1. Objetivos
Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>
1.1. Objetivos principais:
- Proporcionar a expressão criativa das crianças através da pintura, permitindo que explorem suas emoções e sentimentos.
- Promover o desenvolvimento motor fino ao manipular as tintas e os materiais.
- Incentivar a socialização e o trabalho em grupo, estimulando a troca de ideias e a cooperação.
1.2. Objetivos secundários:
- Desenvolver a percepção sensorial das crianças ao explorar diferentes texturas e cores.
- Fomentar a apreciação estética, ajudando-as a identificar e valorizar obras de arte em suas diversas formas.
- Conectar a atividade à natureza, utilizando elementos naturais como folhas e pedras para enriquecer as obras.
2. Introdução
Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>
Para iniciar a aula, o professor pode apresentar um quadro famoso, como “A Noite Estrelada” de Van Gogh, e despertar a curiosidade das crianças fazendo perguntas sobre o que elas veem. Isso garantirá que todos estejam alinhados para a atividade.
Em seguida, o professor pode explicar que a aula de hoje será sobre como podemos usar as mãos para criar arte e que não precisamos de pincéis para fazer isso. A importância de usar as mãos como ferramenta criativa deve ser enfatizada.
Para contextualizar, o professor pode falar sobre as pinturas rupestres dos nossos ancestrais, mostrando que a pintura existe há milhares de anos e que cada um pode se expressar artisticamente.
Por fim, para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades, como a variedade de cores que podem ser criadas ao misturar tintas ou o quanto as cores podem influenciar nossas emoções.
3. Desenvolvimento
Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>
3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores
Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>
Neste momento, o professor pode fazer uma rápida revisão sobre as cores primárias e secundárias, utilizando um círculo chromático ou até mesmo as tintas que estarão disponíveis para a atividade. Isso pode ser feito por meio de perguntas interativas, incentivando as crianças a compartilhar suas experiências anteriores com a pintura.
3.2. Apresentação da teoria
Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>
O professor deve explicar que hoje irão usar as mãos para pintar, e que isso significa que as crianças poderão sentir a textura da tinta diretamente. A ideia de criar arte com as mãos não só é divertida, mas permite um contato mais próximo e intuitivo com os materiais.
Os conceitos de mistura de cores e a sensação de liberdade na criação devem ser abordados, e o professor pode demonstrar como misturar as tintas na paleta (ou nos próprios dedos!) pode gerar novas cores.
3.3. Atividades práticas
Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>
Atividade 1: Criação de obras de arte com as mãos
Nesta atividade, cada aluno receberá uma folha grande de papel e tintas de diversas cores. Eles poderão usar as mãos para pintar livremente, criar estampas, e até registrar a impressão das palmas ou dos dedos no papel. O professor deverá estar disponível para orientar e estimular as crianças, perguntando sobre o que essas pinturas significam para elas.
Atividade 2: Pintura em grupo
Dividir a sala em pequenos grupos, onde cada grupo terá um grande papel craft. A tarefa é que eles criem uma cena utilizando as mãos e elementos naturais (como folhas e flores) que podem ser incorporados às suas pinturas. Essa atividade fomenta a colaboração e o trabalho em equipe, além de fortalecer o conceito de que a arte pode vir de diferentes fontes.
4. Retorno
Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>
4.1. Verificação do aprendizado
Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>
Após as atividades, o professor pode pedir que as crianças compartilhem suas obras e falem um pouco sobre o que criaram e o que as inspirou. Isso ajuda a conectar a prática com a teoria e reforçar o que foi aprendido.
4.2. Feedback dos alunos
Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>
O professor pode solicitar que cada aluno diga uma palavra que representa sua sensação ao pintar com as mãos. Essa atividade oferecerá uma visão sobre a experiência dos alunos e como se sentiram em relação à atividade realizada.
5. Tarefa de casa
Estimativa de tempo: <5 minutos>
Como tarefa, o professor pode pedir que os alunos coletem materiais que podem ser usados para fazer arte em casa, como folhas secas, flores ou outros elementos da natureza. Eles devem trazer para a próxima aula para continuarmos o tema e usá-los em futuras criações artísticas.
6. Conclusão
Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>
Para finalizar, o professor deve reforçar a importância da criatividade e da expressão artística, destacando que cada um tem uma forma única de se expressar. Também pode falar sobre como a pintura com as mãos permite uma conexão mais profunda com a arte e uma forma divertida de explorar o mundo ao nosso redor.
A aula deve concluir com uma mensagem sobre a apreciação da arte e como todos podem ser artistas, estimulando as crianças a continuarem a explorar e a se expressar artisticamente em suas vidas diárias.