Plano de aula: ensino religioso – 2º ano – valores

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

Plano de Aula: Ensino Religioso – 2º Ano – Valores

1. Objetivos

1.1. Objetivos principais:

  • Promover a compreensão sobre a importância dos valores éticos e morais nas interações pessoais e sociais.
  • Estimular a reflexão sobre como os valores influenciam as decisões diárias e o convívio em sociedade.
  • Desenvolver o respeito e a empatia, com a compreensão de que os valores podem ser diferentes entre culturas e religiões.

1.2. Objetivos secundários:

  • Fomentar a criatividade dos alunos na expressão de valores através de atividades artísticas, como desenhos e histórias.
  • Incentivar o trabalho em grupo e a troca de experiências, promovendo a valorização das opiniões dos colegas.
  • Desenvolver habilidades de comunicação ao discutir e apresentar seus próprios valores e crenças.
  • Refletir sobre a importância da convivência pacífica, respeito e tolerância em uma sociedade plural.

2. Introdução

Estimativa de tempo: 15-20 minutos

Para abrir a aula, o professor deve iniciar uma conversa sobre o que os alunos entendem por “valores”. Ele pode fazer perguntas como “O que é importante para vocês?” e “Por que devemos respeitar os valores dos outros?”. Este momento visa ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema.

Em seguida, o professor pode apresentar um pequeno vídeo ou uma história que exemplifique um valor, como a honestidade ou a amizade, e perguntar: “Como esse valor ajuda as pessoas a se entenderem melhor?” Isso ajuda a contextualizar a discussão e engajar os alunos.

Por fim, o professor pode compartilhar uma curiosidade ou um fato interessante sobre como diferentes religiões e culturas abordam o mesmo valor, estimulando assim a curiosidade da turma para o que será aprendido.

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: 50-60 minutos

3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores

O professor deve iniciar revisando os valores discutidos em aulas anteriores, como amor, justiça e solidariedade. Essa revisão pode ser feita por meio de um jogo de perguntas e respostas, onde os alunos podem ganhar tipos diferentes de cartões que simbolizam cada valor.

3.2. Apresentação da teoria

O professor deve então apresentar a teoria sobre os valores. É importante explicar que os valores são princípios que orientam as ações e decisões das pessoas, tanto individualmente quanto em grupo. Os conceitos de respeito, empatia e justiça social devem ser abordados, com exemplos práticos da vida cotidiana.

Durante essa apresentação, o professor pode fazer perguntas para estimular a participação dos alunos, como “O que vocês acham que significa empatia?” ou “Como podemos demonstrar respeito aos nossos amigos?”. Esse diálogo ajuda a envolver as crianças e a conectar a teoria com suas próprias experiências.

3.3. Atividades práticas

Atividade 1: Roda de histórias

Os alunos se sentam em círculo e cada um deve contar uma breve história (real ou inventada) onde um valor foi importante. Essa atividade promove a reflexão sobre os valores na prática e também desenvolve habilidades de comunicação.

Atividade 2: Criação de cartazes

Divididos em grupos, os alunos devem criar um cartaz que represente um valor discutido na aula. Eles podem usar recortes de revistas, desenhos e frases curtas. Após a criação, cada grupo apresenta seu cartaz para a turma, explicando por que escolheram aquele valor e como ele pode ser aplicado no dia a dia.

4. Retorno

Estimativa de tempo: 15-20 minutos

4.1. Verificação do aprendizado

Após as atividades, o professor faz uma roda de conversa para que os alunos compartilhem suas experiências e aprendizagens. O professor pode perguntar: “Qual valor foi mais significativo para você e por quê?” ou “Como podemos aplicar esses valores na escola?”.

4.2. Feedback dos alunos

Os alunos podem escrever em um papel o que mais gostaram na aula e o que ainda gostariam de aprender sobre valores. Esse feedback oferece ao professor uma visão sobre a eficácia da aula e potenciais ajustes para o futuro.

5. Tarefa de casa

Estimativa de tempo: 5 minutos

Para a tarefa de casa, o professor pode solicitar que os alunos façam uma pequena redação sobre um valor que consideram importante e como ele se reflete em suas vidas. Essa atividade reforça o aprendizado e a reflexão individual sobre os valores.

6. Conclusão

Estimativa de tempo: 10-15 minutos

Para concluir a aula, o professor deve resumir os principais pontos discutidos sobre a importância dos valores na convivência social. O professor pode reforçar como a empatia, o respeito e a justiça são fundamentais para construir relações saudáveis entre as pessoas.

Além disso, o professor deve ressaltar que cada aluno é responsável por praticar os valores que discutimos, tanto na escola quanto fora dela. Sugestões de leitura de histórias que abordem os valores também podem ser dadas para aprofundar o aprendizado.

Finalmente, o professor pode encerrar fazendo um apelo à importância de qualquer um dos valores discutidos e como pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença na convivência diária.

Avalie esse post

Deixe um comentário