1. Objetivos
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos
1.1. Objetivos principais:
- Habilitar os alunos a estruturarem e organizarem suas ideias de forma clara e coerente em um texto escrito.
- Desenvolver a habilidade de revisão e reescrita, promovendo a autoavaliação e a melhoria contínua do texto.
- Incentivar a criatividade dos alunos na produção de narrativas, permitindo que expressem suas particularidades e conhecimentos sobre o mundo ao redor.
1.2. Objetivos secundários:
- Promover a leitura crítica de textos para identificar diferentes estilos e estruturas textuais.
- Desenvolver competências de trabalho em grupo, através de atividades colaborativas de escrita.
- Fomentar a apreciação da diversidade cultural através da produção literária e do compartilhamento de histórias pessoais.
- Estimular a utilização de recursos diferentes (ilustrações, onomatopeias, etc.) que enriqueçam os textos produzidos.
2. Introdução
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos
Para começar a aula, o professor revisará os conceitos de narrativa e estrutura de texto abordados em aulas anteriores. A ideia é relembrar os alunos sobre como um texto pode ser organizado em introdução, desenvolvimento e conclusão.
Em seguida, serão apresentados exemplos de pequenos contos e histórias. O professor pode fazer perguntas como: “Qual é a parte que mais chamou sua atenção?” e “Como você acha que o autor fez para contar essa história?”.
O professor também pode contextualizar a importância da escrita na comunicação do dia a dia, ressaltando como ela pode ser divertida e expressiva. Uma curiosidade sobre escritores famosos pode ser trazida, como a história de como J.K. Rowling, autora de Harry Potter, começou a escrever em lugares inusitados.
3. Desenvolvimento
Estimativa de tempo: <50 - 60 minutos
3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos
O professor conduzirá uma breve revisão sobre os principais elementos de uma narrativa: personagens, cenário, conflito e desfecho, utilizando exemplos de contos conhecidos.
3.2. Apresentação da teoria
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos
O professor apresentará a teoria centrada na produção de textos, ressaltando a importância da escolha de palavras e da construção de frases para transmitir a mensagem desejada. Serão abordadas as técnicas de início de parágrafo e como criar um clímax na história.
Durante a apresentação, os alunos serão incentivados a fazer perguntas e compartilhar suas experiências com a escrita de histórias.
3.3. Atividades práticas
Estimativa de tempo: <20 - 25 minutos
Atividade 1: Criação de uma história em grupo
Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e deverão criar uma história coletiva, utilizando um quadro branco ou cartolina para organizar suas ideias. Cada grupo deve se concentrar na construção de personagens, no cenário e no conflito da história.
Atividade 2: Reescrita e ilustração
Após a finalização das histórias em grupo, cada aluno terá a oportunidade de reescrever a sua parte, focando na melhoria do texto. Eles também devem criar uma ilustração que complemente a narrativa, incentivando a integração entre texto e imagem.
4. Retorno
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos
4.1. Verificação do aprendizado
Estimativa de tempo: <5 - 10 minutos
O professor conduzirá uma discussão em sala para que os grupos compartilhem suas histórias. Perguntas como: “O que vocês aprenderam sobre a estrutura do texto durante a atividade?” e “Quais dificuldades encontraram na hora de criar a narrativa?” serão feitas para fomentar a reflexão.
4.2. Feedback dos alunos
Estimativa de tempo: <5 - 10 minutos
Os alunos deverão escrever em papeis as três coisas que mais gostaram da atividade e uma pergunta que ainda têm sobre produção de texto. Isso ajudará o professor a entender o nível de entendimento da turma e identificar pontos que podem ser aprofundados em futuras aulas.
5. Tarefa de casa
Estimativa de tempo: <5 minutos
O professor pedirá que cada aluno escreva em casa uma breve narrativa sobre um tema à sua escolha. Ele deve incluir os elementos discutidos na aula e uma ilustração que complemente o texto. As narrativas serão compartilhadas na próxima aula.
6. Conclusão
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos
Para concluir, o professor fará uma recapitulação dos principais aprendizados da aula, enfatizando a importância da estrutura narrativa e da criatividade na redação. Serão revisados os conceitos de introdução, desenvolvimento e conclusão, reforçando a conexão entre a teoria e a prática através das atividades realizadas.
Como sugestão para estudos posteriores, o professor pode indicar livros de contos infantis e sites que incentivam a escrita criativa. Ele também reforçará a ideia de que a escrita é uma ferramenta poderosa para expressar pensamentos, sentimentos e histórias, podendo impactar as vidas das pessoas ao nosso redor.
Por fim, o professor lembrará aos alunos que, ao contarem suas histórias, eles estão não apenas se divertindo, mas também se tornando contadores de histórias, um papel importante na sociedade.