-
Objetivos
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>
- Objetivos principais:
- Desenvolver a habilidade de leitura e escrita dos alunos, promovendo a compreensão e produção de textos simples.
- Estimular o interesse pela leitura e a valorização do hábito de contar e ouvir histórias.
- Reconhecer as letras do alfabeto e associá-las aos sons correspondentes, facilitando a formação de palavras.
- Objetivos secundários:
- Fomentar a criatividade dos alunos por meio da produção de pequenas histórias, utilizando figuras e palavras-chave.
- Incentivar o trabalho em grupo e a troca de ideias, valorizando a colaboração durante as atividades de escrita.
- Promover a prática da escuta ativa, onde os alunos possam compartilhar suas produções textuais e receber feedback.
- Desenvolver a habilidade de identificar e usar diferentes tipos de letras (maiúsculas e minúsculas) em contextos de leitura e escrita.
- Objetivos principais:
-
Introdução
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>
O professor deve iniciar a aula contando uma breve história que contenha elementos lúdicos, utilizando fantoches ou figuras para ilustrar os personagens. Após isso, deverá apresentar a importância da leitura e escrita na vida cotidiana, mostrando como esses elementos fazem parte da rotina de todos.
Para estimular a curiosidade, o professor pode apresentar algumas letras do alfabeto de forma divertida, relacionando-as a objetos ou animais, utilizando recursos visuais que atraem a atenção dos alunos.
Em seguida, o professor pode contextualizar a relevância do tema ao falar sobre como saber ler e escrever pode abrir portas para novas descobertas e aventuras.
-
Desenvolvimento
Estimativa de tempo: <50 - 60 minutos>
-
Revisão dos conhecimentos anteriores
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>
O professor deve iniciar revisitanto letras já aprendidas, utilizando jogos interativos, como bingo, com letras do alfabeto. Isso reforça a memorização e o reconhecimento das letras.
-
Apresentação da teoria
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>
O professor irá apresentar a relação entre letras e sons, utilizando o quadro para mostrar como as letras formam palavras. É interessante incluir exemplos de palavras simples que os alunos conhecem. O uso de cartazes e músicas que envolvam o alfabeto pode ser muito eficaz.
Durante a explanação, é essencial a participação ativa dos alunos, onde podem cantar juntos uma música do alfabeto ou fazer sons de letras específicas.
-
Atividades práticas
Estimativa de tempo: <20 - 25 minutos>
- Atividade 1: Caça-palavras de letras
Nesta atividade, o professor disponibiliza um caça-palavras com letras do alfabeto que os alunos precisam encontrar. Este recurso auxilia na fixação do reconhecimento das letras.
- Atividade 2: Criação de histórias em quadrinhos
Os alunos são divididos em grupos e devem criar uma pequena história em quadrinhos utilizando figuras e palavras simples. Cada grupo apresentará sua produção para a classe. O uso de papel colorido e canetinhas vai incentivar a criatividade.
- Atividade 1: Caça-palavras de letras
-
Revisão dos conhecimentos anteriores
-
Retorno
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>
-
Verificação do aprendizado
Estimativa de tempo: <5 - 10 minutos>
Após as atividades, o professor deve solicitar que os alunos compartilhem o que aprenderam sobre letras e palavras. Perguntas como: “Qual letra você mais gosta?” ou “Qual foi a palavra mais divertida que você encontrou?” podem ajudar a promover a reflexão.
-
Feedback dos alunos
Estimativa de tempo: <5 - 10 minutos>
Nesta parte, o professor pode pedir que os alunos escrevam em um papel:
- Uma palavra que aprenderam hoje.
- Uma coisa que eles gostariam de saber mais sobre a escrita.
-
Verificação do aprendizado
-
Tarefa de casa
Estimativa de tempo: <5 minutos>
O professor poderá sugerir que os alunos, com a ajuda de seus pais, encontrem cinco objetos em casa que comecem com letras diferentes e escrevam suas descobertas em uma folha.
-
Conclusão
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>
Para concluir a aula, o professor deve reforçar a importância da leitura e escrita no dia a dia e como elas são fundamentais para a comunicação. É essencial recapitular os principais pontos discutidos, como a relação entre letras e sons e o estímulo à criatividade através da escrita.
Em seguida, o professor pode sugerir que os alunos continuem engajados na leitura em casa, dando dicas de livros infantis apropriados, e reforçando o prazer que um bom livro pode trazer.
Por fim, deixar uma mensagem positiva sobre como cada um deles pode se tornar um grande leitor e escritor, incentivando-os a praticar cada vez mais.