Plano de aula: educação física – 7º ano

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

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  • Objetivos

    • Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos
    • Objetivos principais:

      • Proporcionar uma compreensão dos conceitos de educação física, enfatizando a importância da atividade física regular para a saúde e bem-estar.
      • Desenvolver habilidades motoras e sociais dos alunos por meio da prática de esportes e recreação, promovendo a cooperação e o respeito mútuo.
      • Incentivar a conscientização sobre a importância da atividade física na prevenção de doenças e na promoção de um estilo de vida saudável.

    • Objetivos secundários:

      • Estimular a criatividade e a estratégia dos alunos ao praticar jogos e atividades físicas, promovendo o pensamento crítico.
      • Fomentar a prática regular de atividades físicas entre os alunos, encorajando-os a explorar diferentes esportes e modalidades.
      • Aprimorar habilidades de comunicação e trabalho em equipe, através de exercícios que necessitem da colaboração entre os alunos.

  • Introdução

    • Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos
    • Para iniciar a aula, o professor deve relembrar os conceitos abordados na aula anterior, como a importância da atividade física e seus benefícios para a saúde. Isso garantirá que todos os alunos estejam preparados para a aula atual.
    • O professor pode então introduzir uma situação-problema, como: “Quais são os maiores desafios que impedem as pessoas de se exercitar regularmente?” Isso ajudará a gerar discussões e reflexões.
    • É fundamental que o professor mostre a relevância do tema, destacando que a prática de atividades físicas não se limita a um esporte, mas deve ser um estilo de vida que contribui para a saúde física e mental.
    • Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar curiosidades, como dados sobre os benefícios da atividade física, como a redução do risco de doenças crônicas e melhoria do humor.

  • Desenvolvimento

    • Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos
    • 3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores

      • Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos
      • O professor pode iniciar revisando conceitos de exercícios físicos, tipos de esportes e suas respectivas funções e benefícios. Uma breve discussão em grupo pode ajudar a relembrar esses conceitos.

    • 3.2. Apresentação da teoria

      • Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos
      • O professor deve explicar os benefícios da prática regular de esportes, como o aumento da resistência cardiovascular, o fortalecimento muscular e os benefícios psicológicos.
      • Além disso, deve abordar a importância do trabalho em equipe e da disciplina nos esportes e atividades físicas, utilizando exemplos de modalidades esportivas conhecidas pelos alunos.
      • Durante a apresentação, o professor deve estimular a participação dos alunos e encorajar perguntas e discussões sobre suas experiências com esportes.

    • 3.3. Atividades práticas

      • Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos
      • Atividade 1: Jogos cooperativos – Os alunos serão divididos em grupos para participar de jogos que estimulam a cooperação. Atividades como “corrida de revezamento” ou “futebol em equipe” podem ser utilizadas. O objetivo é enfatizar a importância do trabalho em equipe e respeitar uns aos outros.
      • Atividade 2: Circuito de exercícios – Criar um circuito com diferentes estações (como saltos, corridas, e exercícios de resistência). Os alunos devem rotacionar pelas estações, experimentando diferentes técnicas e exercícios, enquanto aprendem sobre a importância de cada um para a saúde.

  • Retorno

    • Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos
    • 4.1. Verificação do aprendizado

      • Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos
      • O professor deve fazer uma breve revisão, pedindo que os grupos compartilhem o que aprenderam nas atividades práticas. Isso pode incluir reflexões sobre a importância do trabalho em equipe e os benefícios de se exercitar regularmente.

    • 4.2. Feedback dos alunos

      • Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos
      • O professor pode pedir aos alunos que escrevam um pequeno resumo sobre o que foi mais significativo para eles na aula de hoje, e quais conceitos ainda são confusos. Isso ajudará a identificar áreas que precisam de mais atenção nas próximas aulas.

  • Tarefa de casa

    • Estimativa de tempo: <5 minutos
    • O professor pode sugerir que os alunos investiguem um esporte de sua escolha e tragam informações sobre os benefícios e as regras para a próxima aula. Isso reforçará a aprendizagem e encorajará o envolvimento fora da sala de aula.

  • Conclusão

    • Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos
    • Para finalizar, o professor deve resumir os principais conceitos discutidos, reiterando a importância da atividade física para a saúde física e mental. Deve destacar as experiências práticas e como elas se conectam à teoria aprendida.
    • O professor pode sugerir materiais adicionais, como vídeos motivacionais de atletas ou livros sobre saúde e bem-estar, para que os alunos possam se aprofundar no tema.
    • Por fim, deve motivar os alunos a continuarem praticando atividades físicas e ressaltando que isso não só contribui para a saúde, mas também para fazer novas amizades e ter um estilo de vida mais ativo e feliz.

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