Plano de aula: 1º ano – BNCC

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

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1. Objetivos

Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>

1.1. Objetivos principais:

  • Desenvolver a compreensão dos alunos sobre os conceitos de adição e subtração.
  • Proporcionar aos alunos a habilidade de resolver problemas matemáticos simples utilizando operações de adição e subtração.
  • Estimular a curiosidade e o interesse pela matemática, mostrando sua aplicação na vida cotidiana.

1.2. Objetivos secundários:

  • Incentivar o trabalho em equipe entre os alunos por meio de atividades em grupo.
  • Fomentar a criatividade dos alunos ao criar suas próprias histórias envolvendo adição e subtração.
  • Desenvolver a comunicação oral, permitindo que os alunos expressem suas ideias e processos de resolução de problemas.
  • Reforçar o aprendizado por meio de jogos que integrem matemática e diversão.

2. Introdução

Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>

O professor deve iniciar a aula relembrando os alunos sobre os números e suas classificações, como naturais e inteiros, discutidos em aulas anteriores. É importante que todos estejam com as mesmas informações.

Para contextualizar, o professor pode apresentar situações cotidianas, como “Se eu tenho 3 maçãs e ganho mais 2, quantas eu tenho agora?” e “Se eu como 1 maçã, quantas restam?”. Esta abordagem ajudará a entender como a adição e subtração fazem parte do seu dia a dia.

As curiosidades, como “Quantas maçãs você comeria para ficar satisfeito?” ou “Se você tivesse 10 balas e desse 4 para um amigo, quantas ficariam com você?”, podem ser ótimos gatilhos para despertar o interesse.

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: <50 - 60 minutos>

3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>

O professor pode iniciar com um breve jogo de números, onde os alunos devem identificar quais números são maiores ou menores, e fazer simples adições e subtrações de forma oral.

3.2. Apresentação da teoria

Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>

O professor deve explicar a diferença entre adição e subtração utilizando um quadro ou cartazes. A adição será representada como juntar, enquanto a subtração pode ser vista como retirar. Usar objetos concretos, como blocos de montar, pode ajudar a visualizar os conceitos.

Durante a explicação, o professor pode fazer perguntas interativas, como “Se temos 5 blocos e adicionamos 3, quantos temos agora?”. Isso pode ajudar os alunos a se sentirem mais envolvidos.

3.3. Atividades práticas

Estimativa de tempo: <20 - 25 minutos>

Atividade 1: Jogo de Adição e Subtração

Os alunos serão divididos em grupos e usarão cartas numeradas. Em um tabuleiro imaginário (ou desenhado no chão), os alunos irão avançar casas conforme resolvem problemas de adição e subtração que o professor propor.

Atividade 2: Criando Histórias Matemáticas

Cada grupo receberá um tema para criar uma pequena história envolvendo adições e subtrações, utilizando objetos da sala de aula. Após a execução, eles contarão suas histórias para a turma.

4. Retorno

Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>

4.1. Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: <5 - 10 minutos>

O professor deve solicitar que um aluno de cada grupo explique como chegaram a suas respostas durante as atividades. Perguntas como “Qual foi a parte mais difícil de resolver?” podem ser fundamentais.

4.2. Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: <5 - 10 minutos>

Os alunos devem escrever em um papel o que mais gostaram na aula e o que ainda gostariam de aprender. Isso ajudará o professor a entender o que funcionou e a ajustar futuras aulas.

5. Tarefa de casa

Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor deve sugerir que os alunos criem suas próprias adições e subtrações utilizando objetos que têm em casa e desenhem suas histórias. Isso reforça o aprendizado e os envolve em um contexto familiar.

6. Conclusão

Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>

O professor deve fazer um resumo dos conceitos de adição e subtração abordados, destacando a importância dessas operações em nossas vidas diárias. Pode também mencionar que a prática leva à perfeição.

Para finalizar, o professor pode deixar uma mensagem de motivação sobre a matemática, enfatizando que é uma ferramenta poderosa que utilizamos em várias situações do cotidiano.

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