Plano de aula: matemática – 2º ano – números e quantidades

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

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Plano de aula: Matemática – 2º ano – Números e Quantidades

1. Objetivos

Estimativa de tempo: < 10 - 15 minutos

1.1. Objetivos principais:

  • Promover a compreensão dos conceitos básicos de números e quantidades, incluindo a contagem, a comparação e a adição.
  • Estimular o raciocínio lógico dos alunos ao manipular números e resolver problemas matemáticos simples.
  • Desenvolver a familiaridade dos alunos com contextos do cotidiano onde a matemática é aplicada, ajudando-os a ver a relevância da disciplina em suas vidas.

1.2. Objetivos secundários:

  • Fomentar a curiosidade dos alunos, incentivando a exploração de diferentes maneiras de resolver problemas matemáticos.
  • Promover atividades em grupo que ajudem os alunos a colaborarem e compartilharem suas reflexões e metodologias ao lidar com números.
  • Aumentar a confiança dos alunos em suas habilidades matemáticas, encorajando a tentativa e erro como parte do aprendizado.
  • Integrar o uso de materiais manipulativos, como blocos e objetos do cotidiano, para ilustrar conceitos numéricos.

2. Introdução

Estimativa de tempo: < 15 - 20 minutos

Começar a aula relembrando os conceitos de números que foram abordados anteriormente, como números de 1 a 20 e suas representações, para garantir que todos os alunos tenham um conhecimento prévio adequado.

O professor pode apresentar algumas perguntas para iniciar a conversa, como: “Quantas maçãs você vê na mesa?” ou “Se eu tenho dois lápis e ganhei mais três, quantos lápis eu tenho agora?”. Essas perguntas servem como um quebra-gelo e contextos práticos para motivar a participação.

Contextualizar a importância dos números na vida cotidiana, mencionando situações em que precisamos contar, medir, ou distribuir coisas. Exemplos práticos incluem contar dinheiro, medir ingredientes em uma receita ou organizar itens.

Para despertar o interesse, o professor pode contar uma curiosidade sobre as quantidades no cotidiano, como, por exemplo, “Você sabia que o número de mãos que temos é um conceito de matemática que usamos todos os dias para contar coisas?”

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: < 50 - 60 minutos

3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: < 10 - 15 minutos

O professor deve iniciar a revisão fazendo uma breve atividade prática, onde os alunos podem contar objetos em grupos e compartilhar quantidades um com o outro. Essa atividade promoverá a interação entre os alunos e consolidará seu aprendizado prévio. Pode-se usar contagens com brinquedos ou objetos disponíveis na sala de aula.

3.2. Apresentação da teoria

Estimativa de tempo: < 15 - 20 minutos

Nesta etapa, o professor introduzirá os conceitos de adição e comparação de números, utilizando exemplos simples. O uso de materiais manipulativos, como fichas ou blocos, ajudará os alunos a visualizar as operações matemáticas. O professor pode demonstrar uma adição simples e convidar os alunos a participar, realizando a contagem em conjunto.

Fazer conexões com a vida real ao discutir como a matemática é utilizada em diferentes empregos e em atividades do dia a dia, como cozinhar, fazer compras, e organizar eventos. Esto reservará tempo para qeuht os outros estudantes possam trazer exemplos de como usam números no seu cotidiano.

3.3. Atividades práticas

Estimativa de tempo: < 20 - 25 minutos

Atividade 1: Jogo de contagem com blocos

Nessa atividade, cada aluno receberá um conjunto de blocos de cores diferentes e terá a tarefa de contar e agrupar os blocos por cor, em seguida, realizar contagens cruzadas. Ao final da atividade, os alunos apresentarão suas descobertas para a turma, discutindo quantidades e comparações.

Atividade 2: Desafio de adição e subtração

Os alunos serão organizados em pequenos grupos e recebem cartões com situações práticas para resolver, como “Se você tinha 5 balas e deu 2 para seu amigo, quantas sobram?”. Duas formas de resolução podem ser discutidas: manipulativa (com objetos) e mental. Após isso, cada grupo pode compartilhar suas soluções com a turma.

4. Retorno

Estimativa de tempo: < 15 - 20 minutos

4.1. Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: < 5 - 10 minutos

Após as atividades práticas, o professor pode gerar uma discussão sobre as experiências dos alunos nas atividades de contagem e adição, fazendo perguntas como: “O que você aprendeu sobre contagem hoje?” ou “Qual foi a parte mais difícil da atividade de adição?”. O objetivo é conectar as atividades com os conceitos teóricos abordados.

4.2. Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: < 5 - 10 minutos

O professor pode solicitar que os alunos escrevam em suas folhas de exercícios uma coisa nova que aprenderam e uma pergunta que ainda têm sobre o que foi discutido. Essa prática ajudará a identificar áreas que precisam de reforço nas aulas futuras.

5. Tarefa de casa

Estimativa de tempo: < 5 minutos

O professor pode sugerir que os alunos realizem um pequeno livro de contagem com objetos de casa. Cada página do livro deve apresentar diferentes quantidades de objetos encontrados e descrever o que cada um representa. Isso reforçará a relação entre números e quantidades no nosso cotidiano.

6. Conclusão

Estimativa de tempo: < 10 - 15 minutos

Para finalizar, o professor retoma os pontos principais da aula, enfatizando a importância dos números e quantidades tanto na matemática quanto na vida cotidiana. Ele pode destacar como a matemática pode ser divertida e útil, ao mesmo tempo em que vale a pena integrá-la em diversas atividades.

O professor pode sugerir que os alunos observem ao seu redor e notem quantas vezes usam números no dia a dia, além de convidá-los a trazer ideias sobre números para a próxima aula. Isso reforçará a conexão entre o que aprenderam e suas experiências pessoais.

Por fim, o professor pode fazer uma breve menção à BNCC, ressaltando que os conteúdos abordados estão alinhados à habilidade de Matemática da 2ª série, que envolve compreender e utilizar números em situações do cotidiano, promovendo a construção do conhecimento matemático de forma prática e aplicável.

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