1. Objetivos
Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>
1.1. Objetivos principais:
- Introduzir o vocabulário básico em inglês, incluindo cores, números e animais.
- Desenvolver habilidades de escuta e fala, encorajando os alunos a praticar a pronúncia correta.
- Estimular o interesse e a curiosidade dos alunos pela língua inglesa, proporcionando uma experiência positiva de aprendizagem.
1.2. Objetivos secundários:
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos através de atividades em grupo.
- Estimular a criatividade dos alunos, oferecendo oportunidades para que eles expressem o que aprenderam de forma lúdica.
- Fortalecer a memorização do vocabulário por meio de jogos e canções.
- Integrar o ensino do inglês ao cotidiano da educação infantil, mostrando a relevância do aprendizado de uma segunda língua desde cedo.
2. Introdução
Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>
Para começar a aula, o professor deve abrir uma conversa sobre as cores e perguntar aos alunos quais são suas cores favoritas. Ao fazer isso, é importante introduzir as palavras em inglês, como “red”, “blue” e “green”.
Após essa interação, o professor pode apresentar imagens de diversos animais e incentivar os alunos a nomeá-los, primeiro em português e depois em inglês, utilizando palavras como “dog”, “cat” e “elephant”.
O professor deve também destacar a importância do inglês no mundo atual e como o aprendizado pode ser divertido e útil. Para tornar a introdução mais atraente, histórias curtas ou canções populares em inglês podem ser compartilhadas.
3. Desenvolvimento
Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>
3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores
Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>
O professor pode começar revisando o que aprenderam anteriormente sobre as cores, utilizando um quadro colorido ou objetos que representem as cores em inglês. Pode-se realizar um jogo rápido de identificação de cores onde os alunos digam o nome da cor em inglês ao apontar para ela.
3.2. Apresentação da teoria
Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>
O professor deve explicar o vocabulário que será focado na aula, como cores, números e animais, utilizando cartões ilustrados. Explanações visuais ajudam a fixar as palavras, e o professor pode reforçar a pronúncia correta em um ambiente acolhedor e divertido.
3.3. Atividades práticas
Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>
Atividade 1: Jogo de Cores
Para esta atividade, os alunos devem se agrupar em pequenas equipes. O professor irá mostrar cartões de diferentes cores, e as equipes devem gritar a cor em inglês quando virem. O grupo que acertar mais ganha pequenos prêmios como adesivos.
Atividade 2: Animais em Movimento
Nesta atividade, o professor deve dividir os alunos em duplas e dar a eles cartões com imagens de animais. Os alunos devem imitar o animal e dizer seu nome em inglês. Essa atividade estimula a expressão corporal e a memorização do vocabulário.
4. Retorno
Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>
4.1. Verificação do aprendizado
Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>
Após as atividades, o professor deve pedir que os alunos compartilhem o que aprenderam. Ele pode fazer perguntas simples, como “Qual é o seu animal favorito em inglês?” ou “Qual cor você mais gosta?”
4.2. Feedback dos alunos
Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>
O professor pode solicitar que, em um papel, os alunos escrevam (ou desenhem) a sua palavra em inglês favorita aprendida na aula. Isso permitirá uma avaliação informal do que foi absorvido.
5. Tarefa de casa
Estimativa de tempo: <5 minutos>
O professor deverá sugerir que os alunos desenhem um objeto de cada uma das categorias discutidas (uma cor, um número e um animal) e o nome em inglês. Isso reforça a conexão entre visual e linguagem, além de criar um registro do aprendizado.
6. Conclusão
Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>
Para finalizar a aula, o professor deve recapitular os conceitos abordados, ressaltando a importância do vocabulário aprendido. Ele pode cantar uma música em inglês que inclua palavras que aprenderam, como “The Wheels on the Bus”, promovendo a participação dos alunos.
O professor pode ainda sugerir que escutem músicas infantis em inglês em casa, permitindo assim que os alunos continuem a se familiarizar com a língua. A mensagem final deve enfatizar que aprender inglês é uma aventura divertida e que cada um tem potencial para se tornar fluente com prática e entusiasmo.