Plano de aula: português – 2º ano fundamental

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

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  1. Objetivos

    Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Objetivos principais:

Fomentar o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita nos alunos, estimulando a compreensão e a análise de diferentes tipos de textos.

Incentivar a expressão oral e a argumentação, permitindo que os alunos se sintam mais confortáveis ao compartilhar suas opiniões e experiências com os colegas.

Desenvolver a capacidade dos alunos de identificar e discutir os principais elementos de um texto, como personagens, enredo e mensagem.

1.2. Objetivos secundários:

Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos, incentivando a troca de ideias e a construção conjunta do conhecimento.

Estimular a criatividade dos alunos na produção de textos, permitindo que explorem diferentes gêneros textuais e estilos de escrita.

Aprofundar o entendimento da gramática e ortografia de forma contextualizada, aplicando as regras em suas produções textuais.

Realçar a importância da leitura como um meio de adquirir conhecimento e enriquecer o vocabulário.

Motivar os alunos a refletirem sobre os valores e as lições presentes nos textos, promovendo a formação de cidadãos críticos e conscientes.

  1. Introdução

    Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor pode perguntar aos alunos o que eles entenderam sobre a leitura de um texto que foi lido na aula anterior, contextualizando o tema atual sobre a narrativa e suas características. O objetivo é garantir que todos os alunos estejam familiarizados com os conceitos básicos sobre narrativa.

Em seguida, o professor pode apresentar um breve resumo das histórias que serão analisadas durante a aula, introduzindo personagens e conflitos, e fazer uma pergunta instigante, como: "Qual a importância de um personagem bem construído para uma boa história?".

O professor deve enfatizar como a narrativa é uma parte importante da nossa cultura e do nosso cotidiano, ilustrando com exemplos de contos conhecidos ou até mesmo de obras literárias que os aluno conhecem. Para despertar o interesse, o professor pode contar uma história breve, utilizando expressões e entonações que atraiam a atenção dos alunos.

  1. Desenvolvimento

    Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor inicia fazendo uma revisão dos conceitos abordados em aulas anteriores sobre o que é uma narrativa, discutindo elementos como início, meio, fim, personagens e enredo. A revisão pode ser feita através de uma roda de conversa onde os alunos compartilham suas experiências com histórias que já leram ou ouviram.

3.2. Apresentação da teoria

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor apresenta os principais elementos de uma narrativa: trama, personagens, cenário e moral da história. Ele pode trazer exemplos de contos clássicos, como "Chapeuzinho Vermelho", e discutir cada um dos elementos da narrativa que ali estão presentes. O professor deve incentivar a participação dos alunos, perguntando sobre suas opiniões e experiências pessoais em relação às histórias discutidas. Além disso, é crucial fazer conexões com suas próprias vidas, convidando-os a pensar sobre a mensagem que os textos transmitem.

3.3. Atividades práticas

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Criando um personagem

Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um personagem para uma história, levando em consideração suas características físicas, psicológicas e o papel que este personagem terá na narrativa. Para isso, eles receberão uma folha de papel e canetas coloridas para ilustrar seu personagem.

Atividade 2: Escrevendo uma pequena narrativa

Após a criação do personagem, cada grupo deve escrever uma pequena narrativa que inclua seu personagem, utilizando as técnicas de escrita discutidas. Os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas histórias com a turma, promovendo a expressão oral e incentivando o feedback construtivo entre os colegas.

Essas atividades têm como objetivo aplicar os conceitos teóricos de forma prática, desenvolver a criatividade e o pensamento crítico dos alunos, além de fortalecer o trabalho coletivo.

  1. Retorno

    Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor deve revisar o que foi aprendido, pedindo aos alunos para comentarem brevemente sobre o processo de criação de seus personagens e narrativas. Perguntas como: "O que mais gostou na sua narrativa?" ou "O que você aprendeu sobre a construção de personagens?" podem ajudar a conectar as atividades práticas com a teoria apresentada.

4.2. Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Em seguida, o professor pode solicitar que os alunos escrevam uma ou duas frases sobre o que aprenderam e o que gostariam de explorar mais sobre narrativas. Esse feedback permitirá avaliar a eficácia da aula e identificar os tópicos que precisam de mais atenção nas próximas aulas.

  1. Tarefa de casa

    Estimativa de tempo: <5 minutos>

Para a tarefa de casa, o professor pode sugerir que os alunos escolham um livro e escrevam um pequeno resumo da narrativa, ressaltando os principais personagens e a mensagem da história. O objetivo da tarefa é reforçar a prática da leitura e escrita em casa.

  1. Conclusão

    Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para concluir a aula, o professor deve resumir os principais pontos discutidos sobre a narrativa e a importância de seus elementos. Ele deve destacar como a leitura e a escrita são fundamentais para o aprendizado e como esses tópicos estão interligados com seu cotidiano.

O professor pode incentivar os alunos a continuar explorando novas histórias e personagens, e sugerir uma lista de livros indicados que podem ser lidos em casa. Isso pode incluir histórias clássicas e contemporâneas que estimulem a curiosidade e o interesse pela leitura.

Por fim, o professor deve reforçar a importância de contar histórias como forma de comunicação e compartilhamento de experiências, enfatizando que todos têm a capacidade de criar narrativas únicas que refletem suas realidades e imaginários. Ele deve lembrar aos alunos que, assim como os personagens que criaram, eles também têm uma história incrível para contar.

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