Plano de aula: língua portuguesa – Ensino Médio

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

1. Objetivos
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>

1.1. Objetivos principais:

– Proporcionar uma compreensão aprofundada dos elementos que compõem um texto literário, incluindo tema, enredo, personagens e narrador.
– Desenvolver habilidades de análise crítica nos alunos, permitindo que interpretem e critiquem diferentes obras literárias e suas significações.
– Fomentar discussões sobre a relevância da literatura na formação cultural e social dos indivíduos, ampliando o olhar dos alunos sobre a leitura como um instrumento transformador.

1.2. Objetivos secundários:

– Estimular o desenvolvimento da criatividade dos alunos por meio da escrita criativa, incentivando a produção de seus próprios contos ou poesias.
– Promover um espaço de troca de ideias entre os alunos, valorizando diferentes pontos de vista sobre obras literárias e suas interpretações.
– Desenvolver habilidades de argumentação e comunicação oral, capacitando os alunos para expressar e defender suas análises e pensamentos sobre os textos estudados.
– Conectar as obras literárias com temas contemporâneos, mostrando sua relevância em discussões atuais como identidade, diversidade e direitos humanos.
– Incentivar a leitura crítica e a análise de diferentes gêneros literários, ampliando o repertório cultural dos alunos.

2. Introdução
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor deve fazer uma breve revisão dos princípios da literatura abordados nas aulas anteriores, como gênero literário, estilo e contexto histórico. Dessa forma, os alunos edificarão uma sólida própria para a nova atividade.

Em seguida, o professor apresentará um trecho de uma obra literária clássica (por exemplo, “Dom Casmurro” de Machado de Assis). Ele deve fazer uma leitura em voz alta, coletando as primeiras impressões dos alunos sobre a narrativa, personagens e a atmosfera do texto.

O professor deverá enfatizar a importância de uma leitura atenta e crítica e questionar: “Qual é a mensagem que o autor deseja transmitir?” e “Como a técnica narrativa utilizada impacta a compreensão da obra?”.

Para aumentar o interesse, o professor pode compartilhar curiosidades sobre o autor e o contexto em que a obra foi escrita, destacando como esses fatores influenciam a interpretação do texto.

3. Desenvolvimento
Estimativa de tempo: <50 - 60 minutos>

3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>

O professor deve iniciar revisando os conceitos básicos de análise literária, abordando temas como figurativismo, simbolismo e características dos personagens. Essa revisão pode ser realizada através de uma dinâmica em grupo, onde os alunos discutem suas descobertas anteriores em duplas.

3.2. Apresentação da teoria
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>

Em seguida, o professor irá introduzir elementos teóricos sobre a análise literária. Isso irá incluir a definição dos principais elementos da narrativa, como enredo, tempo, espaço, personagens e narrador. O professor deve estimular a discussão sobre como esses elementos se relacionam entre si e afetam a leitura da obra.

Portanto, são importantes as conexões com textos contemporâneos, levando os alunos a perceberem como as estruturas narrativas são utilizadas em diferentes contextos.

3.3. Atividades práticas
Estimativa de tempo: <20 - 25 minutos>

Atividade 1: Análise em Grupo
Os alunos serão divididos em grupos e receberão um fragmento de um texto literário (crônicos, contos ou poesias) para análise. Eles devem identificar os elementos narrativos presentes e discutir suas interpretações em conjunto.

A partir da discussão em grupo, cada grupo irá compartilhar suas conclusões com a turma, fomentando uma rica troca de ideias e diversas interpretações do mesmo texto.

Atividade 2: Produção Criativa
Após a análise textual, os alunos serão desafiados a escrever um pequeno conto ou poema, utilizando os elementos discutidos em aula. Eles devem ser incentivados a experimentar diferentes técnicas narrativas e criar personagens que reflitam as questões abordadas.

Essas atividades permitem que os alunos conectem a teoria literária à prática da leitura e escrita, promovendo uma compreensão mais rica e diversificada do universo literário.

4. Retorno
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>

4.1. Verificação do aprendizado
Estimativa de tempo: <5 - 10 minutos>

Após as atividades, o professor deve revisar com os alunos o que foi aprendendo. Ele pode fazer perguntas como: “Quais elementos narrativos vocês identificaram em seus textos?” ou “O que mais chamou a atenção nas análises feitas pelo grupo?”. Essa abordagem ajuda a consolidar o aprendizado e a conectar prática com teoria.

4.2. Feedback dos alunos
Estimativa de tempo: <5 - 10 minutos>

O professor deve solicitar que os alunos escrevam um breve feedback, refletindo sobre a atividade. Perguntas como “Que elemento literário foi mais fácil de identificar?” ou “Alguma dúvida permanece sobre a análise?” serão úteis para o professor adequar futuras aulas.

5. Tarefa de casa
Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor deve sugerir a leitura de um conto ou poema para a próxima aula e solicitar aos alunos que escrevam uma análise breve dos elementos literários presentes. Esta tarefa irá reforçar o aprendizado e incentivar a autonomia na leitura e interpretação de textos.

6. Conclusão
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>

Para encerrar a aula, o professor deve resumir os principais pontos discutidos, reforçando a importância dos elementos narrativos e da análise crítica de textos literários. O professor pode também destacar como essas habilidades são essenciais não apenas na literatura, mas também na interpretação de diferentes tipos de textos na vida cotidiana.

O professor deve encorajar os alunos a continuarem explorando a literatura, sugerindo materiais adicionais, como coletâneas de contos ou obras de poetas contemporâneos.

Por último, deve-se relembrar os alunos de que a literatura vai além do entretenimento, servindo como um espelho da sociedade, oferecendo reflexões sobre o comportamento humano e a cultura. O professor pode concluir incentivando cada aluno a encontrar um lugar na vasta e enriquecedora jornada da leitura e escrita literária.

Avalie esse post

Deixe um comentário

Pedir material no Grupo