Plano de aula de Parlendas na Educação Infantil
1. Objetivos
Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>
1.1. Objetivos principais:
- Promover a expressão oral e a construção do conhecimento através de parlendas, incentivando a memorização e o ritmo das palavras.
- Estimular habilidades linguísticas, sociais e cognitivas nas crianças, auxiliando na formação de uma base sólida para a alfabetização.
- Fomentar a imaginação e criatividade, permitindo que os alunos criem suas próprias parlendas em grupo.
1.2. Objetivos secundários:
- Desenvolver a habilidade de ouvir e respeitar as opiniões dos colegas durante a atividade.
- Incentivar a integração e o trabalho em equipe, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.
- Estimular a apreciação da cultura popular e das tradições orais, contribuindo para a formação da identidade cultural das crianças.
2. Introdução
Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>
O professor inicia a aula com uma breve explicação sobre o que são parlendas, destacando que se tratam de rimas e frases divertidas que fazem parte do folclore e da tradição oral.
Para engajar os alunos, o professor pode apresentar algumas parlendas conhecidas, enfatizando seu ritmo e musicalidade. Isso pode incluir jogos de palmas, onde as crianças acompanham o texto batendo as mãos.
Em sequência, o professor contextualiza a importância das parlendas no aprendizado da língua, falando sobre sua função lúdica e educativa. Pode-se citar a BNCC, que valoriza a interação oral, a escuta atenta e o respeito à diversidade cultural.
Para finalizar a introdução, o professor pode contar uma breve história ou apresentar curiosidades sobre como as parlendas são usadas em diferentes culturas, despertando curiosidade nas crianças.
3. Desenvolvimento
Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>
3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores
Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>
O professor inicia uma breve revisão, perguntando às crianças se elas conhecem alguma parlenda, ou se lembram de alguma frase divertida. Isso cria um clima de interação e é uma oportunidade para as crianças se expressarem.
3.2. Apresentação da teoria
Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>
Após a interação, o professor apresenta algumas parlendas famosas, explicando seus significados e nuances. Durante a apresentação, ele utiliza recursos visuais, como cartazes, para ilustrar as parlendas e facilitar a memorização das crianças.
O professor combina a leitura das parlendas com atividades de ritmo, como batucar com os pés ou palmas, ajudando os alunos a internalizarem a musicalidade e o ritmo próprios das parlendas.
3.3. Atividades práticas
Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>
Atividade 1: Criando novas parlendas
Os alunos serão divididos em grupos para criar suas próprias parlendas, utilizando palavras que tenham aprendido. Cada grupo deve escolher um tema, como animais, cores ou diversão, e escrever uma parlenda que incorpore rimas divertidas.
Atividade 2: Jogo das Parlendas
Os alunos participarão de um jogo onde o professor diz uma parte de uma parlenda e os alunos devem completar com a parte que falta. Isso ajuda a reforçar a memorização e traz um aspecto lúdico e dinâmico para a atividade.
4. Retorno
Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>
4.1. Verificação do aprendizado
Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>
Após as atividades, o professor deve solicitar que cada grupo compartilhe a parlenda que criou, possibilitando à turma ouvir e interagir. O professor pode fazer perguntas como: “Qual foi a parte mais divertida da criação da sua parlenda?” e “O que você aprendeu sobre rimas?”.
4.2. Feedback dos alunos
Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>
O professor pode estimular as crianças a desenhar ou escrever uma palavra que lembre uma parlenda, ajudando-as a refletir sobre o que gostaram mais na atividade. Isso fornece ao professor informações sobre o entendimento dos alunos e mostra o que pode ser aprimorado nas próximas aulas.
5. Tarefa de casa
Estimativa de tempo: <5 minutos>
O professor pode sugerir que os alunos busquem uma parlenda com suas famílias e a tragam para compartilhar na próxima aula. Essa tarefa promove o envolvimento da família e conecta a experiência escolar com o ambiente familiar.
6. Conclusão
Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>
Para concluir a aula, o professor deve recapitular os principais pontos trabalhados, reforçando a importância das parlendas na cultura popular e no desenvolvimento da linguagem. É essencial ressaltar como essa prática pode ajudar na formação do vínculo entre a leitura, a oralidade e a expressão artística.
O professor deve também enaltecer a participação de todos durante a aula e como a criatividade e a imaginação trazem alegria para o aprendizado. E que isso pode ser uma parte importante do dia a dia deles, ajudando na construção da identidade e no fortalecimento do trabalho em grupo.
Por fim, o professor pode sugerir que, além das parlendas, as crianças explorem outras formas de literatura oral, como contos e fábulas, integrando-as na rica tradição cultural que estamos todos construindo juntos.