Plano de aula: artes – 6º ano

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

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  1. Objetivos

    Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Objetivos principais:

Proporcionar uma compreensão sobre a importância da arte como meio de expressão pessoal e social no contexto contemporâneo.

Desenvolver a capacidade dos alunos de analisar e interpretar obras de arte, promovendo uma apreciação mais profunda das diferentes formas artísticas.

Estimular a criatividade e a autoexpressão dos alunos por meio da prática artística, incentivando-os a explorar seus próprios estilos e técnicas.

1.2. Objetivos secundários:

Fomentar a discussão sobre a relação entre arte, cultura e identidade, promovendo o respeito e a valorização das diversidades culturais.

Incentivar a pesquisa sobre diferentes artistas e movimentos artísticos, desenvolvendo habilidades de estudo e apresentação.

Promover a integração entre teoria e prática, permitindo que os alunos experimentem e analisem conceitos artísticos em suas produções.

Encorajar os alunos a refletirem sobre o papel da arte na sociedade atual, compreendendo suas funções de crítica, transformação e comunicação.

  1. Introdução

    Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor deve iniciar a aula convidando os alunos a compartilharem suas experiências com a arte, como exposições visitadas, artistas favoritos ou obras que os impactaram. Esse momento é importante para criar uma conexão personal e relevância afetiva com o tema.

O professor pode, em seguida, apresentar questões como: "De que maneira a arte pode expressar ideias e sentimentos?" e "Qual é o papel da arte na sociedade?". Isso estimulará a curiosidade dos alunos e promoverá uma discussão inicial.

Para contextualizar a aula, o professor pode destacar a diversidade da produção artística atual, citando artistas contemporâneos e suas obras, além de relacionar como a arte reflete os desafios e as transformações sociais do nosso tempo.

Por fim, o professor pode apresentar imagens de obras de diferentes artistas para despertar o interesse, como grafites de Banksy ou instalações de Yayoi Kusama, proporcionando uma visão ampla das manifestações artísticas contemporâneas.

  1. Desenvolvimento

    Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor deve iniciar a parte prática da aula revisando conceitos importantes discutidos em aulas anteriores, como estilos artísticos, técnicas de pintura, escultura e arte digital. Essa revisão pode ser feita de forma colaborativa, onde os alunos são convidados a relembrar e discutir os conteúdos abordados anteriormente.

3.2. Apresentação da teoria

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor deve apresentar a teoria relacionada à arte contemporânea, explicando como ela se diferencia de outras épocas em relação às suas temáticas, técnicas e contextos sociais. Os alunos devem ser introduzidos a movimentos como a arte conceitual, a arte urbana e a arte digital, discutindo como esses movimentos refletem as questões atuais da sociedade.

Durante a apresentação, o professor deve incentivar a participação ativa dos alunos, fazendo perguntas abertas e estimulando a troca de ideias. A relação entre arte e tecnologia também pode ser explorada, mostrando como as novas mídias influenciam a produção artística contemporânea.

3.3. Atividades práticas

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Criação de uma obra de arte coletiva

Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e deverão criar uma obra coletiva que represente um tema relevante para a sociedade atual, como igualdade, meio ambiente ou diversidade. Os alunos podem utilizar diferentes materiais, como tintas, papéis reciclados e objetos diversos. Essa atividade permitirá a exploração de técnicas variadas e a colaboração entre os alunos.

Atividade 2: Apresentação de pesquisa sobre artistas contemporâneos

Cada aluno deve escolher um artista contemporâneo que o inspire, pesquisar sobre sua biografia, principais obras e o contexto social de sua produção. Em seguida, os alunos deverão apresentar suas descobertas para o restante da turma, promovendo a valorização do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades de apresentação.

Essas atividades práticas possibilitam o desenvolvimento de habilidades criativas e colaborativas, além de conectar diretamente o conhecimento teórico à produção artística.

  1. Retorno

    Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor deve realizar uma revisão em grupo sobre as produções artísticas realizadas e as apresentações feitas. Para isso, pode perguntar: "O que mais surpreendeu vocês nas obras dos colegas?" ou "Como a arte pode influenciar a percepção social de um tema?". Isso ajuda a conectar as aprendizagens com a prática.

4.2. Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

O professor também deve solicitar feedback dos alunos sobre a aula. Os alunos podem ser incentivados a escrever brevemente o que aprenderam e como se sentiram durante as atividades, permitindo que o professor avalie a participação e faça ajustes para futuras aulas.

  1. Tarefa de casa

    Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor deve sugerir que os alunos selecionem uma obra de arte, escrevam uma análise sobre como ela reflete temas contemporâneos e preparem uma apresentação sobre isso para a próxima aula. Essa tarefa estimulará o pensamento crítico e a pesquisa independente.

  1. Conclusão

    Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para concluir a aula, o professor deve recapitular os principais conceitos discutidos, reforçando a importância da arte como meio de expressão e crítica social. O professor deve enfatizar como a arte contemporânea nos ajuda a refletir sobre questões atuais e nos envolve em diálogos sobre a sociedade.

Ele deve também apontar a importância de cada aluno como agente criador e transformador por meio da arte, conclamando-os a reconhecer sua voz e a importância das manifestações artísticas.

Por fim, o professor pode sugerir a leitura de materiais complementares, como livros sobre arte contemporânea ou sites que oferecem tours virtuais em museus de arte ao redor do mundo, para que os alunos possam se aprofundar no tema. Isso não só amplia o conhecimento deles, mas também os incentiva a se manter engajados com a arte fora da sala de aula.

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