Plano de aula: festa junina – 3º ano

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

1. Objetivos

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Objetivos principais:

  • Proporcionar aos alunos uma compreensão da importância das festas juninas na cultura brasileira, valorizando tradições, costumes e comidas típicas.
  • Desenvolver a capacidade de trabalho em equipe e colaboração por meio da organização de uma apresentação ou atividade relacionada à festa.
  • Fomentar o respeito pelas tradições culturais e o entendimento da divisão regional das festas juninas no Brasil.

1.2. Objetivos secundários:

  • Incentivar a criatividade na elaboração de danças, decorações e comidas típicas que serão apresentadas na festa.
  • Promover a interdisciplinaridade, ligando a festa junina a conteúdos de matemática (ex.: medições para receitas), arte e história.
  • Desenvolver habilidades de comunicação através de apresentações orais sobre as origens e tradições da festa.
  • Estimulando a pesquisa sobre a importância do São João em diferentes estados brasileiros, promovendo o respeito pela diversidade cultural.

2. Introdução

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor pode apresentar a festa junina, mencionando suas origens e a tradição de celebrar os santos juninos, como Santo Antônio, São João e São Pedro. O professor pode utilizar imagens e vídeos de celebrações para gerar interesse e curiosidade nos alunos.

O professor pode fazer perguntas para os alunos, como: “Quais comidas típicas você já experimentou?”, “Qual a sua dança preferida?” e “O que você sabe sobre as tradições da festa junina?”. A ideia é ativar os conhecimentos prévios dos alunos.

Em seguida, é importante discutir a relevância da festa junina para a cultura popular brasileira, conectando-a com as tradições das diferentes regiões do país e mostrando como a festa promove a união e a confraternização.

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor pode começar revisando comentários e experiências dos alunos em festas juninas passadas e perguntar sobre as tradições que conhecem. Essa interação ajudará a refrescar os conhecimentos e trazer diferentes perspectivas sobre o assunto.

3.2. Apresentação da teoria

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor deve apresentar as características principais da festa junina, abordando danças típicas (como quadrilha), vestimentas, comidas (como canjica, milho verde, pipoca) e a importância dos elementos culturais, como fogueiras e bandeirinhas. É fundamental que se faça conexões com a BNCC, especialmente na área de Ensino de Arte e História.

É importante que os alunos sejam incentivados a participar, dar opiniões e sugerir outras tradições que conhecem, estimular a pesquisa coletiva e o diálogo.

3.3. Atividades práticas

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Criação de uma quadrilha

Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo deverá ensaiar uma dança de quadrilha. Os alunos poderão trazer roupas típicas para a apresentação, o que tornará a atividade mais divertida e prática.

Atividade 2: Preparação de comidas típicas

Os alunos poderão participar da elaboração de uma receita simples, como pipoca doce ou pé de moleque, trazendo os ingredientes de casa. Essa atividade estimulará o trabalho em equipe e a prática de habilidades culinárias.

4. Retorno

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor deve verificar o que os alunos aprenderam, permitindo que compartilhem experiências e conhecimentos adquiridos ao longo da aula. O professor pode fazer perguntas como: “O que você aprendeu sobre as tradições da festa junina?” ou “Como você se sentiu ao ensaiar a quadrilha?”

4.2. Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

O professor deve pedir que os alunos escrevam em um papel suas opiniões sobre a aula e o que mais gostaram, além de quaisquer dúvidas que ainda tenham sobre o tema.

5. Tarefa de casa

Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor deve sugerir aos alunos que pesquisem sobre uma tradição específica da festa junina em diferentes estados do Brasil. Os alunos devem trazer essa pesquisa para a próxima aula, permitindo uma troca cultural significativa.

6. Conclusão

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para concluir a aula, o professor deve fazer um breve resumo dos pontos principais discutidos durante a aula, reforçando a rica diversidade da cultura brasileira e a importância dos costumes da festa junina. A importância de preservar essas tradições e como cada aluno pode contribuir para isso deve ser enfatizada.

Além disso, o professor pode sugerir referências culturais, como músicas e filmes que abordam as festas juninas, para que os alunos possam explorar mais sobre o tema em casa. Por fim, o professor deve lembrar aos alunos que as festas juninas são momentos de celebração, união e apreciação da cultura, e todos têm um papel importante nesse contexto.

Avalie esse post

Deixe um comentário

Pedir material no Grupo