Plano de aula: geografia – 1º ano

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

Plano de aula – Geografia: Conhecendo o Lugar onde Vivo

1. Objetivos

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Objetivos principais:

  • Desenvolver nos alunos o senso de pertencimento ao local onde vivem, enfatizando a importância da geografia em suas vidas cotidianas.
  • Conscientizar sobre a diversidade cultural e natural do entorno, promovendo respeito e valorização do patrimônio local.
  • Estimular a curiosidade e a exploração do ambiente, levando em consideração a história, as características e os recursos naturais da região.

1.2. Objetivos secundários:

  • Promover a escuta ativa e o diálogo entre os alunos, valorizando as experiências e conhecimentos pré-existentes.
  • Incentivar a pesquisa e a observação, habilidades essenciais no estudo da geografia.
  • Fomentar a capacidade de compartilhar informações de forma clara, permitindo que os alunos expressem o que aprenderam sobre seu local.

2. Introdução

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor inicia a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre o lugar onde vivem. A discussão pode incluir tópicos como características do bairro, pontos turísticos, parques e áreas de lazer. É importante incentivar a participação de todos, permitindo que compartilhem experiências e conhecimentos.

Após a troca inicial, o professor pode apresentar um mapa simples da região e identificar locais de interesse, promovendo a exploração através da visualização. Para engajar ainda mais os alunos, é interessante contar uma breve história ou curiosidade relacionada a um lugar específico, como a origem de um nome de rua ou um fato histórico que aconteceu na região.

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Revisão de conceitos geográficos como: lugar, espaço, ambiente e a importância da geografia. Isso pode ser feito através de um breve jogo de perguntas e respostas, onde os alunos devem identificar elementos do seu entorno.

3.2. Apresentação da teoria

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor introduz a teoria sobre a geografia local, explicando a importância de conhecer a área onde vivemos e como isso afeta nossa vida diária. São abordados temas como: características do relevo, clima, vegetação e a diversidade cultural. É fundamental criar conexões entre os conceitos apresentados e a realidade dos alunos.

3.3. Atividades práticas

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Mapa da Minha Região

Cada aluno receberá uma folha em branco para desenhar um mapa da sua região, incluindo locais importantes como casa, escola e parques. Este exercício promove a compreensão espacial e a conexão emocional com o lugar onde vivem.

Atividade 2: Pesquisando Histórias Locais

Os alunos são divididos em grupos e devem entrevistar familiares ou vizinhos para coletar informações sobre histórias ou eventos marcantes ocorridos em seu bairro. Ao final, cada grupo apresentará suas descobertas para a turma.

4. Retorno

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor deve discutir com os alunos o que aprenderam. Perguntas como “Qual foi a parte mais interessante do seu mapa?” ou “O que você aprendeu na entrevista?” podem auxiliar na reflexão sobre os conteúdos explorados.

4.2. Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Os alunos poderão escrever em um papel o que mais gostaram na aula e se têm dúvidas. Isso fornece ao professor um panorama sobre a aula e os interesses dos alunos.

5. Tarefa de casa

Estimativa de tempo: <5 minutos>

Como tarefa, os alunos podem ser incentivados a fazer uma caminhada pelo bairro e observar ao redor, listar cinco coisas que gostariam de preservar e três que acham que deveriam mudar. Essa atividade promoverá a observação crítica e o vínculo com o espaço.

6. Conclusão

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor faz um resumo dos principais pontos abordados, enfatizando a importância da geografia no nosso cotidiano e como conhecer nosso lugar nos ajuda a nos tornarmos cidadãos mais conscientes. É relevante destacar a diversidade cultural e natural que existe em nosso entorno e como isso nos enriquece.

O professor pode sugerir livros e recursos sobre geografia local, convidando os alunos a explorarem mais sobre os temas discutidos. Ao final, menciona a importância de cuidar do lugar onde vivemos, reforçando que pequenas ações podem fazer a diferença no nosso ambiente.

Avalie esse post

Deixe um comentário