Plano de aula: Ensino Médio – língua portuguesa

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

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1. Objetivos
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>

1.1. Objetivos principais:

– Compreender os diferentes gêneros textuais e suas características específicas, promovendo uma leitura crítica e analisadora dos textos.
– Desenvolver habilidades de escrita por meio da prática em diversos gêneros, favorecendo a expressividade e a fluência linguística dos alunos.
– Incentivar a apreciação da diversidade textual e a sua importância na comunicação social e cultural.

1.2. Objetivos secundários:

– Estimular o debate entre os alunos sobre a função social dos gêneros textuais em diferentes contextos.
– Promover a habilidade de identificação de elementos coesivos e coerentes nos textos, contribuindo para a organização do pensamento.
– Fomentar a prática de reescrita, permitindo que os alunos aperfeiçoem seus textos, compreendendo a construção e a estruturação de diferentes gêneros.
– Incentivar a relação entre leitura e produção textual, vinculando teoria à prática e a importância dessa conexão na formação de leitores e escritores críticos.

2. Introdução
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>

O professor deve iniciar a aula lembrando os alunos sobre o que foram abordados nas aulas anteriores sobre leitura e interpretação de textos, garantindo que todos estejam com uma base sólida para a nova temática.

Depois, o professor introduzirá o conceito de gêneros textuais, questionando: “O que é um gênero textual?” e “Quais são os gêneros que conhecemos?”. Em seguida, ele pode explicar que cada gênero possui características, intenções e formas de organização que são relevantes para a sua compreensão e produção.

O professor deve destacar a importância dos gêneros textuais na vida cotidiana, citando exemplos como cartas, notícias, poemas e resenhas, e como cada um deles nos permite comunicar e expressar diferentes ideias e sentimentos.

Para despertar o interesse da turma, o professor pode compartilhar curiosidades ou dados sobre a frequência do uso de certos gêneros em mídias sociais ou em publicações digitais, mostrando como a evolução da comunicação impacta a diversidade textual.

3. Desenvolvimento
Estimativa de tempo: <50 - 60 minutos>

3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>

O professor deve revisar os conceitos abordados nas aulas passadas sobre leitura e interpretação, destacando como a compreensão de um texto é influenciada por seu gênero e sua estrutura. Essa revisão pode ser feita através de uma dinâmica que envolva a identificação de gêneros textuais em alguns exemplos.

3.2. Apresentação da teoria
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>

O professor deve apresentar os principais gêneros textuais, incluindo narrativo, descritivo, expositivo, argumentativo, lírico, entre outros, explicando as características de cada um e sua função comunicativa.

Durante essa explanação, o professor deve promover a participação dos alunos, solicitando que compartilhem exemplos de gêneros que conhecem e que discutam situações em que os utilizam. A apresentação deve incluir discussões sobre a importância da adequação do gênero à intenção comunicativa e ao público-alvo.

3.3. Atividades práticas
Estimativa de tempo: <20 - 25 minutos>

Atividade 1: Produzindo diferentes gêneros
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um gênero textual específico para produzir (por exemplo, uma crônica, uma notícia, um poema, uma carta). Eles deverão desenvolver o texto considerando as características do gênero escolhido. O professor pode fornecer uma folha com dicas e elementos essenciais a serem incluídos.

Atividade 2: Jogo da identificação de gêneros
Nesta atividade, o professor preparará cartões que terão trechos de diferentes gêneros textuais, e os alunos deverão agrupá-los de acordo com o gênero correspondente. Essa atividade possibilita a prática de análise e identificação dos gêneros textuais de maneira lúdica e colaborativa.

Essas atividades permitirão que os alunos apliquem o conhecimento teórico em sua produção, conhecendo a estrutura necessária para cada gênero e reconhecendo as suas características.

4. Retorno
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>

4.1. Verificação do aprendizado
Estimativa de tempo: <5 - 10 minutos>

Após as atividades, o professor deve solicitar que os grupos compartilhem suas produções textuais e façam breves apresentações, destacando as características do gênero escolhido e suas escolhas no processo de criação.

O professor pode questionar: “Como vocês identificaram as características do seu gênero?” ou “Qual foi o maior desafio na criação do texto?”. Essa discussão visa conectar as produções práticas ao conhecimento teórico.

4.2. Feedback dos alunos
Estimativa de tempo: <5 - 10 minutos>

O professor deve pedir feedback dos alunos em relação ao que aprenderam e como se sentiram durante as atividades. Para isso, podem ser feitas perguntas como:

– Qual gênero você achou mais interessante e por quê?
– O que você aprendeu sobre a criação de textos?

Essas reflexões ajudarão o professor a entender a eficácia da aula e identificar pontos que podem ser trabalhados nas próximas aulas.

5. Tarefa de casa
Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor pode sugerir que os alunos escolham um gênero textuais e produzam um texto em casa, além de trazer um exemplo de um outro gênero que encontrarem em seu cotidiano (como um post em redes sociais, uma letra de música ou um trecho de livro). Essa tarefa visa reforçar o aprendizado e estimular a prática da leitura e escrita em ambientes diversos.

6. Conclusão
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>

Para concluir a aula, o professor deve reiterar os principais pontos aprendidos sobre gêneros textuais e suas características, enfatizando a relevância de conhecer diferentes gêneros para a produção e compreensão textual.

Deve-se destacar que a prática de escrever em múltiplos gêneros é essencial para a formação de um comunicador crítico e habilidoso. O professor poderá também sugerir leituras de textos variados, recomendando a exploração de antologias, blogs e revistas que estimulam a diversidade textual.

Por fim, o professor deve ressaltar a importância de compreender os gêneros textuais como instrumentos de comunicação e expressão em diferentes contextos da vida do aluno, encorajando-os a praticar e aprimorar sua escrita e leitura em seu dia a dia.

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