Plano de Aula: Parlenda na Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

Plano de aula de Parlendas na Educação Infantil

1. Objetivos

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Objetivos principais:

  • Promover a expressão oral e a construção do conhecimento através de parlendas, incentivando a memorização e o ritmo das palavras.
  • Estimular habilidades linguísticas, sociais e cognitivas nas crianças, auxiliando na formação de uma base sólida para a alfabetização.
  • Fomentar a imaginação e criatividade, permitindo que os alunos criem suas próprias parlendas em grupo.

1.2. Objetivos secundários:

  • Desenvolver a habilidade de ouvir e respeitar as opiniões dos colegas durante a atividade.
  • Incentivar a integração e o trabalho em equipe, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.
  • Estimular a apreciação da cultura popular e das tradições orais, contribuindo para a formação da identidade cultural das crianças.

2. Introdução

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor inicia a aula com uma breve explicação sobre o que são parlendas, destacando que se tratam de rimas e frases divertidas que fazem parte do folclore e da tradição oral.

Para engajar os alunos, o professor pode apresentar algumas parlendas conhecidas, enfatizando seu ritmo e musicalidade. Isso pode incluir jogos de palmas, onde as crianças acompanham o texto batendo as mãos.

Em sequência, o professor contextualiza a importância das parlendas no aprendizado da língua, falando sobre sua função lúdica e educativa. Pode-se citar a BNCC, que valoriza a interação oral, a escuta atenta e o respeito à diversidade cultural.

Para finalizar a introdução, o professor pode contar uma breve história ou apresentar curiosidades sobre como as parlendas são usadas em diferentes culturas, despertando curiosidade nas crianças.

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor inicia uma breve revisão, perguntando às crianças se elas conhecem alguma parlenda, ou se lembram de alguma frase divertida. Isso cria um clima de interação e é uma oportunidade para as crianças se expressarem.

3.2. Apresentação da teoria

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Após a interação, o professor apresenta algumas parlendas famosas, explicando seus significados e nuances. Durante a apresentação, ele utiliza recursos visuais, como cartazes, para ilustrar as parlendas e facilitar a memorização das crianças.

O professor combina a leitura das parlendas com atividades de ritmo, como batucar com os pés ou palmas, ajudando os alunos a internalizarem a musicalidade e o ritmo próprios das parlendas.

3.3. Atividades práticas

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Criando novas parlendas

Os alunos serão divididos em grupos para criar suas próprias parlendas, utilizando palavras que tenham aprendido. Cada grupo deve escolher um tema, como animais, cores ou diversão, e escrever uma parlenda que incorpore rimas divertidas.

Atividade 2: Jogo das Parlendas

Os alunos participarão de um jogo onde o professor diz uma parte de uma parlenda e os alunos devem completar com a parte que falta. Isso ajuda a reforçar a memorização e traz um aspecto lúdico e dinâmico para a atividade.

4. Retorno

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor deve solicitar que cada grupo compartilhe a parlenda que criou, possibilitando à turma ouvir e interagir. O professor pode fazer perguntas como: “Qual foi a parte mais divertida da criação da sua parlenda?” e “O que você aprendeu sobre rimas?”.

4.2. Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

O professor pode estimular as crianças a desenhar ou escrever uma palavra que lembre uma parlenda, ajudando-as a refletir sobre o que gostaram mais na atividade. Isso fornece ao professor informações sobre o entendimento dos alunos e mostra o que pode ser aprimorado nas próximas aulas.

5. Tarefa de casa

Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor pode sugerir que os alunos busquem uma parlenda com suas famílias e a tragam para compartilhar na próxima aula. Essa tarefa promove o envolvimento da família e conecta a experiência escolar com o ambiente familiar.

6. Conclusão

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para concluir a aula, o professor deve recapitular os principais pontos trabalhados, reforçando a importância das parlendas na cultura popular e no desenvolvimento da linguagem. É essencial ressaltar como essa prática pode ajudar na formação do vínculo entre a leitura, a oralidade e a expressão artística.

O professor deve também enaltecer a participação de todos durante a aula e como a criatividade e a imaginação trazem alegria para o aprendizado. E que isso pode ser uma parte importante do dia a dia deles, ajudando na construção da identidade e no fortalecimento do trabalho em grupo.

Por fim, o professor pode sugerir que, além das parlendas, as crianças explorem outras formas de literatura oral, como contos e fábulas, integrando-as na rica tradição cultural que estamos todos construindo juntos.

Avalie esse post

Deixe um comentário