Plano de Aula: Educação Infantil – Nova Escola

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

1. Objetivos

Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>

1.1. Objetivos principais:

  • Desenvolver a compreensão dos alunos sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre as opções alimentares do dia a dia e suas implicações para a saúde.
  • Promover hábitos alimentares saudáveis desde a infância, enfatizando a importância de uma boa nutrição.

1.2. Objetivos secundários:

  • Estimular a criatividade dos alunos ao criar pratos saudáveis utilizando ingredientes variados.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração durante atividades práticas.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação ao compartilharem suas criações culinárias.
  • Fomentar a curiosidade sobre alimentos de diferentes culturas e suas propriedades nutricionais.

2. Introdução

Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor deve perguntar aos alunos sobre suas comidas favoritas e relacionar essas opções com sua saúde. Essa estratégia deve provocar curiosidade sobre a escolha dos alimentos.

Em seguida, o professor pode introduzir o tema da alimentação saudável, explicando que se trata de um contexto que não só afeta a saúde física, mas também o bem-estar emocional e social. Exemplos de como uma alimentação equilibrada favorece o crescimento e desenvolvimento das crianças podem ser mencionados.

Para aguçar o interesse, o professor pode apresentar curiosidades, como a diferença entre alimentos processados e frescos, ou o efeito positivo de frutas e vegetais na disposição e energia das crianças durante o dia.

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: <50 - 60 minutos>

3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>

O professor deve iniciar a aula revisando conceitos sobre grupos alimentares e os cuidados com a alimentação abordados em aulas anteriores, utilizando quadros ou desenhos para facilitar a visualização. Atividades de perguntas e respostas podem ajudar a fixar os conteúdos.

3.2. Apresentação da teoria

Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>

A teoria deve abordar os principais grupos alimentares, suas funções e a importância de cada um na dieta diária. O professor pode introduzir a Pirâmide Alimentar e como ela pode ser utilizada pelos alunos para planejar as refeições.

É importante que o professor promova discussões em sala, questionando os alunos sobre suas escolhas alimentares e como elas poderiam ser melhoradas, relacionando as escolhas com a saúde e os hábitos saudáveis.

3.3. Atividades práticas

Estimativa de tempo: <20 - 25 minutos>

Atividade 1: Montando um prato saudável

Os alunos irão trabalhar em grupos, utilizando recortes de revistas, para montar um prato saudável, escolhendo os alimentos do conjunto da Pirâmide Alimentar. Eles devem apresentar suas escolhas e justificar a combinação dos alimentos.

Atividade 2: Livro de receitas saudável

Cada grupo será desafiado a criar uma receita utilizando pelo menos três grupos alimentares diferentes e escrever um pequeno texto sobre os benefícios de cada ingrediente. Ao final, todas as receitas serão compiladas em um “Livro de Receitas Saudáveis” para ser compartilhado com a turma e as famílias.

4. Retorno

Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>

4.1. Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: <5 - 10 minutos>

O professor pode pedir que cada grupo compartilhe o que aprenderam com as atividades e o significado de suas escolhas alimentares. Perguntas como “Por que escolher frutas ao invés de um doce?” podem instigar reflexões e correlações entre os conteúdos.

4.2. Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: <5 - 10 minutos>

Ao final, o professor deve solicitar que os alunos escrevam suas impressões sobre as atividades e o que aprenderam naquele dia. Perguntas reflexivas podem incluir: “Qual foi o alimento que mais te chamou atenção e por quê?”

5. Tarefa de casa

Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor deve orientar os alunos a criarem uma lista de compras saudável, buscando alimentos para uma dieta equilibrada. Esta lista poderá ser levada para casa e discutida com as famílias, envolvendo todos no processo de escolha consciente.

6. Conclusão

Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>

Para finalizar a aula, o professor deve fazer uma recapitulação dos principais conceitos abordados sobre a alimentação saudável, destacando a importância de alimentos variados e balanceados em suas vidas.

O professor pode relacionar tudo que foi discutido e realizado de forma prática, enfatizando que cada um tem um papel fundamental na construção de hábitos saudáveis que os acompanharão por toda a vida.

Por fim, o professor deve sugerir que explorem mais sobre o tema em casa, incentivando-os a pesquisar receitas saudáveis e a discussão com a família sobre alimentação. Assim, reforça-se o papel da alimentação não apenas como aspecto físico, mas uma forma de união familiar e cultural.

Avalie esse post

Deixe um comentário

Pedir material no Grupo