Plano de Aula para Trabalhar Receita na Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

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1. Objetivos

Estimativa de tempo: < 10 - 15 minutos

1.1. Objetivos principais:

  • Estimular a curiosidade das crianças sobre gastronomia e a importância de uma alimentação saudável.
  • Ensinar sobre a sequência e a organização na preparação de uma receita, desenvolvendo habilidades de planejamento.
  • Promover a interação e o trabalho em grupo durante a atividade prática de confecção da receita.

1.2. Objetivos secundários:

  • Desenvolver habilidades motoras por meio da manipulação de ingredientes.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a importância de ouvir e respeitar as ideias dos colegas.
  • Estimular a criatividade ao permitir que as crianças adicione ingredientes ou crie suas próprias variações da receita.
  • Incentivar a construção de vínculos afetivos através da partilha da comida, aprendendo a valorizar a alimentação como um momento de convivência.

2. Introdução

Estimativa de tempo: < 15 - 20 minutos

O professor deve iniciar a aula apresentando o tema da alimentação e destacando a importância de conhecer receitas. Para isso, pode compartilhar uma história ou um vídeo curto sobre um personagem que adora cozinhar.

Em seguida, o professor pode perguntar às crianças: “Qual é o seu prato favorito?” ou “Quem aqui já ajudou a cozinhar em casa?” Isso ajudará a ativar o conhecimento prévio e o interesse pelo tema.

O professor pode também explicar que hoje eles irão trabalhar com uma receita especial e que, ao final, poderão degustar o que prepararem, criando um ambiente de expectativa.

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: < 50 - 60 minutos

3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: < 10 - 15 minutos

Criar um breve quadro na lousa onde as crianças possam listar algumas receitas que conhecem e os ingredientes que são usados nelas. Isso ajudará a lembrar das diferentes possibilidades de preparar alimentos.

3.2. Apresentação da teoria

Estimativa de tempo: < 15 - 20 minutos

Após a revisão, o professor pode apresentar a receita do dia de forma simples, utilizando ilustrações ou a própria receita impressa. Ele deve explicar cada ingrediente e sua função na receita, além de discutir as etapas do preparo.

A interação deve ser incentivada: perguntar “Alguém sabe qual a função do açúcar na receita?” ou “O que acontece se não colocarmos fermento?” ajudam a estimular a curiosidade e o aprendizado.

3.3. Atividades práticas

Estimativa de tempo: < 20 - 25 minutos

Atividade 1: Confecção da receita

Dividir as crianças em grupos pequenos e distribuir os ingredientes necessários para a receita escolhida, como uma salada de frutas ou um bolo simples. As etapas devem ser seguidas com a supervisão do professor, que orientará cada grupo, garantindo que todos participem.

Atividade 2: Apresentação do prato

Após a confecção, cada grupo pode apresentar sua receita para os colegas, explicando como foi o processo e quais ingredientes utilizaram. Essa prática ajuda a desenvolver a linguagem e a expressão oral.

4. Retorno

Estimativa de tempo: < 15 - 20 minutos

4.1. Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: < 5 - 10 minutos

O professor deve realizar uma roda de conversa, onde cada grupo compartilha o que aprendeu durante a atividade. Perguntas como “Qual foi a parte mais divertida de fazer a receita?” e “O que você aprendeu sobre os ingredientes?” ajudam na reflexão.

4.2. Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: < 5 - 10 minutos

O feedback pode ser feito de forma divertida, onde as crianças escrevem ou desenham uma coisa que gostaram da aula e uma que gostariam de aprender na próxima vez.

5. Tarefa de casa

Estimativa de tempo: < 5 minutos

Os alunos podem ser incentivados a ajudar em casa com alguma receita e, no dia seguinte, compartilhar como foi a experiência em sala de aula. Essa atividade aproxima o aprendizado da rotina familiar.

6. Conclusão

Estimativa de tempo: < 10 - 15 minutos

Para finalizar, o professor deve recapitular os principais pontos da aula, reforçando a importância de conhecer novas receitas e como a alimentação faz parte das nossas vidas e relações. Ele pode falar sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada.

O professor também pode sugerir que, ao longo da semana, as crianças observem e coletem mais receitas simples que gostariam de fazer, com a ajuda dos pais. Essa sugestão contribuirá para o desenvolvimento da autonomia e do gosto por cozinhar.

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