Plano de aula: sistema solar – educação infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

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Plano de aula: Sistema Solar

1. Objetivos

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Objetivos principais:

  • Proporcionar uma compreensão básica sobre o Sistema Solar, incluindo os planetas que o compõem e suas características principais.
  • Desenvolver a curiosidade científica nas crianças, estimulando o interesse pela astronomia e exploração espacial.
  • Promover o desenvolvimento de habilidades de observação e descrição, permitindo que as crianças se expressem sobre os astros de forma criativa e informativa.

1.2. Objetivos secundários:

  • Incentivar o trabalho em grupo, utilizando atividades colaborativas para a construção do conhecimento.
  • Utilizar a arte como meio de expressão, permitindo que os alunos representem o que aprenderam sobre o Sistema Solar de forma criativa.
  • Fomentar a utilização de recursos digitais, como vídeos e imagens, para enriquecer a aprendizagem e despertar o interesse das crianças.
  • Relacionar o conteúdo do Sistema Solar com a cultura popular, como filmes e livros, para tornar a aprendizagem mais lúdica e significativa.

2. Introdução

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor pode mostrar imagens do Sistema Solar e perguntar aos alunos se eles reconhecem os planetas. Essa estratégia ajuda a ativar o conhecimento prévio e envolvê-los no tema.

Em seguida, o professor pode contar uma breve história sobre a exploração do espaço, mencionando missões espaciais famosas, como a chegada do homem à Lua, despertando a curiosidade das crianças.

Por fim, o professor pode apresentar um vídeo curto sobre os planetas do Sistema Solar, destacando curiosidades, como o tamanho e a composição de cada um, estimulando o interesse dos alunos na sequência da aula.

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor deve revisar brevemente os conceitos discutidos em aulas anteriores sobre o espaço e a Terra, incluindo a rotação e a translação. Isso pode ser feito através de uma roda de conversa.

3.2. Apresentação da teoria

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor pode apresentar informações sobre os planetas do Sistema Solar, utilizando um cartaz ou projeção. Explicar que existem planetas terrestres e gasosos, e mencionar suas principais características, como tamanho, distância do sol e atmosfera. Durante essa apresentação, o professor pode fazer perguntas interativas, incentivando a participação dos alunos.

3.3. Atividades práticas

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Criando um modelo do Sistema Solar

Os alunos serão divididos em grupos e receberão materiais como papel, tinta, tesoura e bolas de diferentes tamanhos para criar um modelo do Sistema Solar. Cada grupo ficará responsável por algumas partes do modelo, representando diferentes planetas e suas características. A atividade estimula a colaboração e a criatividade.

Atividade 2: Jogo interativo de planetas

O professor pode criar um jogo de perguntas e respostas sobre as características dos planetas. As crianças devem se mover por um espaço delimitado, respondendo a perguntas relacionadas ao tema, como “Qual é o planeta mais próximo do sol?” ou “Qual planeta tem anéis?”. Essa dinâmica torna a aprendizagem divertida e interativa.

4. Retorno

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor deve convidar os grupos a apresentarem seus modelos do Sistema Solar e compartilharem o que aprenderam sobre os planetas. O professor pode fazer perguntas como: “O que você mais gostou de aprender sobre o planeta que estudou?” e “Quais curiosidades você gostaria de compartilhar com a turma?”.

4.2. Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

O professor pode solicitar que as crianças desenhem um planeta e, em uma palavra, escrevam o que mais aprenderam sobre ele. Esse exercício permitirá ao professor avaliar o envolvimento e a compreensão dos alunos sobre o tema.

5. Tarefa de casa

Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor pode sugerir aos alunos que pesquisem em casa sobre um planeta que não foi abordado em aula e tragam para a próxima aula uma curiosidade que descobriram. Essa tarefa incentivará a busca pelo conhecimento e a ampliação da aprendizagem.

6. Conclusão

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para concluir, o professor deve fazer um resumo dos principais pontos discutidos na aula, reforçando a importância do Sistema Solar e as características dos planetas. É essencial destacar a diversidade do nosso Sistema Solar e como cada um dos planetas possui características únicas.

O professor também pode sugerir que os alunos assistam a um documentário infantil sobre o espaço ou leiam livros sobre astronomia, preparando-os para a exploração de novas informações sobre o universo.

Por fim, o professor deve reforçar que aprender sobre o Sistema Solar é uma maneira de entender melhor o nosso lugar no universo, promovendo a curiosidade e o desejo de explorar o desconhecido, alinhado aos princípios da BNCC, que busca desenvolver habilidades de raciocínio crítico, investigação e apreciação do conhecimento.

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