Plano de Aula: Fenômenos da Natureza na Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

1. Objetivos

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Objetivos principais:

  • Introduzir as crianças ao conceito de fenômenos naturais, como chuvas, ventos e tempestades, de uma maneira lúdica e acessível.
  • Estimular a curiosidade e a observação do cotidiano, promovendo um olhar mais atento para a natureza ao redor.
  • Desenvolver habilidades comunicativas, permitindo que as crianças compartilhem suas experiências e conhecimentos sobre os fenômenos que observam.

1.2. Objetivos secundários:

  • Fomentar a criatividade das crianças por meio de atividades que incluam artes e dramatizações sobre fenômenos naturais.
  • Estimular o trabalho em grupo, promovendo a socialização e a troca de ideias entre as crianças.
  • Conectar os fenômenos naturais ao dia a dia, ajudando as crianças a compreenderem a importância da água, do ar e de outros elementos naturais.

2. Introdução

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Inicie a aula fazendo uma roda com as crianças para falar sobre o que elas conhecem a respeito dos fenômenos da natureza. Pergunte se já viram raios, ventos fortes ou chuvas e como se sentiram.

Apresente uma breve história ou um vídeo educativo sobre um fenômeno natural, como uma tempestade, e discuta com as crianças o que aconteceu na história, provocando a curiosidade delas.

Por fim, compartilhe curiosidades divertidas, como por que aparecem arco-íris após a chuva ou o que causa o vento, para instigar o interesse das crianças no tema.

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Reveja os conceitos de natureza e meio ambiente que foram apresentados anteriormente. Pergunte às crianças sobre suas experiências com a natureza nos últimos dias, promovendo uma troca entre elas.

3.2. Apresentação da teoria

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Explique, de maneira simples, o que são fenômenos naturais, dando exemplos claros. Use imagens e sons para ilustrar cada fenômeno (como o som da chuva ou o barulho do vento). Faça perguntas às crianças e incentive que compartilhem o que conhecem.

3.3. Atividades práticas

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Criando um fenômeno natural

As crianças farão uma dramatização onde cada grupo irá representar um fenômeno (chuva, vento, tornado). Elas devem usar suas vozes e movimentos para simular as ações e sons dos fenômenos naturais.

Atividade 2: Artesanato do Arco-íris

Usando papel colorido, as crianças criarão um arco-íris. Para isso, será necessário tesoura, cola e lápis de colorir. Durante a atividade, converse com elas sobre a formação do arco-íris e a relação com a luz e a chuva.

4. Retorno

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, peça que cada grupo compartilhe sua experiência, perguntando sobre o que aprenderam representando os fenômenos naturais e como se sentiram durante a atividade.

4.2. Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Peça que as crianças desenhem algo que aprenderam na aula e escrevam (ou falem) uma palavra que associam a cada fenômeno natural que discutiram. Isso ajudará a entender a conexão delas com o material apresentado.

5. Tarefa de casa

Estimativa de tempo: <5 minutos>

Para casa, sugira que as crianças observem a natureza durante a semana e anotem dois fenômenos que perceberam, seja na escola, em parques ou em casa. Na próxima aula, elas poderão compartilhar suas observações com a turma.

6. Conclusão

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Conclua a aula fazendo um resumo das atividades e reforçando a importância de entender os fenômenos naturais. Destaque como esses fenômenos estão presentes no cotidiano e como as crianças podem observar e preservar a natureza.

Encoraje-as a continuar explorando e se curiosidade sobre a natureza, explicando que sempre podem voltar a discutir e aprender mais sobre esse tema. Lembre-os que todos nós fazemos parte desse grande sistema chamado natureza e podemos cuidar dele!

Avalie esse post

Deixe um comentário

Pedir material no Grupo