercantilismo, Revolução Agrícola e inovações tecnológicas. Isso pode ser facilitado com um pequeno quiz ou discussões em grupo.

3.2. Apresentação da teoria

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Nesta etapa, o professor apresenta a teoria necessária para entender o fenômeno da Revolução Industrial. Ele deve explicar suas características principais, como a transição do trabalho artesanal para o trabalho em fábricas, a urbanização e a expansão do comércio. É importante discorrer sobre os principais inventos, como a máquina a vapor, o tear mecânico e o telégrafo.

Durante essa apresentação, o professor deve incentivar a participação dos alunos, solicitando que eles compartilhem como acreditam que as mudanças da época afetaram a sociedade, fazendo conexões com o mundo contemporâneo.

3.3. Atividades práticas

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Linha do tempo interativa

Criar uma linha do tempo em sala, onde os alunos podem adicionar inventos, eventos significativos e suas consequências. Os alunos poderão usar cartazes, imagens e textos curtos.

Atividade 2: Debate sobre as condições de trabalho

Dividir os alunos em grupos e propor um debate sobre as condições de trabalho durante a Revolução Industrial e em comparação com as situações atuais. Os alunos devem pesquisar e apresentar seus pontos, utilizando evidências para defender seus argumentos.

4. Retorno

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor revisa com a turma o que foi aprendido. Pode solicitar que cada grupo compartilhe um conceito que consideram crucial durante a discussão e a construção da linha do tempo. As perguntas podem incluir: “Qual foi o impacto mais significativo que a Revolução Industrial teve na sociedade?”

4.2. Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

O professor deve pedir que os alunos escrevam em um papel uma palavra que representa o que aprenderam e uma pergunta que ainda têm sobre o tema. Esse feedback serve para medir a eficácia da aula e identificar áreas que precisam de mais esclarecimentos.

5. Tarefa de casa

Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor deve sugerir que os alunos leiam um capítulo de um livro ou artigo sobre a Revolução Industrial e preparem um resumo sobre o impacto que as inovações tecnológicas tiveram na vida cotidiana das pessoas da época. Eles também devem trazer uma reflexão sobre como isso se relaciona com suas vidas hoje.

6. Conclusão

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para finalizar a aula, o professor recapitula os principais pontos abordados, reforçando a importância da Revolução Industrial na transformação do mundo social e econômico. Ele destaca como as inovações daquela época ainda repercutem em inovações e modelos de trabalho atuais.

O professor também pode sugerir materiais adicionais, como documentários ou livros que tratam do período, como “A Revolução Industrial” de Eric Hobsbawm, enfatizando como o estudo desse tema é relevante para a compreensão do mundo contemporâneo.

Por fim, deve-se ressaltar a importância da história não apenas como um estudo do passado, mas como uma ferramenta que ajuda a entender as questões sociais e econômicas atuais e a responsabilidade que os alunos têm no futuro da sociedade.

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