Plano de aula: EJA – matemática

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

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Plano de aula: Matemática na EJA

1. Objetivos

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Objetivos principais:

  • Desenvolver habilidades básicas de cálculo, enfatizando a importância da matemática no cotidiano.
  • Promover a compreensão de operações básicas como adição, subtração, multiplicação e divisão, com aplicações práticas.
  • Estimular a confiança dos alunos na resolução de problemas matemáticos, através de exercícios contextualizados.

1.2. Objetivos secundários:

  • Fomentar habilidades de raciocínio lógico e analítico nos alunos.
  • Incentivar a interação e troca de experiência entre os alunos através do trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de formular e resolver problemas matemáticos que os alunos possam encontrar em suas vidas diárias.
  • Conectar os conhecimentos matemáticos com outras áreas de estudo e a realidade social dos alunos.

2. Introdução

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor inicia a aula relembrando o que foi discutido na aula anterior, focando na importância da matemática. Ele deve fazer perguntas abertas para reengajar os alunos, como “Por que a matemática é importante no nosso dia a dia?”.

Em seguida, o professor apresenta um problema simples da vida real, como calcular o troco de uma compra no mercado. Isso ajuda a contextualizar a matemática.

Para despertar o interesse, o professor pode compartilhar um fato curioso sobre a matemática, como a relação entre matemáticos e artistas, mostrando como o cálculo é utilizado na arquitetura e na música.

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor revisa conceitos básicos de matemática, como as operações fundamentais, através de um quiz interativo, onde os alunos podem responder questões simples em pequenos grupos.

3.2. Apresentação da teoria

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor apresenta a teoria sobre operações básicas e também contextualiza as porcentagens, frações e suas aplicabilidades. Ele explicará como calcular descontos em compras, por exemplo.

Durante a explicação, o professor deve encorajar perguntas e discussões, conectando a teoria com exemplos do cotidiano dos alunos.

3.3. Atividades práticas

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Simulação de compras

Nesta atividade, os alunos vão criar uma lista de compras e irão calcular o total, incluindo adicionar descontos e encontrar o troco.

Atividade 2: Resolução de problemas em grupo

Os alunos se dividem em grupos e recebem situações-problema que envolvam as quatro operações. Cada grupo deve apresentar uma solução e discutir o raciocínio utilizado.

Essas atividades ajudam os alunos a aplicar os conceitos matemáticos de forma prática e colaborativa, promovendo o aprendizado ativo.

4. Retorno

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor faz perguntas para que os alunos compartilhem o que aprenderam. Perguntas como: “Como calcular o desconto que você obteve na compra de um produto?” ajudam a fixar o conhecimento.

4.2. Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

O professor solicita que os alunos escrevam um ou dois pontos que consideram importantes sobre o que aprenderam e se há algo que ainda não entenderam.

Esse momento de feedback é fundamental para saber o nível de compreensão dos alunos e identificar dificuldades.

5. Tarefa de casa

Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor sugere exercícios sobre operações matemáticas e problemas práticos, como calcular a média de despesas mensais, para que os alunos pratiquem em casa.

6. Conclusão

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para finalizar, o professor faz um resumo dos conceitos abordados, reforçando a aplicabilidade da matemática no cotidiano. Ele destaca a importância do que foi aprendido e como os alunos podem utilizar isso no dia a dia.

O professor pode indicar materiais de estudo adicionais, como aplicativos de matemática ou livros que ajudam a reforçar a prática matemática.

Ao encerrar, ele enfatiza que a matemática é uma ferramenta poderosa que pode ajudar em diversas situações da vida pessoal e profissional dos alunos. Sublinhar que cada um tem a capacidade de aprender e aproveitar os conceitos matemáticos para a construção de um futuro melhor é essencial.

Esse plano de aula está em conformidade com as competências gerais da BNCC, especialmente em relação ao desenvolvimento da numeracia e à conexão da matemática com o cotidiano dos alunos.

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