Plano de aula: 4º ano de acordo com a BNCC

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

Plano de aula de Estruturas Geológicas

1. Objetivos

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Objetivos principais:

  • Compreender os conceitos de estruturas geológicas e sua importância na formação da superfície terrestre.
  • Desenvolver habilidades de observação e análise geológica através da identificação de diferentes estruturas na natureza.
  • Conscientizar os alunos sobre os impactos das atividades humanas nas estruturas geológicas e na geologia da Terra.

1.2. Objetivos secundários:

  • Fomentar a curiosidade científica e a busca por respostas sobre a dinâmica da Terra.
  • Estimular o trabalho em grupo para promover a troca de ideias e conhecimentos.
  • Desenvolver habilidades de comunicação para que os alunos possam apresentar suas descobertas de maneira clara.
  • Relacionar a geologia a outras disciplinas, como Ciências e História, para mostrar sua interdisciplinaridade.
  • Incentivar os alunos a se engajar em atividades de preservação e conscientização ambiental.

2. Introdução

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor iniciará a aula relembrando os conceitos estudados anteriormente sobre a Terra, como camadas geológicas e processos naturais. O objetivo é garantir que os alunos tenham uma base sólida para o novo conteúdo.

Após isso, o professor pode apresentar perguntas provocativas: “Como a Terra se transforma ao longo do tempo?” e “Quais estruturas podemos observar na natureza e como elas se formam?” Essas perguntas servirão como ponto de partida para a reflexão.

Para contextualizar o tema, o professor poderá destacar a importância das estruturas geológicas para a formação de paisagens, recursos naturais e suas implicações para a vida humana. Exemplos reais, como montanhas, vales, rios e cavernas, podem ser apresentados.

Por fim, para despertar o interesse dos alunos, o professor pode contar uma história sobre a formação de uma montanha ou um terremoto famoso, compartilhando curiosidades que relacionem o tema à cultura local.

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor deve iniciar revisitando os conceitos de formações geológicas e processos naturais, utilizando um quiz interativo com perguntas sobre tectônica de placas e erosão. Isso promove a revisão e ativa a memória dos alunos.

3.2. Apresentação da teoria

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Nesta etapa, o professor apresentará teoricamente as principais estruturas geológicas, como montanhas, vales, falhas e cavernas. A ligação entre essas estruturas e os processos geológicos, como a erosão e a sedimentação, será enfatizada.

O professor incentivará a discussão e a participação efetiva dos alunos, fazendo perguntas e estimulando a troca de ideias. Serão utilizados exemplos práticos e imagens para facilitar a compreensão.

3.3. Atividades práticas

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Mapa Geológico

Os alunos serão divididos em grupos e receberão um mapa em branco. Eles deverão desenhar e identificar diferentes estruturas geológicas que conhecemos, como montanhas e vales, e suas formações associadas.

Esta atividade permite que os alunos visualizem e organizem o conhecimento geológico além de praticar a colaboração em grupo.

Atividade 2: Observação e Relato

Os alunos farão uma pequena caminhada pelas proximidades da escola, observando e coletando informações sobre possíveis estruturas geológicas na área, como pedras, buracos e vegetação. Em seguida, voltarão à sala para relatar suas descobertas.

4. Retorno

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após a realização das atividades práticas, o professor questionará os alunos sobre o que observaram e aprenderam, pedindo que compartilhem suas experiências e relatos da caminhada.

4.2. Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

O professor pedirá que os alunos escrevam em um papel as três coisas que mais aprenderam e se há algo que ainda querem saber sobre o tema. Essa estratégia vai ajudar a entender a eficácia da aula e as dúvidas que ainda precisam ser trabalhadas.

5. Tarefa de casa

Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor sugerirá uma atividade para que os alunos façam em casa: buscar informações sobre um tipo de estrutura geológica que existe na região onde moram, preparando uma breve apresentação para a próxima aula.

6. Conclusão

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Ao finalizar a aula, o professor fará um resumo dos principais conceitos abordados sobre estruturas geológicas, reforçando a importância do aprendizado para a compreensão do nosso planeta.

O professor também destacará como as atividades práticas ajudaram a conectar a teoria à realidade e a importância de se manter informado sobre as mudanças geológicas que afetam nosso ambiente.

Finalmente, recursos adicionais ou material de leitura complementar serão sugeridos para os alunos que desejam se aprofundar mais no tema. O professor lembra ainda sobre a relevância de conhecer a geologia local e seu impacto nas comunidades.

Para encerrar, o professor motivará os alunos a se tornarem observadores naturais e promover o cuidado com o meio ambiente, promovendo ações que preservem as estruturas geológicas de sua região.

Avalie esse post

Deixe um comentário

Pedir material no Grupo